Riviera Francesa ou Cote D’Azur é a região litoral sul da França próximo à Itália, se estendendo desde a cidade de Cassis até a cidade de Menton. É banhada pelo Mar Mediterrâneo e tem esse nome literalmente pela água azul que é vista em sua costa, quem batizou a região dessa maneira foi o escritor Stéphen Liégeard em 1887.

Sinônimo de fama, glamour e ostentação, a Riviera Francesa começou a ganhar importância quando grandes artistas como Picasso, Matisse e Chagall se mudaram para a região. Criando uma tradição de grandes artistas e bilionários habitarem a região. Um dos grandes motivos para esse êxodo é o clima de Cote D’Azur ser bem mais ameno do que o da maior parte da Europa, sendo um dos destinos de férias preferidos entre os europeus durante o inverno.

Apesar do clima mais ameno a temperatura média anual ainda fica da casa dos 16 graus Celsius. Se você realmente quer pegar uma temporada de praia o recomendado é ir durante o verão. Vale lembrar que a Riviera Francesa recebe grandes eventos principalmente no primeiro semestre do ano, tais como: Carnaval de Nice (fevereiro), Monte-Carlo Masters (abril-maio), GP Mônaco (maio), Festival de Cinema de Cannes (maio), Festival de Jazz em Nice (julho).

As opções para chegar na Riviera são as mais variadas, sendo a mais fácil de avião, sempre pelo aeroporto de Nice, que oferece voos para diferentes cidades na Europa e algumas grandes cidades pelo mundo. Existe também a opção do trem, muito fácil principalmente se seu destino ou partida for Paris.

Como nosso tempo geralmente é mais curto do que gostaríamos, aqui listaremos as cidades mais importantes e que devem ser visitadas entre Cannes e o Principado de Mônaco, a região a oeste de Cannes ficou para uma próxima viagem.

Cannes (32km de Nice)
Conhecida mundialmente por receber o um dos mais importantes festivais de cinema do mundo. Todo ano, no mês de maio, Cannes se enche de artistas famosos, lotando a cidade e todo a região da Riviera Francesa. Mas se você acha que Cannes se resume ao seu Palácio dos Festivais, está muito enganado, essa simpática e cara cidade tem um belo calçadão e uma das praias mais famosas do mundo, a Croisette.

Antibes (22km de Nice)
O centro histórico de Antibes é imperdível, com suas ruelas e muro à beira mar. Não se esqueça de visitar o Castelo Grimaldi, que foi residência de Picasso e hoje é um museu dedicado ao pintor com suas obras do período em que morou na região. Um tesouro escondido é a trilha do Tire-Poil que percorre as falésias beirando o mar por mais de 3 quilômetros.

Nice
A maior cidade e “capital” da Riviera Francesa, uma das cidades mais agradáveis da França. Nice é a melhor base que pode ser estabelecida em Cote D’Azur, as opções de hotéis são maiores o que acaba baixando um pouco o preço comparando com as outras pequenas cidades. Para saber mais sobre Nice, clique aqui e acesso o post sobre a cidade.

Villefranche-sur-mer (8km de Nice)
Essa pequena cidade é uma das mais bonitas de toda Costa Azul, ganhou fama mundial por conter a casa mais cara do mundo. Abriga a praia de Merinières também uma das mais bonitas da costa, vale a pena no mínimo observar a cidade no alto do mirante ao lado da rodovia.

Èze (12km de Nice)
Um vilarejo dentro de um castelo que fica a 400 metros de altitude do mar na Riviera Francesa não poderia ser menos do que imperdível. A grande atração é o Jardin Exotique d’Èze com a melhor vista para o mar.

Mônaco (21km de Nice)
O segundo menor país do mundo, residência de bilionários do mundo todo e que abriga o circuito mais famoso do mundo já seria motivos suficiente para uma visita. Juntando tudo isso com o fato da cidade ter apenas 2km quadrados, que podem ser facilmente percorridos caminhando, poderia ser melhor? Para saber mais sobre Mônaco, clique aqui.

Outras cidades:
– Grasse: a capital mundial dos perfumes, não fica na costa mas pode vale a visita.
– Saint-Paul de Vence: pequena cidade murada nas montanhas da Riviera.
– Roquebrune-Cap-Martin: a melhor vista de Mônaco fica no castelo Roquebrune.
– Menton: quase na fronteira com a Itália, famosa pela Festa do Limão.
As opções na Riviera Francesa com certeza não são poucas, seria possível passar umas férias inteira e ainda não aproveitar tudo. Porém como tempo é algo escasso, em 4 dias é possível ver a maior parte das atrações, mas sem relaxar muito.

Apesar de ser uma das regiões mais caras da França visitar a Riviera não te deixa com a sensação de desperdício de dinheiro. Se você não está pensando em pegar praia, tente épocas menos turísticas e você não terá dúvidas de que vale a pena conhecer a famosa Cote D’Azur.

Verdades:
– As praias não são bonitas, mas a vista do mar pode compensar.
– Estacionar é um grande e caro problema.
– Passagens de avião podem estar mais baratas do que as de trem, sempre verifique antes de comprar.
-Nunca leve em conta somente a distância, o trânsito na Riviera Francesa pode atrasar muito a sua viagem.

Extras:
– Para mais posts sobre a França, clique aqui.
– Para ver o post sobre Nice, clique aqui.
– Para ver o post sobre Mônaco, clique aqui.
