Roma – Itália

Roma não é somente a capital da Itália como também uma das cidades mais populosas da União Européia, com quase 3 milhões de habitantes (sem contar a região metropolitana). A cidade é cortada pelo rio Tibre e fica no centro-oeste da península itálica. 

Monumento em Roma

O nome Roma, como diz a tradição, foi derivado de seu primeiro rei Rômulo, porém, vários historiadores tem diferentes hipóteses. Uma delas é que o nome Rômulo veio como derivado de Roma e não ao contrário. Outras hipóteses é que o nome pode ter vindo de uma língua, porém Roma tem diferentes significados em latim, etrusco e grego e todos combinando com a rica história da cidade.

Coliseu

Por falar em história, isso realmente não falta em Roma. Existem evidências de ocupação humana há pelo menos 14 000 anos. E apesar de toda a lenda de Rômulo, historiadores sugerem que Roma foi se formando devido a agregação de várias aldeias próximas. Para quem não conhece a lenda de Rômulo e Remo, esses eram irmão gêmeos que foram jogados em um rio e acolhidos por uma loba que os amamentou. Depois de adultos, fundaram a cidade e em uma discussão Rômulo acaba assassinando Remo e nomeia a cidade como Roma.

A Loba com Rômulo e Remo

Roma passou por períodos de Reinado, República e Império, que teve seu auge no século III, quando governava a maior parte do mundo conhecido na época. Depois das invasões bárbaras, a cidade iniciou seu declínio. Mas antes disso ainda contou com um importante movimento Renascentista ao lado da cidade de Florença.

Panteão

Deixando um pouco a história de lado, Roma é caracterizado pelo clima mediterrâneo. Com invernos úmidos e amenos, além de verões secos e quentes. O verão pode ser bem quente, mas o inverno não costuma ter temperaturas negativas, a neve é comum anualmente, mas sem acúmulo. A cidade conta com três aeroportos, inclusive com voo direto para o Brasil, além de uma malha ferroviária absurda, ligando diferentes cidades da Itália. Vejamos as principais atrações da cidade.

Praça de São Pedro

Vaticano

Roma é a única cidade que tem um país inteiro dentro dos seus limites, esse país obviamente é a Cidade do Vaticano. O primeiro lugar que você não pode deixar de ir em Roma, se for pra escolher apenas um lugar escolha o Vaticano. Além da Praça e da Basílica de São Pedro, não esqueça dos Museus do Vaticano, principalmente da Capela Cistina. É tanta coisa pra ver que já fizemos um post só sobre o Vaticano, clique aqui para ver.

Foro Romano

Coliseu e Foro Romano

Mais um lugar imperdível em Roma, o Coliseu não dá pra esquecer que é uma das sete maravilhas do mundo moderno. Apesar das filas, vale bastante a pena o passeio, principalmente agora que já está todo reformado e com visita nos três níveis. Já o foro romano vale muito pela história, andar naquele lugar quase sagrado, porém como já falamos nesse post, lá dos primórdios do blog, sobrou pouca coisa concreta para ver. A maior parte fica na sua imaginação.

Fontana di Trevi sempre lotada

Fontana di Trevi

A fonte na verdade é o encontro de três principais aquedutos que abasteciam Roma na antiguidade. A fonte atual foi erguida no século XVIII, com 20 metros de comprimento e 26 metros de altura. Diz a lenda que se você jogar uma moeda de costas para a fonte, seu retorno está garantido, mas tem que jogar com a mão direita por cima do ombro esquerdo.

Fontana di Trevi a noite

Castelo Sant’Angelo

Esse “Castelo” foi construído no século II e já serviu primeiramente como Forte, depois como Prisão e posteriormente como Refúgio para os Papas. Hoje em dia ele funciona como um museu e é uma das grandes surpresas de Roma. Não tão famoso como outras atrações na cidade, ele pode te surpreender.

Castelo Sant’Angelo

Piazza di Spagna

A Praça fica em uma região bem movimentada e tem esse nome por causa da Embaixada da Espanha que fica por lá. A praça ficou famosas pelo seu por do sol, quando as pessoas sentam nas escadarias para apreciá-lo.

Escadaria da Piazza di Spagna

Panteão

Se você já viu fotos de uma imensa construção com uma enorme cúpula vazada, esse lugar é o Panteão. A construção original foi feita no século I, com a característica de não ter nenhuma janela, o sol entra direto pela cúpula. É uma das construções mais bem conservadas de toda a Roma.

Panteão

Piazza Navona

Outra praça bem movimentada na cidade, essa ficava no local do Circus Agonalis. Ela conta com pelo menos três fontes, com diferentes simbolismos. Outro destaque é a Igreja Sant’Agnese in Agone.

Piazza Navona

Piazza Venezia e  Piazza del Campidoglio 

Mais uma praça e talvez a mais importante é a Venezia, que abriga o Palácio Veneza, que já foi residência papal e hoje em dia é um museu bem bacana. Em direção ao Monte Capitólio fica o Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II. A outra praça, a do Campidoglio teve projeto de Michelangelo e abriga vários museus com obras importantes.

Piazza del Campidoglio

Roma é uma cidade que tem que estar na lista de qualquer pessoa que goste de viajar ou que goste de história. Nesta cidade você não vai andar mais que três quadras sem ver algo histórico. Se for para ver tudo, você precisaria de mais de uma semana para conhecer a cidade, mas para quem não tem todo esse tempo 3-4 dias são o suficiente.

Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II

Verdades:

– O Vaticano é um absurdo de ostentação.

– O Foro Romano é uma decepção, diferentemente do Coliseu.

– Fontana di Trevi deve ser o maior encontro de mal-educados do mundo, para conseguir jogar a sua moeda você terá que se acotovelar por vários minutos. 

– Não deixe de ir no Castelo Sant’Angelo.

– O melhor jeito de curtir a cidade é nas praças observando o ritmo da cidade e comendo uma boa massa italiana.

– Os italianos não são as pessoas mais educadas da Europa.

Rio Tibre

Extras:

– Pra quem quer ver o papa ele costuma aparecer nas quartas-feiras.

– Tente comprar ingressos antecipados para as principais atrações, pois as filas podem comer seu dia rapidamente.

Para outros Posts sobre a Itália clique aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.