São Petersburgo é a segunda maior cidade da Rússia, fica no golfo da Finlândia banhada pelo mar báltico, no final do Rio Neva. São Petersburgo voltou ao seu nome original recentemente, em 1991 após a queda da União Soviética. Anteriormente em 1914 foi renomeada Petrograto e Leningrado em 1924. Hoje em dia é conhecida como Petersburgo ou até mais informalmente como Peter.
Saint Petersburg foi fundada em 1703 pelo czar Pedro, o Grande, sendo a capital do império russo por mais ou menos duzentos anos. A cidade é considerada a capital cultural da Rússia e a mais ocidentalizada do país, além de ser oficialmente a cidade mais setentrional do mundo com mais de um milhão de habitantes.
Petersburgo é chamada de a Veneza do Norte, já que é formada por dezenas de ilhas sendo conectadas por diversas pontes. Talvez você possa pensar que é uma Veneza em escala maior e bem mais fria e também com uma população bem mais fria que a italiana.
O clima da cidade não é o maior atrativo, pois São Petersburgo é considerada uma das cidades mais frias do mundo. Sendo que os ciclones do Mar Báltico ditam verões curtos, quentes e úmidos com invernos longos, frios e chuvosos. Apesar da temperatura média no mês mais quente (julho), ser 23° a temperatura média anual é de 5,8°C. O Rio Neva costuma ficar congelado de novembro até abril. Nessa época cerca de 118 dias são dias com nevascas.
A economia da cidade é dependente da indústria, com pontos fortes a indústria petrolífera, naval e de maquinaria industrial. O turismo acaba sendo importante pela história da cidade, mas ainda como na maioria das cidades russas é subexplorado, ainda mais se contar que o centro histórico de St Peter é um Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Para conhecer a cidade o ideal é ficar no mínimo 3 dias, porém com 2 já é possível conhecer os pontos mais importantes. Obviamente se tiver mais dias a opções acabam sendo mais variadas. Vamos às atrações:
Museu Hermitage
O Hermitage como já não é segredo, é a principal atração de São Petersburgo, principal museu da Rússia e um dos melhores museus do mundo. É tanto detalhe e importância que fizemos um post só para ele, acesso clicando aqui.
Catedral do Sangue Derramado
A Igreja da Ressurreição do Salvador sobre o Sangue Derramado fica no local onde o czar Alexandre II teria sofrido um atentado e posteriormente falecido, por isso também chamada de Catedral do Sangue Derramado. Construida em 1881 no estilo russo, a igreja não é apenas lindíssima por fora, sua parte interna é repleta de mosaicos com ricos detalhes. Com certeza é a segunda atração mais imperdível da cidade.
Peter and Paul Fortress
Essa fortaleza fica na menor ilha de St Peter, chamada de Zayachy, foi cunstruida junto com a fundação da cidade em 1703 para defesa contra os suecos. Como o nome já delata lá também fica a Catedral de São Pedro e São Paulo, com sua torre (torre do sino) de 122 metros. Lá na catedral estão os túmulos de todos os czares desde Pedro, o Grande.
Nevsky Prospekt
A avenida mais importante da cidade e talvez a mais bonita também. Larga e com quadras simétricas, de imensos quarteirões, a avenida é recheada de atrações, já que ela começa na Praça do Palácio (em frente ao Hermitage). Entre as atrações estão: Catedral de Kazan, Casa Singer, Basílica de Santa Catarina, Igreja Armena se Santa Catarina e Praça Ostrovskogo.
Catedral de Kazan
Outra Igreja bastante imponente de Petersburgo, construída entre 1801 e 1811 baseada na basílica de São Pedro, no Vaticano, com pilares em forma de C que se estendem por 90 metros. Essa parte externa já foi cenário de dezenas de revoltas e comemorações, mas na parte interna é que as verdadeiras relíquias estão guardadas.
Continua no próximo post.
Um comentário