Ilha de Páscoa (Rapa Nui) – Chile (Parte 2)

Dando continuidade com essa segunda postagem sobre Ilha de Páscoa, vamos às principais atrações da Ilha:

Ahu Akivi

Ahu significa plataforma, então sempre que você ver essa palavra você verá uma plataforma com Moai. No caso da Akivi o interessante é que ela é a única onde os Moai estão virados para o mar, provavelmente para o local onde os primeiros polinésios chegaram na ilha.

Ahu Nau Nau

Nessa plataforma com sete Moai mas apenas quatro inteiros, o destaque fica para as pedras sobre as cabeças deles que representas o penteado do povo Rapa Nui. É uma das plataformas onde se pode ter as mais variadas vistas, bem de perto ou de longe com a praia de Anakena atrás. A praia de Anakena é provavelmente a melhor praia da ilha fazendo a visita a esse Moai, que ficam um pouco afastados, obrigatória.

Ahu Takai

Esse local de livre acesso tem uma das plataformas de Moai mais acessíveis e é um dos melhores, senão o melhor, lugares na ilha para ver o sol se pôr. Na plataforma os Moai não estão tão bem conservados, mas algumas dezenas de metros ao lado é possível avistar um Moai impecável. 

Ahu Tongariki 

Essa é uma das plataformas mais visitas, primeiros por ser cenário de um nascer do sol impressionante e segundo por ter quinze Moai restaurados. Mesmo com o tempo nublado essa é uma das plataformas que mais impactam, provavelmente pelo tamanho. Acorde cedo já que também fica afastada do centro.

Ahu Vinapu

Essa plataforma de pedra pode até passar despercebida, mas muitas teorias ligas a perfeição que essas pedras foram colocadas, com a mesma dinâmica usada pelos Maias. Apesar de não ser um grande chamativo de turistas por não ter grandes Moai Ahu Vinapu é cheio de história e é recomendado uma visita guiada.

Rano Kau

Rano Kau é a maior paisagem que você vai ver na ilha, já que é literalmente a cratera do vulcão de mesmo nome. Circundando o vulcão você verá incríveis paisagens, porém quando o tempo não está bom ou mesmo com sol, o vento pode castigar e encurtar seu passeio.

Rano Raraku

Esse local é conhecido como oficina dos Moai, pois era de ontem as grandes pedras eram tiradas e esculpidas para serem levadas para todos os lugares na ilha. Esse local é imperdível pois não se encontra uma concentração de Moai na ilha como lá, alguns deitados outros com 10 metros, as trilhas possíveis de serem feitas varia coma s condições climáticas, quando chove muito algumas trilhas mais longas são fechadas, pois apesar de alguns guarda-parque na portaria os cuidados com os parques em Ilha de Páscoa não são dos melhores.

Museu Rapa Nui

O Museu, apesar de pequeno, faz um bom trabalho em explicar como viviam o povo Rapa Nui e todo o processo de fabricação dos Moai. Para você não pensar duas vezes, a entradas é gratuita.

Lembrando que o governo de Ilha de Páscoa costuma fechar pontos da ilha por períodos longos para recuperação ambiental, então sempre terá alguns pontos sem possibilidade para visita, no nosso caso foram os que não estão listados acima, como Vulcão Poike.

Ilha de Páscoa é aquele local que todo viajante que já deixou para trás destinos comuns deseja conhecer. O fato de ser isolado de tudo é sempre um atrativo a mais, porém é aí que se deve pensar bem quantos dias ficar, pois provavelmente você não vai visitar a ilha mais que uma vez na vida. Se realmente Easter Island for seu próximo destino não reserve grandes expectativas, assim seu passeio vai ser melhor aproveitado.

Verdades: 

            – Chove muito em Ilha de Páscoa, algo como 1300mm no ano. Nunca vá para os passeios sem uma jaqueta impermeável.

            – Não vá para ilha se tiver problemas como pânico e ansiedade, estar muito afastado de tudo pode ser um problema.

            – Tudo é muito caro, lembrando que todo o produto percorre um longo caminho até chegar lá.

            – As estradas não são boas e os carros para aluguel não são novos, acostume-se com isso.

            – Se for para ir na praia a opção é Anakena.

            – Se você ficar mais que três dias em Hanga Roa, provavelmente você vai ficar entediado.

Extras: 

            – O Festival Tapati costuma acontecer na primeira quinzena de fevereiro e é o maior festival da Ilha de Páscoa. Em duas semanas são realizados competições de dança, musica, esportes, entre outras, além de show diários. Os esportes são pitorescos para nós, porém para o povo Rapa Nui, é uma celebração da sua cultura.

            – Para acessar o primeiro post sobre Ilha de Páscoa, clique aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.