Vatnajökull (Geleira) – Islândia

Vatnajokull é a maior geleira da Islândia e da Europa, pelo menos em volume de gelo, e segunda maior geleira da Europa em área. Essa geleira fica na região sudeste do país, tem 8100 quilômetros quadrados e cobre pelo menos 8% do território do país. Por baixo desde glaciar existem inúmeros vulcões e na borda sul dos seus limites fica a maior montanha da Islândia, a Hvannadalshnjúkur, com 109 metros.

A geleira Vatnajokull fica no Parque Nacional com o mesmo nome foi criado em 2008 e ainda abrange o antigo Parque de Skaftafell e de Jokulsárgljúfur, somando 12.000 km² com o título de maior Parque Nacional da Europa. Passando a ser classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2019.

Apesar de ser vista facilmente já na estrada (Ring Road 1), a maior atração não é ver a geleira e sim caminhar na geleira. Para isso você terá que contratar uma agência especializada, com guia e permissão para tal aventura. A Glacier Guides tem sede “pertinho” da geleira no centro de visitantes em Skaftafell, sendo aconselhável fazer a reserva com antecedência no próprio site da agência. 

Entre algumas das escolhas, a maioria fica com a aventura de caminha por volta de 3 horas na geleira, existem passeios mais longos e alguns até mais curtos, lembrando sempre que quem decide quão longo será seu passeio, na verdade é a previsão do tempo. 

Os ônibus são específicos para as acidentadas estradas nos pés da geleira, com tração 4×4, geralmente o trajeto dura 15 minutos do ponto de encontro. No ponto de encontro você será provido com botas (se não tiver), Piolets (aquele famoso machado para gelo usado por alpinistas), Crampons (grampos colados nos solados da bota para garantir aderência no gelo) e Cadeirinhas (ninguém menciona essa parte, mas as cadeirinhas servem para facilitar um possível resgate com cordas). 

Além do material fornecido, é de sua responsabilidade estar com roupas quentes o suficiente para aguentar a caminhada na neve. A Dica é vestir-se em camadas, sempre com a ultima camada sendo impermeável ou no mínimo resistente à água. Devidamente equipados todos serão encaminhados ao ônibus.

 A caminhada começa ainda sem gelo e na medida em que o gelo começa o guia pede para que todos calcem os seus Crampons. Quando caminhamos na geleira ela estava ainda com tons de cinza devido à erupção do vulcão Eyjafjallajokull em 2010, mesmo após anos ainda conserva essa fuligem. Apesar do caminhar lento, o maior perigo está na queda para dentro das gretas que são as grandes rachaduras entre os blocos de gelo que muitas delas tem dezenas de metros de profundidade e muitas vezes formando cavernas de gelo. 

Depois de pelo menos 2 horas de caminhada talvez você perceba que o caminhar lento não é tão fácil quanto parece já que em cada passo seu pé realmente fica preso no gelo devido aos Crampons. Se for fazer passeios mais longos, certifique-se de estar com uma boa forma física. No final do passeio o retorno é feito no mesmo mini ônibus 4×4 até o ponto de encontro.

Andar em uma geleira é uma das experiências de vida que todo o viajante tem que experimentar. Conhecer a imensidão desses gigantes de gelo e o quanto eles vem sendo agredidos pelo aquecimento global é algo que pode mudar a forma que você pensa, assim como pequenas atitudes diárias. 

Verdades:

            – A espessura de gelo da Vatnajokull pode atingir 1000 metros. Sendo em média 400-660 metros.

            – O local mais próximo para acampar é Skaftafell, mas não é dos melhores campings da Islândia.

            – Vista-se em camadas, não existe lugar quente ou para se proteger na geleira.

            – Siga todas as orientações do seu guia, a geleira é um ambiente bem mais perigoso do que parece.

Extras:

            – Para mais posts sobre a Islândia, clique aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.