Tel Aviv – Israel

Tel Aviv ou Telavive é a capital reconhecida internacionalmente de Israel, porém o título oficial fica com Jerusalém sendo Tel Aviv a capital econômica e segunda maior cidade do país. Apesar de ser a segunda maior cidade de Israel, Tel Aviv é a maior cidade da maior área metropolitana do país, chamada de Gush Dan, estando concentrados mais de 3 milhões de pessoas nessa área. 

Em 1909 em uma área nos arredores da cidade árabe de Jafa, Tel Aviv foi fundada por uma comunidade judaica, sendo já uma importante cidade na época da criação do Estado de Israel em 1948. O aumento da densidade populacional de Tel Aviv se deu após 1933 com a ascensão dos nazis na Europa. Hoje a cidade tem a segunda maior economia do Oriente Médio, atrás apenas de Dubai, se apoiando em grande parte na indústria de tecnologia.

 Uma parte triste na história de Tel Aviv é ser alvo frequente de ataques, terroristas ou não, por estar próxima de áreas de conflito como a Faixa de Gaza e o Oriente Médio como um todo. 

O clima na cidade é bem quente com as temperaturas médias no verão ficando em 26°C, ultrapassando facilmente os 32°C. Já no inverno é raro a temperatura cair abaixo de 5°C, sem relatos de neve desde 2003. Apesar da umidade alta da cidade, não é comum chover durante o verão.

A religião na cidade, como é de se esperar, tem 93% da população se declarando judeus. Tel Aviv é uma cidade mais liberal do que a maioria do país, tendo inclusive uma maior concentração de adultos solteiros e adultos solteiros com filhos, contrastando com o que a maioria das famílias em Israel.

Vamos às principais atrações de Tel Aviv:

Praias

Tel Aviv tem mais de 10 km de costa, sendo as praias as principais atrações para quem procura curtir os quase 300 dias de sol da cidade. As mais procuradas são:

– Alma Beach

– Banana Beach

– Gordon Beach

– Frishman Beach 

– Hilton Beach

– Maravi Beach

– Nordau Beach

Old Jaffa

Jaffa era uma cidade portuária séculos antes de Tel Aviv ser fundada, mas hoje virou um bairro e uma das maiores atrações da cidade. A melhor parte é que o bairro é facilmente acessado por uma caminhada pela orla de Tel Aviv. Jaffa é frequentemente citada em passagens históricas e religiosas, lembrando que arqueólogos constataram que a cidade surgiu há mais de 4000 anos a.C. Entre as atrações de Old Jaffa não esqueça de conhecer as seguintes:

            – Igreja de São Pedro

            – Ponte dos Desejos

            – Flea’s Market

            – Watchtower

Tel Aviv Museum of Art

O mais importante museu de Tel Aviv, foi inaugurado em 1932 e conta com obras de Picasso, Dalí, Miró, Monet e Cézanne. Em 2011, o museu ganhou outra obra de arte, a nova ala que é uma obra prima a céu aberto.

Arquitetura Bauhaus – Cidade Branca

Esse estilo arquitetônico alemão está presente em pelo menos 4000 construções pela cidade, recebendo o título de patrimônio mundial da UNESCO em 2003. O estilo se deu a partir dos anos 20 com a migração alemã para a cidade, trazendo o estilo que predomina com concreto branco e curvas, dando o aspecto de “cidade branca”. Uma das principais regiões para observação dessa arquitetura é a Rothschild Boulevard.

Tel Aviv pode muitas vezes ser colocada de lado por ficar apenas 60 km de Jerusalém, mas quem faz isso comete um enorme erro. Tel Aviv é um achado no meio do oriente médio, uma cidade com clima mais boêmio e praiano possível. Se for para Israel reserve pelo menos um dia e meio para a cidade, se quiser curtir as praias, fique ainda mais dias.

Verdades:

            – Tel Aviv não é a capital de Israel.

            – Pegar praia em Israel é uma realidade.

            – Você vai se sentir mais confortável em Tel Aviv do que em Jerusalém.

            – Se você não visitar Old Jaffa, talvez você esqueça que está no oriente médio.

            – Tel Aviv tem uma média próxima de 300 dias de sol ao ano.

Extras:

            – Se tiver com tempo visite o Carmel Market e se encante com os sabores e odores dessa região do mundo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.