Wellington – Nova Zelândia

Wellington é a capital da Nova Zelândia, apesar de não ser a maior cidade do país (Auckland). A cidade fica no extremo sul da Ilha Norte em uma região com instabilidade sísmica e um porto natural que foi importante para o desenvolvimento da cidade. Fundada em 1830, Wellington substituiu Auckland como capital da Nova Zelândia em 1865 e ainda hoje é a capital mais meridional do mundo. 

O nome da cidade se deu em homenagem ao duque de Wellington, vitorioso na Batalha de Waterloo. Já em maori a cidade ganhou três nomes, Te Whanga-nui-a-Tara, que significa grande porto de Tara, Poneke, que significa Port Nick e Te Upoko-o-te-Ika-a-Maui que significa a cabeça do peixe de Maui. Atualmente Wellington ganhou apelidos como The Harbour Capital, Wellywood e Windy Wellington. 

O clima em Wellington costuma ter verões quentes com invernos moderados, sendo a tempera máxima e mínima recorde de 31,1°C e -1,9°C. A sensação de um frio maior se dá pelos famosos e constantes ventos principalmente durante o inverno.

Vamos às principais atrações de Wellington:

Te Papa

O Museu na verdade se chama Museum of New Zealand Te Papa Tongarewa, sendo facilmente chamado apenas de Te Papa. É o museu mais importante do país e claramente a maior atração da cidade. O museu mostra muito bem a cultura Maori, que é essencial conhecer principalmente para aqueles que não terão a oportunidade de viajar pelo interior do país.

Downtown

O centro de Wellington pode não ter nenhuma grande atração, mas aí é onde fica o segredo, as atrações estão nos pequenos bares, pubs e restaurantes. Não deixe de visitar Cuba Street e Courteney Place, caminhar pelas ruas do centro faz você sentir o verdadeiro clima da cidade.

Orla

Uma das melhores partes da cidade para caminhar, principalmente no verão, quando ocorrem shows e eventos. Lembre-se que o museu Te Papa fica nessa região, além de muitos bares e restaurantes.

Jardim Botânico

Um dos convites para visitar o Jardim Botânico é que uma das maneiras mais fáceis para se chegar até ele é pelo famoso cartão postal Wellington Cable Car. Além do jardim ser um dos lugares mais fotogênicos da capital neozelandesa, é um belo lugar para se fazer caminhadas. Próximo ao jardim fica o local chamado Zelândia, um santuário de pássaros nativos, sendo a maior atração o tímido Kiwi.

The Beehive

A sede do parlamento neozelandês fica em um edifício que parece uma colmeia de abelhas, por isso o nome Beehive foi rapidamente difundido pelos moradores da cidade. Para quem se interessa, tours guiados gratuitos são oferecidos para você entender melhor como funciona toda a estrutura legislativa e executiva da Nova Zelândia. Próximo do Beehive fica a antiga igreja de Old Saint Paul que já foi a catedral de Wellington.

Mount Victoria

O monte fica no meio da cidade, separando-a em duas. É possível subir a colina desde o centro da cidade, porém o jeito mais fácil é ir de carro e parar em um estacionamento próximo dos mirantes. O mais alto te dá uma vista 360° da cidade.

Weta Cave

Para os aficionados em Senhor do Anéis ou cinéfilos a Weta Cave é uma visita obrigatória. Weta foi a empresa responsável pela parte de efeitos visuais da trilogia de JRR Tolkien e após isso ganhou fama internacional. Hoje o espaço tem uma loja aberta ao público e os studios tem passeios guiados, mas sinceramente a maior parte dos artefatos dos filmes não se encontram mais lá.

Wellington é uma simpática cidade, mas por ficar longe da maior parte das atrações da Ilha Norte da Nova Zelândia, muitas vezes acaba “não valendo a pena” uma visita. Se for cruzar as duas ilhas com certeza ela terá que estar no seu roteiro, mas se tiver menos tempo, a capital pode ficar para uma próxima visita.

Verdades:

            – Te Papa é um museu que vale a pena.

            – Mount Victoria é uma das melhores atrações de Wellington.

            – Não vá com tanta expectativa na Weta Cave.

            – Wellington é bem longe do resto do país para ir de carro. Mas se estiver nela, esteja de carro.

Extras:

            – Wellington também oferece praia, a Oriental Bay Beach, mas a água costuma ser estupidamente gelada, se for visitar, fique só na faixa de areia. 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.