Belfast – Irlanda do Norte

Belfast é a capital, maior cidade da Irlanda do Norte e segunda maior cidade da ilha da Irlanda (atrás de Dublin). Apesar de ser a maior cidade do país, Belfast tem apenas aproximadamente 750.000 habitantes, isso sendo somada a região metropolitana. Há evidências que a cidade exista desde a era do bronze, com importância histórica a partir dos séculos XVII e XVIII. Belfast é a capital da Irlanda do Norte, desde sua criação em 1921.

O nome Belfast vem de Béal Farset ou Boca do Farset, nome do rio no qual a cidade foi construída as suas margens. Atualmente o rio foi canalizado e passa por baixo da famosa rua High, o rio que você vai ver em Belfast é o Lagan.

A Irlanda do Norte é bem conhecida por sua Guerra Civil (The Troubles), entre católicos e protestantes. Esse conflito se estendeu quase que por todo o século XX, até 1998 quando o primeiro ministro britânico e o presidente irlandês assinaram o Good Friday Agreement. Nessa época Belfast era uma cidade proscrita para turistas, contrastando com a atual “segurança” do país. 

O clima em Belfast e em toda a Irlanda do Norte não é o mais apreciado pelos turistas, pois as chuvas são constantes, chegando a chover significativamente em pelo menos 200 dias no ano. A temperatura máxima no verão não costuma passar de 19°C no verão e 8°C no inverno, apesar do frio não costuma nevar em Belfast por sua localização costeira. Outro aspecto importante é que pela sua alta latitude, Belfast tem dias muito curtos no inverno e tardes mais do que longas no verão. 

Principais atrações de Belfast:

City Hall

City Hall

O principal edifício da cidade foi construído em 1906 após Belfast ganhar o título de cidade em 1888, pela rainha Victoria. O City Hall não poderia ficar em outra localização senão bem no centro da cidade, mais precisamente na Donegall Square.      Essa prefeitura também funciona como um museu no seu primeiro andar, que é aberto ao público que deseja saber um pouco sobre a história da cidade. Para subir ao segundo andar é necessário estar acompanhado de um guia, mas fique tranquilo que passeio guiado é gratuito. Para completar, nos fundos da prefeitura existe um pequeno memorial para as vítimas do naufrágio do Titanic. 

Peace Walls

Peace Walls

As Peace Walls um dia já dividiram as partes católicas e protestantes da cidade, principalmente durante as noites, quandos seus portões eram fechados para evitar conflitos e bombardeios. Apesar de se chamarem Peace Walls, por 30 anos aqueles muros não viram muitos dias de paz, hoje eles são cobertos por pinturas e grafites. Muitos dos que passam por ali escrevem mensagem de paz no muros.

Ainda é possível ver a diferença entre o lado Unionista (protestantes), com bandeiras do Reino Unido e homenagens à rainha e o lado Republicano (católicos) com homenagens a Mandela e apoios a separações da Catalunia e Palestina. Apesar de hoje em dia ser considerado uma parte segura da cidade, andar próximo das Peace Walls não é a melhor das experiências, a sensação é que você vai abordado a qualquer momento, principalmente por não ter muito movimento nas ruas. Muitos moradores ainda acham que o muro é necessário para a manutenção da paz na cidade. 

Crumlin Road Gaol

Crumlin Road Gaol

A prisão mais famosa do país, por ter encarcerado muitos prisioneiros da época do The Troubles, principalmente católicos. Ela funcionou de 1846 até 2006 e desde 2012 funciona como um museu ao estilo Alcatraz. A semelhança com Alcatraz é que a prisão era de segurança máxima e poucos casos de fuga ocorreram. Ao contrário da prisão norte-americana em Belfast ocorriam varias execuções até o ano de 1961. Um fato interessante é que a prisão tinha uma passagem subterrânea para o tribunal do outro lado da rua, para evitar possíveis atentados. Crumlin Road Gaol é um dos melhores passeios de Belfast, no entanto o clima sombrio e um lugar onde a morte esteve muito presente pode desagradar algumas pessoas.

St Anne’s Cathedral

Conhecida como catedral de Belfast, ela foi construída no final do século XIX e início do século XX. Essa igreja anglicana teve sua fachada oeste reconstruída em 1924 em homenagem aos nativos mortos na Primeira Guerra Mundial. Mais recentemente, em 2007, um moderno pináculo de 40 metros foi instalado.

St. Anne’s Cathedral

Albert Memorial Clock

Em frente à Queens Square fica esse símbolo de Belfast, na verdade nada mais é do que um relógio em uma torre que foi construída em 1869. O nome Albert Memorial se deu pela competição para se construir um memorial para o Príncipe Console Albert, marido da rainha Victoria. Apesar de ser fechado para visitação, a torre possui um enorme sino de duas toneladas.

Albert Memorial Clock

Titanic Belfast

O melhor museu de Belfast, não podia ser outro que a não ser o que homenageia o Titanic, que é o nativo da cidade mais conhecido no mundo. Essa atração já ganhou um post exclusivo, para ver clique aqui.

Titanic Belfast

Outras atrações:

Big Fish: Escultura de um peixe feito com mosaicos de cerâmica.

CS Lewis Square: Praça em homenagem ao criador das Crônicas de Nárnia.  

Grand Opera House: Bela construção próxima ao City Hall.

St. George’s Market: Mercado gastronômico que funciona nos finais de semana.

Ulster Museum: Pouco afastado do centro, conta a história da Irlanda do Norte.

Victoria Square: Principal praça de Belfast, local para compras.

Waterfront: Área revitalizada na beira do rio, ótima para uma boa caminhada.

Belfast está bem longe de ser Dublin, mas essa pequena capital também tem suas atrações, que em sua maior parte podem ser vistas em 1-2 dias sem grande correria. Belfast está longe de ser o ponto alto da sua viagem, mas pode ser um bom complemento para quem vai a Irlanda ou deseja conhecer a Giant’s Causeway. 

Verdades:

            – Ir apenas para Belfast não vale a viagem.

            – Não deixe de ir no Crumlin Road Gaol e no Titanic Belfast, o resto pode ficar pra próxima.

            – A última coisa que você vai sentir em Peace Walls é paz, fique atento.

            – Não passe mais que dois dias em Belfast.

            – Se tiver que escolher entre Belfast e Giant’s Causeway, escolha a segunda opção.

Extras:

            – Os melhores pubs da cidade ficam no Cathedral Quarter, a área mais agitada nas noites de Belfast. Se quiser algo com menos turistas e mais pessoas locais, vá até os pubs de Bradbury Place. 

Para saber mais sobre o Titanic Belfast, clique aqui.

Para saber sobre a Giant’s Causeway, clique aqui.

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.