Auckland – Nova Zelândia

Embora não seja a capital da Nova Zelândia, Auckland é a maior cidade do país e provavelmente a cidade neozelandesa mais conhecida mundialmente. Auckland tem em torno de 1,5 milhões de habitantes, o que soma um terço da população de todo o país. Sendo assim, a cidade se tornou o centro financeiro e econômico da Nova Zelândia. 

A cidade de Auckland foi fundada em 1840 pelos europeus, sendo a capital da colônia inglesa por 25 anos, até o titulo ser transferido para Wellington. No entanto desde 1350 a região já era habitada pelos Maoris. Estando encima de uma região vulcânica latente, Auckland é atravessada pela Vulcanic field, que produziu cerca de 50 vulcões. Fique tranquilo pois suas ultimas erupções foram cerca de 700 anos atrás. 

O clima oceânico de Auckland faz com que a cidade seja uma das com melhor clima na Nova Zelândia, com verões quentes e invernos suaves. A média de dias com sol também é alta, os dias chuvosos giram em torno de 136 dias ao ano, na sua maioria no inverno. Auckland sempre está listadas entre as melhores cidades do mundo para se viver, porém a população local cita o trânsito, o transporte publico e o custo de vida como problemas da cidade.

Principais atrações da cidade:

Sky Tower

A Sky Tower é a atração mais famosa de Auckland e a única que pode ser vista da maior parte da cidade, pois a torre tem 328 metros de altura. A construção se deu entre 1994 e 1997, mas além de torre de telecomunicações a Sky Tower faz parte de um complexo, o SkyCity Auckland, que engloba varias atrações dentro e fora da torre, como bares, restaurantes, hotéis, casino e teatro.

A torre tem seu deck de observação a 220 metros de altura, além do deck principal que fica a 186 metros e o café que fica a 182 metros. Além da vista da cidade existem duas opções mais ousadas, o SkyWalk onde você caminha “ao ar livre” a 192 metros de altura, dando uma volta completa na torre e o SkyJump que é uma queda presa por apenas uma corda que te freia no final dos 192 metros. 

Albert Park

O parque pode não ser a melhor atração da cidade, mas o parque urbano é um dos preferidos dos locais. Além de arvores nativas, jardins e fontes o parque engloba em sua área o Auckland Art Gallery. Essa galeria tem a maior coleção de arte da Nova Zelândia.

Albert Park

Britomart

Uma das regiões revitalizadas de Auckland, o Britomart tem inúmeras construções bem antigas que hoje abrigam lojas e restaurantes, se tornando uma das melhores regiões para passeio na cidade.

Maritime Museum

Museu Marítimo

Esse museu foi inaugurado em 1993 e é um dos melhores museus da cidade. Conta a história do país que está ligada fortemente com embarcações. O museu mostra embarcações desde as migrações dos polinésios até a moderna America’s Cup. 

Fish Market

O Mercado do peixe foi criado em 1904 e hoje é um dos melhores lugares para passeio ou fazer uma refeição. Nos últimos anos o mercado também conta com uma escola de gastronomia com foco, é claro, em frutos do mar. A família Sanford que é dona do mercado desde sua inauguração, presa pela pesca sustentável, o que deve ser considerado bem louvável no dias de hoje.

War Memorial Museum 

O Museu Memorial de Guerra também é conhecido como Museu de Auckland, já que a guerra não é o único tema exposto no museu. Além da parte do Memorial da Guerra que fica no segundo andar, uma das partes mais interessantes é sobre a cultura Maori que fica no térreo, além disso no primeiro andar é abordado a fauna e flora do país, assim como o que não poderia faltar, os vulcões.

Dar Memorial Museum

Monte Eden

Mount Eden é um vulcão adormecido e ponto natural mais alto da região, com 196 metros de altura. O vulcão fica a 4km do centro da cidade, apesar de hoje sua cratera ser coberta por uma grama bem verde, ele já foi ativo há 30 mil anos. O Monte Eden foi nomeado em homenagem ao primeiro conde da cidade, George Eden.

Auckland é a cidade da Nova Zelândia com mais atrações e com certeza tem tudo o que uma cidade cosmopolita necessita. Apesar de ser uma obrigatoriedade no seu roteiro para a Nova Zelândia, conhecer apenas Auckland não é conhecer a Nova Zelândia.

Mount Eden

Verdades:

            – Para quem tem coragem no SkyJump você chega a 85km/h. 

            – Fish Market vale o passeio.

            – Se tiver que escolher um Museu apenas, escolha o War Memorial, mas se tiver que escolher um mais perto escolha o Maritime Museum.

            – Mount Eden poderia e deveria estar melhor cuidado.

            – Repetindo, conhecer Auckland não é conhecer a Nova Zelândia.

Extras:

            – A Sorveteria Giapo é uma das atrações de Auckland que você não vai encontrar em nenhum outro lugar no mundo. A sorveteria se especializou em fazer obras de arte que na verdade são sorvetes, vale a pena conferir.

Para mais posts sobre a Nova Zelândia, clique aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.