Isle of Skye – Escócia

Isle of Skye é a maior ilha e mais ao norte do arquipélago das Hébridas da Escócia, sendo a segunda maior ilha de todo território escocês. Conhecida habitualmente somente por Skye, a ilha tem um importante patrimônio de castelos e monumentos. 

Skye é pouco habitada, sua população fica em trono de 10 mil habitantes, sendo a maior cidade Portree com pouco mais de 2 mil habitantes, considerada a melhor base para os turistas por suas melhores opções de restaurantes e hotéis.

O clima na ilha é oceânico com influencia do Atlântico e da Corrente do Golfo, geralmente frio com uma media de 6°C no inverno e 15°C no verão. Apesar das temperaturas não neva na região pela sua proximidade com o mar e baixa altitude, o maior inconveniente é o vento que acaba por limitar inclusive a vegetação e a alta densidade de chuvas, algo comum na Escócia.

Para chegar em Skye a melhor opção é ir de carro, a ilha fica apenas 180 km de Inverness, 350 km de Glasgow ou 380 km de Edimburgo. Existem também varias excursões diárias para a região, a ultima opção seria o transporte público, mas é uma opção bem mais complicada e vai fazer você economizar dinheiro e gastar muito tempo.

Principais atrações da Ilha de Skye:

Old Man of Storr

Talvez o símbolo mais conhecido de Skye, o Velho de Storr parece um eremita olhando toda a península, porém é uma rocha de 50 metros de altura que fica na crista Trotternish. É possível ver o “velho homem” da estrada, porém existe uma trilha de uma hora de duração para chegar ate o rochedo. 

Dunvegan Castle

O Castelo de Dunvegan é a construção mais famosa de Skye, que fica localizado no Loch Dunvegan. Esse castelo foi a casa do Clan Macleod por 800 anos, hoje desabitado, é possível conhecer seus jardins e uma bela coleção de pinturas. 

Quiraing

Quiraing é uma montanha na península de Trotternish, bem ao norte de Skye, uma pequena estrada leva até o estacionamento do principal mirante. Lá é possível apreciar a estonteante paisagem ou ainda caminhar em algumas trilhas.

Portree

Como mencionado acima, Portree é a maior cidade de Skye e onde se encontra a maioria de opções comerciais da ilha. A pequena cidade tem como maior características as casinhas coloridas da orla. 

Kilt Rock e Mealt Falls

Kilt Rock talvez seja um dos mais manjados pontos turísticos na Escócia, tudo porque a falésia realmente parese um Kilt usado pelos escoceses. Já a Mealt Falls é uma cachoeira de 55 metros que trás águas do Loch Mealt diretamente para o fiorde. 

Neist Point 

Esse é o local onde fica um dos faróis mais famosos do mundo. Fica na parte oeste da ilha, perto de Glendale, mas para chegar a avistar o farol é preciso caminhar por um caminho de 2,2 km. Neist Point fica à uma hora de Portree.

Outros pontos turísticos importantes:

Coral Beach: é a praia mais bonita de Skye, com uma rica vida selvagem.

Fairy Pools: belas pequenas cahoeiras em lagos cristalinos.

Fairy Glen: colinas esverdeadas que parecem ter saído de um livro de contos de fadas.

Loch Ainort: ao lado da estrada principal, forma uma bela paisagem com as colinas Cuillins.

Staffin: essa praia é conhecida pelos fósseis que podem ser observados diretamente na praia.

Talisker: Famosa pela única destilaria de Whisky da ilha.

Um dia de passeio em Skye é suficiente para conhecer as principais atrações, para quem gosta de esmiuçar cada canto é melhor ficar dois dias, não se esqueça que se for pernoitar, a melhor opção é Portree. 

Verdades:

            – Skye é o lugar onde você só deve gastar com combustível e refeição. 

            – Visite no verão, onde mesmo assim o tempo pode estar ruim.

            – O velho de Storr costuma se esconder na neblina a frustrar os turistas.

            – Dunvegan é um dos únicos castelos ainda inteiros da ilha.

            – Se você não gosta de paisagens naturais e pequenas cidades Skye não é para você.

Extras:

            – Apesar de ficar um pouco antes da ponte para a ilha de Skye, o Castelo Eilean Donan não pode ser esquecido. Ele foi cenário de diversos filmes e é um dos castelos mais fotogênicos da Escócia.

            – Se quiser saber mais sobre as Highlands, veja esse post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.