Tallin – Estônia

Tallin ou Talin é a maior cidade da Estônia e capital do país, está localizada no litoral, ao norte do país, sendo banhada pelo mar Báltico. Talin fica também no golfo da Finlândia, estando a 80 quilômetros de Helsinque. A cidade é a capital mais antiga da Europa Setentrional, tendo sido conhecida como Reval por mais de dez séculos até 1917 e também na época da ocupação nazista (1941-1944). 

Taline, como também é chamada, pertenceu a união soviética até 1990, assim como toda a Estônia. Cerca de um terço na população do país habita a cidade, que tem mais ou menos meio milhão de habitantes, sendo 25% deles pessoas provindas de países de fora da união europeia, principalmente da Rússia.

Com clima úmido continental, Talin tem verões amenos e chuvosos, contrastando com invernos nevosos. Julho é o mês mais quente e fevereiro o mais frio, para visitar a cidade os meses preferidos são de junho a agosto. Sendo que costuma chover quase que em 50% dos dias nesses meses, já os meses mais secos são de março a maio.

Para chegar em Talin é possível pegar um voo das principais capitais do norte da europa, que na sua maioria tem voos diretos. Para quem está em outro país báltico, ou na Rússia, a melhor opção é pegar um ônibus. Já para quem está passeando em Estocolmo ou Helsinque existe a opção de pegar um navio pelo golfo da Finlândia, sendo que leva 16 horas saindo da Suécia e de 2-3 horas saindo da Finlândia.

Vamos às principais atrações de Tallin.

Muralhas e Torres de Old Town

A Centro Histórico de Tallin é patrimônio mundial da UNESCO desde 1997, pois quase dois quilômetros de muralha e 20 de suas torres ainda existem. As muralhas e torres começaram a ser construídas em 1265, tendo tido sua maior importância no século XVI, quando tinha mais de 2,4 km de extensão com 8 portões e 46 torres. Muitas torres ainda podem ser visitadas, entre elas:

– Epping Tower: armas e armaduras medievais são distribuídos em 6 andares de exposições.

– Fat Margaret’s Tower: já foi armazém de pólvora e uma prisão, hoje é o Museu Marítimo Estoniano.

– Hellemann Tower: com 3 andares e 200 metros de muralhas, também foi usada como prisão e estoque de armas.

– Maiden’s Tower: a mais famosa das torres, já foi usada como residência e hoje abriga o Museu Neitsitorn.

– Nunna, Sauna e Kuldjala: três torres conectadas onde é possível andar pela muralha entre elas. 

– Klek in de Kog: torre de canhões, tem um museu sobre as fortificações da cidade medieval.

St. Catherine’s Passage

St. Catherine’s Passage

Um dos pontos turísticos mais famosos de Tallin, essa ruela ficava atrás da igreja de Santa Catarina e não existe lugar melhor para você se sentir na Era Medieval.  A passagem conecta as ruas Vene e Muurivahe, local onde ficavam muitas das casas dos artesãos da cidade. Por falar em artesãos, próximo da Passagem de Santa Catarina, fica a Masters Courtyard ou Pátio dos Metres, onde ficavam os antigos mestres artesãos da cidade.

Town Hall

Raekoja Plats (Town Hall Square)

A Praça da Prefeitura, fica obviamente em frente a prefeitura, que foi construída em 1404. Hoje ainda é o coração da cidade com a própria prefeitura e varias lojas, restaurantes e cafés. O prédio da prefeitura tem uma torre de 64 metros de altura e é aberta ao publico durante o verão. 

Town Hall Pharmacy

Ainda na praça da prefeitura fica a Town Hall Pharmacy (Raepteek), a farmácia mais antiga ainda em funcionamento da Europa, ela foi aberta em 1422. A entrada é gratuita e é possível ver remédios e equipamentos medievais em exposição.

Raepteek

Castelo Toompea

Essa fortaleza foi construída no alto da colina, no século XIII. Já sofreu inúmeras reformas e reconstruções, mas partes da construção medieval ainda estão intocadas. Hoje em dia é a sede do Parlamento da Estônia.

Catedral de Alexandre Nevsky

Catedral de Alexandre Nevsky

Igreja Ortodoxa ainda em funcionamento, é inconfundível com seus domos escuros e típicos do domínio russo. A construção fica em frente ao Castelo Toompea e sua demolição foi cogitada após a independência da Estônia, mas pela beleza arquitetônica o local foi mantido. 

Catedral de Santa Maria 

Na mesma colina do Castelo Toompea fica a igreja mais importante de Tallin. Foi construída em 1219 e se tornou luterana a partir de 1561. Possui um campanário de 69 metros que pode ser visitado e ter belas vistas da cidade.

Igreja de São Olavo

Construída em 1267 em homenagem ao rei Olaf II, da Noruega, com 159 metros de altura é emblemática na vista da cidade. Vale lembrar que a Igreja foi o prédio mais alto do mundo de 1549 e 1625. De abril a outubro é possível visitar o mirante da torre.

Igreja de São Olavo vista da plataforma Patkuli

Mirantes

A plataforma Kohtuotsa é a mais famosa e dá vistas para as torres da cidade velha contrastando com a cidade nova ao fundo. Já a plataforma Patkuli é menos visitada e pode ser avistado os muros e torres medievais. 

Prisão da KGB

Por volta de 1950, funcionou em Tallin a prisão do serviço secreto russo. Apesar da Estônia não ter nenhum orgulho disso, já que atrocidades eram cometidas nesse local, o museu segue como homenagem as vitimas de torturas e uma recordação para que a história não se repita.

Town Hall Square

Tallin é uma cidade surpreendente, diferente de qualquer outra capital da Europa. A sensação de estar ao mesmo tempo em uma cidade medieval e moderna é impensável. Se puder passar pelo menos um dia inteiro na cidade, sendo que em dois dias é possível ver todas suas atrações com a devida atenção.

Verdades:

            – Tallin é a cidade medieval mais bem preservada da Europa.

            – Não se preocupe com vistos, a Estônia faz parte da União Européia.

            – A praça da prefeitura é a parte mais agradável da cidade.

            – Se tiver que escolher o que conhecer, escolha sempre a parte antiga.

            – A melhor vista de Tallin fica na plataforma Patkuli. 

            – A prisão da KGB é uma das poucas formas de conhecer a KGB.

Extras:

            – Para uma verdadeira experiência medieval, faça uma refeição no Olde Hansa. Os pratos são feitos apenas com ingredientes que estavam disponíveis no período medieval.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.