Lake Tekapo – Nova Zelândia

Lake Tekapo é uma cidade que fica a 227 quilômetros de Christchurch e 256 quilômetros de Queenstown, na ilha sul da Nova Zelândia. Essa pequena cidade é conhecida pelo lago azul turquesa o qual empresta seu nome, o Lago Tekapo, sendo procurado por fotógrafos do mundo todo. Tekapo é forma incorreta da palavra Maori Takapo, que significa “sair com pressa pela noite”.

Lake Tekapo

Lake Tekapo foi descoberta, após os Maori, pelo escocês James Mackenzie em 1855, tendo sido explorado com estações hidrelétricas a partir de 1930. A cidade apesar de ter apenas em torno de 5 mil habitantes no distrito, espera dobrar sua população nos próximos 30 anos, com um aumento de 17.000 para 60.000 turistas nos dias de pico. 

Montanhas próximas ao Lake Tekapo

Em Lake Tekapo costuma fazer mais horas de sol do que na média do país, tendo apenas 78 dias chuvosos durante o ano, podendo nevar em um ou dois dias. Geralmente os verões são ensolarados e os invernos rigorosos, sendo a visita com tempo bom é mais garantida no verão. Vamos às principais atrações de Lake Tekapo:

Church of the Good Shepherd

Church of the Good Shepherd (Igreja do Bom Pastor)

A Igreja do Bom Pastor foi construída em 1935, com um altar que tem uma deslumbrante vista do Lago Tekapo e do Monte Cook. A pequena igreja abre somente aos domingos, mas vista por fora ainda vale a visita. Não esqueça de visitar o monumento ao Cão Pastor, que ajudavam muito no pastoreio das ovelhas na região.  

Good Shepherd

Aoraki – Mount Cook

Essa montanha dos Alpes da Ilha Sul da Nova Zelândia é a mais alta do país e um destino certo dos aventureiros que vão até o país. Com 3724 metros de altura, o Mount Cook/Aoraki ainda cresce 7 mm ao ano devido a atividade tectônica da região, apesar disso as erosões das suas encostas dificultam seu crescimento absoluto. No Parque Nacional do Mount Cook existem muitas opções de trilhas que não só visam a ascensão da montanha e também várias paisagens cinematográficas locais com os 23 picos das diferentes montanhas ao fundo. 

Mount John University Observatory – Tour Astronômico

A região onde fica o Lake Tekapo faz parte da Aoraki Mackenzie International Dark Sky Reserve, o que basicamente quer dizer um dos melhores lugares para observação celeste no mundo. Os passeios guiados ocorrem de ônibus a partir da cidade e não param mesmo nos meses mais frios. Se você pretende fazer uma visita diurna, pode se animar e fazer a trilha Mount John Summit Track, que tem 3,2 quilometros de extensão e pode ser feita entre 1,5 a 3 horas, dependendo do ritmo. No observatório a vista para o Lake Tekapo é uma das melhores que se pode ter com o pé no chão. 

Lake Tekapo

Air Safari

A melhor forma de conhecer rapidamente e com vistas deslumbrantes a região do Lake Tekapo é fazendo um Air Safari. A maioria parte do aeroporto de Lake Tekapo ou de Franz Joseph, mas existem opções a partir de Mount Cook e Pukaki. Também existem diferentes opções, quanto a extensão do passeio e se vai ter alguma parada nas geleiras (feita com helicópteros). 

Geleiras e Alpes neozelandeses

Os passeios, obviamente, não custam pouco, mas esse é um dos voos mais cênicos que se pode ter no mundo. Recomenda-se fazer o voo chamado Grand Traverse que passar dentre as principais atrações em: Lake Tekapo Village, Mount John Observatory, Lake Tekapo, Mount Sibald, Tasman Glacier, Franz Joseph Glacier, Fox Glacier, Mount Tasman, Mount Cook.

Lake Tekapo com toda a certeza é uma das principais atrações da ilha sul da Nova Zelândia e parada obrigatória para qualquer turista. Além do mais, o lago está meio do caminho entre Queenstown e Christchurch, fazendo um ponto de pernoite estratégico na sua exploração do país. 

Verdades:

            – Não é permitido tirar fotos dentro da Igreja do Bom Pastor, a vista vai ficar apenas na sua memória.

            – O Mount Cook/Aoraki já foi 10 metros mais alto, antes da queda de uma seção de pedras no seu topo em 1991. 

            – A escalada das montanhas dos Alpes Neozelandeses é para pessoas experientes ou profissionais.

            – Se faz questão de olhar as estrelas em Mount John, reserve mais dias para Lake Tekapo, não confie na previsão do tempo.

            – Apesar do Air Safari seguir vários protocolos de segurança, voar com aqueles aviões não parece ser algo seguro.

            – É injusto comparar as vistas aéreas com as terrestres, principalmente se tratando das montanhas.

Extras: 

– Se precisar de hospedagem em Lake Tekapo, você vai perceber que a maioria dos hotéis na cidade custa até mais que o dobro do que nas cidades vizinhas, uma alternativa é se hospedar até uma hora da cidade (mais ou menos 90 km). Nas cidades próximas o custo beneficio da sua hospedagem vai ser bem melhor.

Para mais posts sobre a Nova Zelândia, clique aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.