Valparaíso e Viña del Mar – Chile

O passeio partindo de Santiago para o litoral chileno é um dos mais clássicos e recomendados da capital. As cidades de Viña del Mar e Valparaíso ficam apenas 130 km de Santiago e são as mais importantes de todo litoral chileno. As duas cidades ficam na região de Valparaíso e é difícil dizer onde uma começa e outra termina, a não ser pela grande diferença arquitetônica entre elas. 

Como na maioria dos passeios existem pelo menos três formas de conhecer o litoral saindo de Santiago, sua escolha vai ficar entre comodidade e economia. A primeira opção é alugar um carro e ir por conta própria, é a opção mais cara, porém com uma enorme comodidade com relação ao tempo que quer desfrutar cada lugar. Existe a opção mais barata que é ir de ônibus, sendo até fácil já que os ônibus saem a cada 15 minutos de Santiago com destino a uma das duas cidades litorâneas. Para se locomover lá a grande vantagem é o metrô que liga Valparaíso à Viña del Mar. 

A terceira e mais cômoda maneira é pegar um tour guiado, onde você não vai precisar se preocupar em dirigir, apenas sair e entrar na Van quando solicitado. Essa maneira tem seus pontos positivos, como conhecer um pouco mais de cada local com o guia, porém os pontos negativos como o pinga-pinga para pegar e deixar os outros passageiros nos incomodam bastante. Lembrando que é extremamente plausível conhecer as duas cidades em um dia, mesmo que você não vá em um tour guiado. A viagem não dura duas horas a partir de Santiago, o segredo é claro, sair cedo.

O clima nessa parte do litoral chileno é temperado com estações bem definidas, mas não é incomum encontrar mais de uma estação do ano em um só dia. Durante o verão os dias são quentes mas a água continua fria, espantando os que não toleram o frio do gelado Pacífico. No inverno a região fica mais tranquila, ideal para quem não pensa em pegar praia, apenas apreciar a paisagem. Mesmo com sol se prepare para um vento frio.

A maioria dos pontos turísticos fica em Valparaíso, então reserve mais tempo para ela. Viña acaba ficando mais com a parte praieira do passeio. Vamos às atrações:

Valparaíso

Essa cidade fundada três anos após Santiago, em 1544, tem sua história toda ligada com a atividade portuária. Sendo ainda hoje é o porto mais importante do Chile. A faixa próxima ao mar era tão estreita que as casas começaram a ter que ocupar os 43 morros da região, deixando a paisagem até hoje pitoresca, levando ao título de Patrimônio Mundial da UNESCO. Além dos morros e praças a cidade é conhecida pelos seus grafites.

Porto de Valparaiso

Praça Sotomayor e Porto

Esse é o primeiro destino para quem chega na cidade, onde fica a parte histórica e o famoso porto. Feirinha com souvenires são comuns por ali e passeios de barco também são oferecidos para quem tem mais tempo.

Vista do Passo

Paseo 21 de Mayo e Museu Marítimo Nacional

No Paseo 21 de Mayo fica a melhor vista da cidade, é só seguir para o antigo coreto e olhar em direção ao porto. Bem próximo fica o Museu Marítimo mais importante do Chile, que conta a história Naval que foi e é tão importante para o país. Tudo isso fica no Cerro Artilleria. 

La Sebastiana

La Sebastiana

Uma das heranças de Pablo Neruda para o chile, essa é uma das suas 3 casas que hoje servem como museu. Esse aqui é um dos pontos turísticos mais procurados em Valparaíso, então o segredo é chegar o mais cedo possível para evitar aquela chata aglomeração. Além de toda história dentro da casa, a vista de Valparaíso é invejável. 

Cerro Concepción e Grafites

Nesse morro que é uma das partes mais antigas da cidade, as casas antigas e vielas antes abandonadas ganharam cores com os Grafites e viraram uma das atrações preferidas para quem visita Valparaíso. Vale a pena o sobe e desce para se surpreender com os grafites da cidade.

Grafites

Viña de Mar

O contraste de Valparaíso com Viña del Mar não poderia ser maior, enquanto a primeira preza pela história, a segunda é movida pela modernidade. Enquanto uma tem morros a outra é plana. Enquanto uma o desorganizado é a regra a outra é impecável. 

Relógio de Flores

O ponto mais conhecido de Viña del Mar não é a praia e sim esse relógio, e ele não poderia ser diferente, já que Viña é conhecida como Cidade Jardim. Como você deve imaginar, as fotos por lá são bem disputadas, não esqueça de observar a perfeição que são aparados os jardins para que os ponteiros do relógio não colidam com nada. 

Relógio das Flores

Castillo Wulff

Um castelo de estilo europeu construído em 1906 por Gustavo Wulff se destaca com a arquitetura da cidade. Além disso ele fica junto ao mar, mesmo que não queira entrar em suas salas           que funcionam como uma espécie de museu, o lado de fora já vale a visita.

Museu Fonck e Moai

O museu é de arqueologia e história e sua maior atração fica na sua frente, fazendo com que a maioria das pessoas nem entrem nele. Essa atração não é nada mais nada menos do que um Moai diretamente de Rapa Nui (Ilha de Páscoa). Se você não quiser ir até a remota ilha, essa é a opção para ver um Moai.

Praias

– Playa Acapulco y El Sol: as mais cheias, destaque para Muelle Vergara, um píer avançando sobre o oceano.

– Playa Blanca: a mais bonita de todas, apesar de seu mar violento, a paisagem é a mais desejada.

– Playa del Desporte: o normal aqui não é pegar uma praia e sim praticar esportes nas suas quadras.

– Playa Reñaca: maior e mais famosa, fica bem cheia no horário do pôr-do-sol. 

Valparaíso e Viña del Mar nos surpreendeu de uma forma positiva que não esperávamos. Fomos para o passeio com a pior das expectativas, esperando mais uma pegadinha para turista nesse mundo, mas muito pelo contrário. Os passeios guiados inclusive ajudam a ser uma viagem mais enxuta e sem perda de tempo. Se tiver um dia sobrando em Santiago, considere visitar o litoral.

Escalera de Piano

Verdades:

            – É proibido beber bebidas alcoólicas nas ruas da cidade.

            – O frio é o normal no litoral.

            – O passeio é cansativo para um dia, mas desnecessário para dois dias.

            – Para quem tem dificuldade em outras línguas, é fácil achar passeios com guias brasileiros.

– Todos os Moais deveriam ficar em Ilha de Páscoa.

Extras:

            – Se tiver com tempo, conheça um dos funiculares de Valparaíso.

            – O Festival Internacional de Viña del Mar é um festival de música realizado desde 1960 e um dos mais importantes da América Latina. Ele ocorre no famoso parque Quinta Vergara sempre no final de fevereiro.

Para mais posts sobre o Chile, clique aqui.

Para saber mais sobre Santiago, clique aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.