Dublin é a capital da Irlanda, fica na costa leste do país e tem mais de 500 mil habitantes. O nome Dublin vem da palavra irlandesa Dubhlinn, que significa Lago Negro, em analogia a “piscina” formada pelo encontro dos rios Liffey e Podle. Dublin existe pelo menos desde 140 d.C., mas foi após o século X, com o crescimento dos assentamentos vikings que a cidade se desenvolveu.

Dublin é uma das cidades com o maior poder de compra e renda pessoal na Europa, o que obviamente ajuda no valor elevado de produtos e acomodação na cidade. Não só importante centro econômico da Irlanda, Dublin tem atraído empresas como Google e Paypal a terem seus hubs europeus na cidade.
A melhor época para visitar Dublin pode não ser um consenso, pois a cidade é considerada chuvosa. Mas se formos comparar com Londres, Dublin tem menos dias chuvosos, além de também ter menos precipitações do que Nova Iorque e Sydney. No verão a temperatura não costuma passar da casa dos 19°C e no inverno não mais que 8°C. Não leve em conta apenas a temperatura na hora de escolher a época do ano, considere também a incidência de luz solar, que no caso de Dublin varia de 9 horas no inverno para até 19 horas no verão.

Não existe voo direto do Brasil para Dublin, então invariavelmente você vai ter que fazer uma escala em outro país, mais facilmente da Europa. O que pode não ser ruim para conhecer mais um país ou fazer aquela segunda visita à uma grande metrópole europeia. Vejamos as melhores atrações de Dublin.

Temple Bar
Temple Bar na verdade é o nome da região mais turística de Dublin que tem como cereja do bolo o pub mais famoso da Irlanda, que leva o mesmo nome. Essa região é a mais fácil para ficar hospedado pela localização central, além do movimento durante todo dia e boa parte da noite.

O Temple Bar funciona desde 1840 e é parada obrigatória para qualquer um tomar um pint de cerveja. O local já sofreu inúmeras expansões e conta com música ao vivo da melhor tradição irlandesa.

Guinness Storehouse
Essa cerveja escura mundialmente famosa é produzida em Dublin há mais de 200 anos. O prédio da Storehouse é de 1904 e já foi a fábrica da cervejaria. Hoje ela conta com sete andares de museu, que são conhecidos em um tour de mais ou menos uma hora. Depois de conhecer todo o processo de fabricação centenário da Guinness, suas propagandas famosas, entre outras coisas você receberá o seu Pint da cerveja no bar que fica no terraço. Apesar de seu um passeio bem turístico, vale a pena ir até o St. James’s Gate Brewery.

Kilmainham Gaol
Esse presídio foi construído em 1796 e era usado para aprisionar revolucionários que lutavam pela independência da Irlanda. Homens, mulheres e crianças ficavam encarcerados e muitas vezes executados na área externa da prisão. É possível visitar a prisão apenas em passeios guiados dada a importância que o prédio tem para a história do país. A prisão foi fechada em 1923 após a opinião pública se revoltar com a execução dos revolucionários e independência ser reconhecida pelo Reino Unido.
Trinity College
Universidade mais antiga da Irlanda, data da época da rainha Elizabeth I no século XVI. O campus tem arquitetura gótica e a maior atração é a biblioteca com suas enormes estantes e um dos livros mais antigos do mundo, Book of Kells ( 800 d.C).
Saint Patrick’s Cathedral
São Patrício é o padroeiro da Irlanda e segundo a tradição levava trevos de três folhas para explicar aos celtas sobre a santíssima trindade. A Igreja foi inaugurada em 1191, e passou por um período como Igreja Anglicana.

Dublin Castle
O castelo de Dublin existe desde 1204, mas o edifício atual foi construído no século XVIII, a não ser a Torre dos Registros que ainda é a original. Foi sede do governo britânico até 1922, hoje ainda pertence ao governo irlandês, porém grande parte funciona como museu.

Old Jameson Destillery
Até 1971, o whisky mais famoso da Irlanda era fabricado nesta destilaria. Hoje em dia o local serve como museu, loja e bar. Apesar de bem menos badalado que o tour da Guinness, o tour pela destilaria é bem bacana. Durante o passeio você vai conhecer a história da destilaria que era familiar e depois a degustação, onde vão tentar te convencer que o whisky irlandês é melhor que o escocês e do que o americano (apesar de todos os vieses, é bem fácil sair convencido).

Christ Church Cathedral
Essa é a Igreja mais antiga de Dublin, foi construída em 1030. Considerada mais importante que a St. Patrick’s por abrigar a cadeira mais importante do arcebispado irlandês. Além da igreja, também é possível visitar o museu da cripta.

É possível conhecer as principais atrações da cidade em dois dias, mas se você quer mergulhar um pouco mais na cultura irlandesa fique uns 4 dias. Apesar de acharmos que se for pra ficar mais de dois dias seria melhor conhecer outras regiões. Dublin é uma cidade tão simpática que facilmente você descobrirá no primeiro dia que não poderia existir uma capital na Irlanda que representasse tanto o país.

Verdades:
– O irlandês também é idioma oficial, mas você vai ver todo mundo falando em inglês mesmo.
– As chuvas em Dublin costumam ser fracas.
– Dublin, barato não é, mas as pessoas ganham muito bem por lá.
– É fácil andar de bicicleta pela cidade.
– É proibido beber bebidas alcoólicas na rua, fique dentro dos pubs, afinal Dublin tem mais de 900 bares.

Extras:
– A melhor época para visitar Dublin e a Irlanda é no dia de São Patrício, comemorado no dia 17 de março. Nessa data ocorre um verdadeiro carnaval irlandês.
Para mais posts sobre a Irlanda, clique aqui.