Amsterdã – Holanda

Amsterdã é a cidade mais populosa e capital da Holanda, embora a sede do governo fique na cidade de Haia. Primeiramente uma vila de pescadores (século XII), a cidade se tornou um dos portos mais importantes do mundo a partir do século XVII.

O nome Amsterdã significa o dique (Dam) do rio Amstel, que corta a cidade. Já o rio é uma fusão de Ame (água) e Stelle (terra seca). Amsterdã também é chamada de Veneza do Norte, pois tem mais de 100 km de canais que formam 90 ilhas ligadas por 1200 pontes. Os três principais canais da cidade foram escavados no século XVII e formam anéis concêntricos que abrigam 2200 construções, sendo 1550 construções históricas. Essa parte da cidade é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. 

Amsterdã tem 1,5 milhão de habitantes juntando sua região metropolitana, sendo que nos próximos anos metade dos habitantes serão estrangeiros ou terão pais ou avós nascidos em outros países. Quanto a religião, cerca de 60% consideram-se sem religião, com os islâmicos aumentando em número em relação aos cristãos.

A bolsa de valores mais antiga do mundo fica em Amsterdã, a Euronext Amsterdam. Dentro da sua economia estão importantes empresas como ABN Amro, Heineken, ING, Shell e Phillips. 

Apesar de um belo sistema de transporte público, são as bicicletas que sustentam o meio preferido de locomoção dos locais. Com mais de 700.000 cicilistas pela cidade, o sistema de ciclovias está presente em quase todas as ruas. Para chegar nos países baixos você pode optar pelo meio ferroviário ou aéreo com o grande aeroporto de Schipol. 

Para se hospedar na cidade uma das melhores opções é ficar próximo da estação central de trem. Boas regiões não faltam, para opções mais agitadas, fique próximo das praças Dam, Rembrandt ou Leidse.

O clima em Amsterdã não costuma agradar tantos os brasileiros já que mesmo no verão as temperaturas não costuma ultrapassar os 25 graus e no inverno a variação fica entre 2 a 10 graus, podendo nevar entre janeiro e março.

Principais atrações da cidade:

Museumplein (Praça dos Museus)

Um dos principais pontos da cidade, você obrigatoriamente vai ter que visitar essa praça, pois terá que ir em algum desses museus, senão em todos. Até 2018 o famoso letreiro I Amsterdam ficava na praça, mas pela concentração de pessoas no local as autoridades resolveram tirá-lo e fazer com ele exposições itinerantes pela cidade.

Rijksmuseum (Museu Nacional)

O Rijks é um dos museus mais importantes da Europa e é claro, tem um grande acervo de artistas holandeses como Rembrandt, Vermeer e Jan Steen. Estão em exposição mais de 8 mil peças distribuídas em 80 galerias, que sem o acervo já são uma atração de arquitetura. 

Museu Van Gogh

Um dos mais importantes pintores de todos os tempos tem seu museu próprio na capital de seu país natal. São mais de 200 pinturas e 500 desenhos, entre elas O Quarto e Girassóis. O museu é bem menor que seu vizinho Rijksmuseum mas também vale a visita.

A Casa de Anne Frank

A bonita porém triste história de Anne Frank e sua família durante a ocupação nazista é contada no local onde ela aconteceu, no anexo a rua Prinsengracht 263. Contada em seu diário, e com o áudio guide em diferentes idiomas a visita a esse museu é obrigatória em Amsterdam, só não esqueça de agendar a visita com pelo menos um dia de antecedência.  

Heineken Experience

Para os cervejeiros a visita a antiga sede da Heineken não pode ficar de fora, mas mesmo que você não seja o maior fã de bebidas alcoólicas o passeio pode ser bem interessante e conta com uma degustação final no rooftop. 

Red Light District

O bairro que antes era tabu internacional hoje virou uma atração turística. Na Holanda era comum ver esse bairro com prostitutas expostas em vitrines, sex shops e Museu Erótico, porém turistas achavam um tanto pitoresco. É comum ver locais passeando com suas famílias e crianças no bairro, sem nenhum tipo de problema.

Passeio de Barco pelos Canais

Pode ser bem turístico, mas uma visão diferente e guiada podem te mostrar uma Amsterdam de outro ângulo e te fazer conhecer histórias que você ficaria sem saber. Os passeios costumam durar pouco mais de uma hora e tem saídas de vários pontos da cidade.

Outras atrações em Amsterdam:

            – Dam Square: a praça mais importante da cidade há séculos, é um dos pontos mais movimentados do centro e de onde partem a maioria dos walking tours.

            – Museum het Reembranthuis: essa foi a casa de Rembrandt de 1639 a 1658 e hoje virou um museu bem interessante que conta um pouco da vida do artista e seu modo de pintura único.

            – Stedelijk Museum: visizinho do Rijks e Van Gogh, esse é o terceiro e menos lembrado museum de Museumplein, especializado em arte moderna e contemporânea. 

            – Vondelpark: o parque mais famoso da cidade, um ótimo local para tomar um café ou se exercitar. 

As expectativas para Amsterdã geralmente são altas e provavelmente todas elas serão facilmente atingidas. A cidade é muito convidativa e as opções de lazer são inúmeras, facilmente você vai querer comprar uma bicicleta e morar na cidade. 

Verdades:

            – Não é recomendado nadar nos canais da cidade, por perigos relacionados as algas e resíduos sólidos. 

            – Oficialmente a Holanda se chama Países Baixos.

            – Se tiver que escolher uma atração, conheça a casa da Anne Frank.

            – São tantos museus diferentes que você não vai enjoar de forma alguma. É difícil conhecer o Museu de Van Gogh e deixar a Casa de Rembrandt de fora.

            – Não se anime muito com Red Light District. 

            – Cuidado com as bicicletas, são muitas.

Extras:

            – Para uma experiência mais holandesa à apenas alguns minutos de Amsterdã, visite Zaanse Schans, para saber mais, clique aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.