A Califórnia não é conhecida somente por suas praias paradisíacas e megalópoles como Los Angeles e San Francisco, esse estado também tem outra grande riqueza, que são os seus vinhos. Para quem nunca ouviu falar, os Vales de Napa e Sonoma já ganharam reconhecimento mundial por darem origem aos melhores vinhos do mundo. Alguns deles já desbancaram a hegemonia dos países europeus em prêmios de qualidade.
Os condados de Napa e Sonoma ficam há uma hora ao norte de San Francisco. Apesar de Sonoma ser três vezes maior que Napa, o último que é o mais conhecido entre os estrangeiros. Isso principalmente por uma questão de marketing do que propriamente um local de vinhos melhores que o outro. Os dois condados ficam entre três cadeias de montanhas e são banhados pelos rios Napa e Rússia.

O solo da região é rico em argila, pedras e outros componentes vulcânicos, ideais para produção de uvas. Não dá para esquecer que lá também está a falha de San Andreas e a atividade sísmica não é incomum.

Sonoma foi oficialmente fundada em 1823 pelo padre José Altamira, como Missão de San Francisco Solano de Sonoma. Em 1933 foi construído um forte, para o controle militar da região, porém em 1846 ainda em poder mexicano, ocorreu uma rebelião e foi criada a República de Sonoma. Posteriormente em 1850 Sonoma foi integrada aos Estados Unidos. Já Napa foi fundada em 1947 pelo agricultor Nathan Coombs, também sendo incorporada aos Estados Unidos em 1850.

A primeira vinícola da região foi fundada em 1857, a Buena Vista Winery, por August Haraszthy. Nos anos seguintes várias vinícolas começaram a ser abertas nas cinco cidades dos vales e em pouco tempo a região se tornou o principal produtor de vinho do país.

As primeiras uvas a serem produzidas na região foram as Zinfandel, atualmente a Cabernet Sauvignon representa mais da metade da produção. Vale destacar outras uvas como Pinot Noir, Merlot, Malbec, Syrah, Chardonnay, entre outras.

A melhor época para visitar as vinícolas é durante a primavera, onde está tudo muito verde e bonito. Durante o verão continua tudo muito bonito, porém o calor pode ser insuportável e as vinícolas são bem mais cheias que o habitual. Durante o outono é época de produção (a colheita é em Agosto) e o inverno é a estação mais calma e com o cenário menos amigável.

Existem várias formas para se conhecer as vinícolas, principalmente saindo de San Francisco. Há quem opte por alugar um carro e explorar os vales, mas vale lembrar que nos Estados Unidos não é permitido dirigir após ingestão alcóolica. O jeito mais fácil é contratar um passeio saindo de San Francisco ou mesmo de Napa e Sonoma, essa com certeza é uma opção mais turística, porém na maioria das empresas existe a opção de “VIP” tour, onde você pode degustar mais vinhos que o proposto no pacote normal e até vinhos melhores. Passeios privados também estão disponíveis, com um custo bem mais alto.

Dicas de Vinícolas na região de Napa e Sonoma:
– Benzinger (Sonoma)
– Beringer (Napa)
– Chateau Montelena (Napa)
– Chateau St. Jean (Sonoma)
– Cline Celars (Sonoma)
– Robert Mondavi (Napa)
– Sebastiani (Sonoma)
– Sterling (Napa)

As opções são quase infinitas, é difícil falar uma melhor ou pior, até porque depende muito do seu gosto e principalmente gosto por vinhos. Mas mesmo que você não seja o maior degustador de vinhos, você deve considerar a experiência de conhecer algumas vinícolas na Califórnia. É uma das principais coisas que se tem para fazer em San Francisco. Para quem gosta de vinhos, o ideal seria ficar pelo menos três dias na região, visitando as vinícolas. De qualquer forma não visite mais que três ou quatro vinícolas por dia, pois você não conseguirá aproveitar o que elas têm de melhor.

Verdades:
– O vinho californiano vai te surpreender.
– Qualquer época é boa para conhecer as vinícolas.
– Conheça um pouco da história de Sonoma e visite a parte antiga da cidade.
– A intenção das degustações é degustar e não ficar alcoolizado.
– Não arrisque, não dirija seu próprio carro (alugado) até as vinícolas.

Extras:
– Outro passeio que pode ser interessante na região é o Wine Train, que transita entre as cidades de Napa e Saint Helena, passando por várias vinícolas. São ofertados dois passeios diários que oferecem almoço ou janta.
– Napa Valley é uma das melhores regiões no mundo para fazer passeio de balão. Dependendo do local é possível ver a falha de San Andreas.
– Para mais posts sobre a Califórnia, clique aqui.
– Para mais posts sobre os Estados Unidos, clique aqui.