Mesquita Sheikh Zayed – Abu Dhabi

A Grande Mesquita de Sheik Zayed foi construída de 1996 até 2007, com projeto do arquiteto sírio Yousef Abdelky. A mesquita não é grande apenas no nome, pois ela cobre uma enorme área de 12 hectares, tendo uma dimensão de 290 por 420 metros. Com todo esse tamanho, o local tem capacidade para abrigar 41 000 pessoas, sendo 7000 somente no salão de oração principal.

Minaretes e abóbodas

Essa mesquita é a maior dos Emirados Árabes Unidos e fica localizada na sua capital, Abu Dhabi. Já de longe é possível ver os 82 domos e os quatro minaretes nos cantos da mesquita, que se erguem a 107 metros de altura. Toda a imensidão da mesquita também está no seu pátio que tem o maior mosaico de mármore (trazido da Macedônia) do mundo, com 17.400 metros quadrados. 

Mosaico de mármore

A mesquita foi construída dentro de vários estilos islâmicos como Mameluco, Otomano e Fatímida. No salão principal também é o maior já fabricado pelas companhias de carpetes iranianas, com 5.627 metros quadrados e 35 toneladas. O tapete tem 2.268.000.000 nós, que levaram dois anos para ser concluído por mais de 1200 atadores de tapete.

Lustre e tapete

Dentro da mesquita ficam sete imensos lustres importados da Alemanha, com milhões de cristais Swarovski encrustrados. O maior deles tem 10 metros de comprimento por 15 de altura. O luxo do local não para por aí, as colunas de mármore têm pedaços de madrepérola incrustrados, além de ouro 24 quilates. No total a obra custou mais de 500 milhões de dólares americanos.

Ouro 24 quilates nas colunas

É possível fazer a visita por conta própria ou com um dos guias que são oferecidos no local. Vale lembrar que a maioria das mesquitas nos países árabes não são abertas ao publico como esta. Na verdade a Mesquita de Sheik Zayed tem uma boa estrutura para turistas, incluindo empréstimo gratuito de trajes para entrar no local segundo as restrições impostas. As mulheres não podem usar roupas apertadas ou curtas, braços e ombros não podem estar expostos, a cabeça e cabelos também devem ser cobertos.

Lustres da mesquita

A entrada na mesquita é gratuita, e horário de visitação diário é das 9:00 às 22:00, com exceção das sextas feiras onde o horário é das 16:30 às 22:00, pois sextas pela manhã o horário é exclusivo para fiéis. 

Aglomeração da entrada do salão

O jeito mais fácil para chegar na mesquita é de carro, pois fica a 20 minutos do centro de Abu Dhabi. Porém se você não estiver com um carro alugado, é possível visitar de uber, táxi ou ônibus. Não se preocupe com estacionamento, a mesquita tem o seu próprio que é bem grande.

Muitos fiéis e turistas

Depois de estacionar você terá que passar pela checagem de segurança e se não estiver com roupas adequadas será encaminhado para o setor de empréstimo de vestimentas para se vestir conforme as regras. 

Sheik Zayed Mosque é a oitava (dependendo da fonte) maior mesquita do mundo e recebe quase 5 milhões de visitantes por ano. Como tudo nos Emirados Árabes, a construção é impressionante e grandiosa, é uma visita obrigatória para quem vai até Abu Dhabi e deve ser considerada mesmo para quem não pretende sair de Dubai.

Não é possível andar sobre o mosaico

Verdades:

– Lembrando que para entrar na mesquita é obrigatório retirar os calçados.

– Siga as orientações do código de vestimenta, é melhor respeitar a cultura da religião local ou então escolha não entrar na mesquita.

– Para os casais, evite tocar um no outro durante sua visita, andar próximo é algo comum, mas apenas isso.

– Durante o Ramadã os horários são mais restritos, informe-se para não perder a viagem.

Incrível de muitos ângulos

Extras:

            – O melhor horário para a visita é no final da tarde, com a possibilidade de ver a mesquita ainda durante o dia e depois iluminada durante a noite.

– Quem foi Sheik Zayed?  O Sheik Zayed bin al Nahyan foi o principal arquiteto dos sete Emirados Árabes Unidos, foi governante de Abu Dhabi e presidente da união de emirados por mais de 30 anos. Foi o líder de Abu Dhabi após ter sido descoberto petróleo na região e acreditava que somente com a união dos emirados vizinhos seria possível o desenvolvimento da região. Não foi à toa que foi eleito o primeiro presidente dos EAU. 

– Para outras postagens sobre os Emirados Árabes Unidos, clique aqui.

Sheik Zayed Mosque ao anoitecer

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.