Mais uma das atrações de San Pedro do Atacama, os Gêiseres del Tatio, ou mais corretamente o Campo Geotérmico de Tatio, ficam a 100 quilômetros da cidade, em uma altitude que ultrapassa os 4200 metros do nível do mar. Essa é a terceira maior região de gêiseres no mundo, com 80 deles ativos. Gêiseres costumam aparecer em regiões vulcânicas, como é o caso do Atacama e podem expelir água ou apenas vapor.

Apesar de ser possível a visita ao Tatio por meios próprios, a maioria das pessoas contratam um passeio guiado. Apesar de não ser tão longe, a viagem é bem cansativa e grande parte da rodovia não é asfaltada, apesar de não serem ruins. Além disso dirigir na madrugada para aproveitar melhor o passeio, como você vai ver adiante, não é uma das melhores coisas para fazer em outros países.

Os passeios geralmente saem de madrugada de San Pedro, por volta das 04:00, lembrando que San Pedro está a 2400 metros de altitude então esse ganho de quase dois mil metros pode não ser a melhor coisa para um passeio logo cedo. Não é recomendado ingerir álcool ou alimentações pesadas (como carne vermelha) na véspera do passeio.

O motivo para que os passeios sejam tão cedo é que pela temperatura no início da manhã, seria o melhor horário para ver os vapores de água, pois a água entra em ebulição à 80°C nessa altitude. À medida que o sol vai subindo, a temperatura também sobe e o contraste do vapor fica menor. Os gêiseres são protegidos por uma área de segurança delimitada por pedras, respeite e evite acidentes, pois a água e o vapor são extremamente quentes.

Seu guia irá te explicar sobre a atividade vulcânica e o porquê do nome Geiser del Tatio. Depois de 20-30 min de exploração livre pelo local quase que todas as empresas preparam café da manhã para tentar aquecer os quase congelados turistas. Lembre-se que no início da manhã o normal é as temperaturas a mais de 4000 metros, estarem abaixo de 0°C.

A segunda parte que a maioria dos passeios fazem é a visita ao Pozon Rústico, uma piscina com água termal. Infelizmente a maioria das vans e ônibus param no local ao mesmo tempo, então o local vira um “Piscinão de Ramos” termal. Se fizer questão de se banhar, leve toalha para se secar.

A parte mais bonita do passeio com certeza é Vado Putana, a região do Rio Putana que tem uma rica fauna, com vicunhas, flamingos e outros animais da região. O lago com 15-30 cm de profundidade é a paisagem mais bonita que você vai ver no passeio, nem pense em não sair do caro e ver tudo com calma.

A maioria dos passeios tem como última parada a vila abandonada de Machuca, famosa por seu churrasco de lhama e pastel de leite de cabra. Apesar de ser turística poucas pessoas ainda habitam a cidade (dizem ser apenas 7), que tem cerca de 25 casas e uma das igrejas mais antigas do Chile. Não esqueça que a origem da carne é bem questionável, assim como qualquer instalação sanitária.

Gêiseres del Tatio pode ser uma ótima experiência para quem nunca viu atividade geotermal, mas para quem já teve a oportunidade de ver gêiseres esguichando água a metros de altura ou espera ver isso fiquem certos que será frustrante. O sacrifício de madrugar, ainda pode vale a pena pelo passeio como um todo, com suas paisagens pitorescas. Porém se tiver que escolher, escolha outros passeios como as lagunas antiplânicas.
Verdades:
– Esse é um dos passeios com maior altitude do Atacama, evite fazer nos primeiros dias.
– É frio, bem frio, não subestime e se vista em camadas.
– Pozon Rústico poderia não fazer parte do passeio.
– Carne de lhama ou pastel de leite de cabra fica por sua conta e risco.
– Salar do Uyuni é mais bonito que o Deserto do Atacama.

Extras:
– Para saber sobre as Lagunas Antiplânicas, clique aqui.
– Para saber sobre o Vale da Lua, clique aqui.
