Isle of Skye é a maior ilha e mais ao norte do arquipélago das Hébridas da Escócia, sendo a segunda maior ilha de todo território escocês. Conhecida habitualmente somente por Skye, a ilha tem um importante patrimônio de castelos e monumentos.
Skye é pouco habitada, sua população fica em trono de 10 mil habitantes, sendo a maior cidade Portree com pouco mais de 2 mil habitantes, considerada a melhor base para os turistas por suas melhores opções de restaurantes e hotéis.
O clima na ilha é oceânico com influencia do Atlântico e da Corrente do Golfo, geralmente frio com uma media de 6°C no inverno e 15°C no verão. Apesar das temperaturas não neva na região pela sua proximidade com o mar e baixa altitude, o maior inconveniente é o vento que acaba por limitar inclusive a vegetação e a alta densidade de chuvas, algo comum na Escócia.
Para chegar em Skye a melhor opção é ir de carro, a ilha fica apenas 180 km de Inverness, 350 km de Glasgow ou 380 km de Edimburgo. Existem também varias excursões diárias para a região, a ultima opção seria o transporte público, mas é uma opção bem mais complicada e vai fazer você economizar dinheiro e gastar muito tempo.
Principais atrações da Ilha de Skye:
Old Man of Storr
Talvez o símbolo mais conhecido de Skye, o Velho de Storr parece um eremita olhando toda a península, porém é uma rocha de 50 metros de altura que fica na crista Trotternish. É possível ver o “velho homem” da estrada, porém existe uma trilha de uma hora de duração para chegar ate o rochedo.
Dunvegan Castle
O Castelo de Dunvegan é a construção mais famosa de Skye, que fica localizado no Loch Dunvegan. Esse castelo foi a casa do Clan Macleod por 800 anos, hoje desabitado, é possível conhecer seus jardins e uma bela coleção de pinturas.
Quiraing
Quiraing é uma montanha na península de Trotternish, bem ao norte de Skye, uma pequena estrada leva até o estacionamento do principal mirante. Lá é possível apreciar a estonteante paisagem ou ainda caminhar em algumas trilhas.
Portree
Como mencionado acima, Portree é a maior cidade de Skye e onde se encontra a maioria de opções comerciais da ilha. A pequena cidade tem como maior características as casinhas coloridas da orla.
Kilt Rock e Mealt Falls
Kilt Rock talvez seja um dos mais manjados pontos turísticos na Escócia, tudo porque a falésia realmente parese um Kilt usado pelos escoceses. Já a Mealt Falls é uma cachoeira de 55 metros que trás águas do Loch Mealt diretamente para o fiorde.
Neist Point
Esse é o local onde fica um dos faróis mais famosos do mundo. Fica na parte oeste da ilha, perto de Glendale, mas para chegar a avistar o farol é preciso caminhar por um caminho de 2,2 km. Neist Point fica à uma hora de Portree.
Outros pontos turísticos importantes:
Coral Beach: é a praia mais bonita de Skye, com uma rica vida selvagem.
Fairy Pools: belas pequenas cahoeiras em lagos cristalinos.
Fairy Glen: colinas esverdeadas que parecem ter saído de um livro de contos de fadas.
Loch Ainort: ao lado da estrada principal, forma uma bela paisagem com as colinas Cuillins.
Staffin: essa praia é conhecida pelos fósseis que podem ser observados diretamente na praia.
Talisker: Famosa pela única destilaria de Whisky da ilha.
Um dia de passeio em Skye é suficiente para conhecer as principais atrações, para quem gosta de esmiuçar cada canto é melhor ficar dois dias, não se esqueça que se for pernoitar, a melhor opção é Portree.
Verdades:
– Skye é o lugar onde você só deve gastar com combustível e refeição.
– Visite no verão, onde mesmo assim o tempo pode estar ruim.
– O velho de Storr costuma se esconder na neblina a frustrar os turistas.
– Dunvegan é um dos únicos castelos ainda inteiros da ilha.
– Se você não gosta de paisagens naturais e pequenas cidades Skye não é para você.
Extras:
– Apesar de ficar um pouco antes da ponte para a ilha de Skye, o Castelo Eilean Donan não pode ser esquecido. Ele foi cenário de diversos filmes e é um dos castelos mais fotogênicos da Escócia.
– Se quiser saber mais sobre as Highlands, veja esse post.