Blue Mountains – Austrália

As Montanhas Azuis ou Blue Mountains é uma cadeia de montanhas localizada 60 quilômetros a oeste de Sydney, formando um parque nacional de mesmo nome. O parque se estende por 96 quilômetros e tendo seu ponto mais alto a 1189 metros de altitude. 

As Montanhas são chamadas de azuis por causa do tom azulado quando vistas de uma longa distância, isso em decorrência de uma substância emitida pelos eucaliptos, chamada de terpenóides. Essa região já era habitada pelos aborígenes há milhares de anos e no ano 2000 foi oficializada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Para chegar nas Blue Mountains você pode ir facilmente de transporte público, apesar da pouca distância, o trajeto demora 2 horas, em grande parte pelas varias paradas nas estações. Também é possível ir de carro, em um trajeto de 120 quilômetros, sendo a grande vantagem o deslocamento entre os pontos de interesse no parque, para início das trilhas. A opção mais cômoda é ir com alguma agência, com opções de ônibus hop on hop off e paradas ilimitadas.

O clima da região costuma ser quente no verão e chegando em temperaturas próximas de zero no inverno, com possibilidade de neve. Os dias ideias para se conhecer as montanhas são os mais ensolarados para ter uma boa vista panorâmica e realmente visualizar o tom azulado sobre os eucaliptos que são as árvores predominantes nessa área. 

Pontos de interesse nas Blue Mountains:

Echo Point e Three Sisters

O mirante de Echo Point é o mais famoso dessas montanhas e ponto de partida da maioria das trilhas, além de ter um centro de informações bem completo. Do mirante de Echo Point é possível ver as Three Sisters, três formações rochosas erodidas, lado a lado. As três irmãs são Meehni (922 m), Wimlah (918 m) e Gunnedoo (906 m). De Echo Point existe uma trilha de 15 minutos para chegar nas Três Irmãs, mas já vamos adiantando que a vista de longe é a mais bonita.

Conta uma lenda aborígene que as três irmãs na verdade eram da tribo Katoomba, e acabaram se apaixonando por três guerreiros de uma tribo rival. O que acabou ocasionando uma guerra, para proteger as irmãs um feiticeiro transformou-as em pedra até que a guerra acabasse. No final o feiticeiro foi assassinado, impossibilitando a transformação das irmãs para a forma humana novamente.  

Giant Starway

Essa escadaria é realmente gigante, com 800 degraus e é recomendada somente para pessoas que tenham um mínimo preparo físico. No geral a escadaria não oferece vistas tão melhores do que a do Echo Point, ficando o desafio e o maior contato com a natureza, pois a trilha tem em torno de 4,7 km e um tempo de trilha em torno de 2-3 horas.

Katoomba Falls

A queda de água mais famosa do parque é a Katoomba, é muito visitada também por ser uma das trilhas mais fáceis para ser completada. É possível vê-la pelo mirante apenas de cima para quem não quer ou não pode se exercitar, mas a vista de baixo é bem mais impressionante.

Scenic World

Scenic World é um conjunto de atrações para quem não quer se aventurar tanto em trilhas mas mesmo assim gostaria de ter belas vistas das paisagens das Montanhas Azuis. 

            Scenic Skyway: construído em 1958, esse teleférico com capacidade para 72 pessoas passa a uma altura de 270 metros do vale, sobre as cataratas de Katoomba.

            Scenic Cableway: esse teleférico tem capacidade para 85 pessoas e passa pela borda do penhasco até o meio da floresta.

            Scenic Railway: a ferrovia mais inclinada do mundo com 51 graus, por sorte tem apenas 310 metros, com saídas de 10 em 10 minutos.

            Scenic Walkway: Essa passarela tem 2,4 km de extensão que leva aonde antigamente era uma mina de carvão e uma das estações do Cableway.

Outros pontos nas Blue Mountains:

            Burramoko Ridge: Uma das melhores vistas das Blue Mountains.

Cahill’s Lookout: Melhor mirante para o por do sol.

Govetts Leap Lookout: Melhor mirante para ver o sol nascer.

Hanging Rock: Pitoresca formação rochosa em Burramoko Ridge que parece estar caindo.

Lincon’s Rock: Mirante para quem não quer fazer trilha, fica bem ao lado do estacionamento.

Wentworth Falls: Outro bom ponto para ir no fim da tarde, com uma caminhada de 15 minutos.

Verdades:

            – Blue Mountains é um exemplo de ecoturismo consciente a ser seguido no mundo. 

            – Scenic World são as Blue Mountains “Nutella”.

            – Um dia é pouco para ver as atrações, mas melhor um dia do que nenhum.

            – Se não tem preparo físico, prefira os mirantes próximos aos estacionamentos e não as trilhas.

            – Sydney tem desde praias até montanhas, e se quiser, tudo no mesmo dia.

Extras:

            – Para mais posts sobre Sydney, clique aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.