Moscou – Rússia

Moscou é a sexta maior cidade do mundo e uma das maiores cidades da Europa. Com 12 milhões de habitantes, é a capital e cidade mais populosa da Rússia, além de ser a megacidade mais ao norte no globo terrestre. Moscou, entre tantos outros títulos, é maior polo político, econômico, cientifico e cultural do país. A cidade ganhou seu nome depois do Rio Moscovo (ou Moskva) que corta a cidade e na sua fundação em 1147 era apenas uma vila de pescadores.  

A melhor época para visitar Moscou não é o inverno, pois nessa época a cidade chega a congelantes -25° C. O verão pode não parecer, mas é bem quente, chegando em máximas de 30°C. Com o frio intenso do inverno, apesar da excelente metroviária de Moscou, seus passeios ficarão bem mais limitados. Se tiver que escolher, não pense duas vezes e escolha o verão, pois a média anual de temperaturas em Moscou fica na casa dos 4°C.

Moscou

Não existem voos diretos do Brasil para a Rússia, então obrigatoriamente você terá que fazer uma conexão na Europa ou Oriente Médio. Moscou fica no fuso horário +3GMT, 6 horas adiantado de Brasília, até aí tudo bem, o problema é que a Rússia possui 11 diferentes fusos horários. Se você for viajar dentro do país, se prepare para isso.

Como o de costume, agora vamos citar as principais atrações de Moscou.

Red Square e o Kremlin

Na Praça Vermelha ficam as principais atrações de Moscou, como: Kremlin, Catedral de São Basílio e Mausoléu de Lenin. São tantas atrações que fizemos um post só sobre elas, para ver, clique aqui.

Catedral de São Basílio – Red Square

Parque Zaryadye

Um dos parques mais novos da cidade, foi inaugurado em 2017, seu imponente anfiteatro rouba a cena mesmo de longe, além das pontes flutuantes e os caminhos pelo parque.

Museu dos Cosmonautas

Esse museu é daqueles que não existem muitos parecidos no mundo, então aproveite. Lá são contadas as histórias da época da corrida espacial e como os projetos foram evoluindo. Não deixe de ver o Monumento aos conquistadores do espaço. Com 107 metros de altura.

Catedral do Cristo Salvador

Catedral do Cristo Salvador

A Igreja atual data do ano 2000, porém tudo começou em 1812, quando foi erguida uma catedral para a comemoração da vitória russa sobre Napoleão Bonaparte. Em 1931 foi demolida e virou um palácio soviético, até o fim do regime comunista. Essa gigantesca catedral pode abrigar até 10 mil pessoas no salão principal.

Por dentro da Igreja

Estações de Metrô

As estações de metrô de Moscou são tão bonitas que viraram ponto turístico. Durante a Guerra Mundial, as estações serviam como abrigo já que estavam há muitos metros abaixo do solo. As principais estações são: 

– Mayakovskaya (Маяковская)

– Komsomolskaya (Комсомо́льская)

– Prospekt Mira (Проспект Мира)

– Kievskaya (Ки́евская)

– Dostoyevskaya (Достоевская)

– Novoslobodskaya (Новослободская)

– Park Pobedy (Парк Победы)

– Elektrozavodskaya (Электрозаводская)

– Ploshchad Revolyutsii (Пло́щадь Револю́ции)

Bunker 42

Bunker 42

Um dos museus mais exóticos de Moscou, mas com certeza uma atração que não pode ser perdida. O museu conta a história russa da guerra fria, como foi construído o Bunker, que fica há 20 andares abaixo do solo.

Museu Pushkin

O Museu Pushkin de Belas Artes é um dos mais importantes da Europa, com um acervo de mais de 700 mil obras. O Pushkin é dividido em três prédios, distribuídos em uma enorme área que pode ser bem difícil de ser conhecida em apenas um período do dia.

Parque Gorky

É o Central Park de Moscou, o parque mais importante da cidade e também o mais movimentado. Foi fundado em 1928 e tem diferentes atrações e opções para o lazer.

Teatro Bolshoi

Teatro Bolshoi

O teatro foi criado no século XVIII e sofreu uma grande reforma para recuperação de sua acústica e beleza nos últimos anos. Sua imponência externa fica esquecida com a beleza da parte interna, valendo uma visita mesmo que não seja em dia de espetáculo. Falando em espetáculo, o Teatro Bolshoi é a casa do balé mais famoso do mundo, o Balé Bolshoi, se tiver orçamento e tempo, tente assistir uma apresentação deles.

Galeria Tretyakov

Galeria Tretyakov

Esse Museu é dedicado às artes russas, principalmente do século XX. Obras de Kandinsky e Malevich fazem parte do excelente acervo. Para chegar na galeria, você terá que passar pelo Parque dos Monumentos Caídos.

Passeios de Barco no Rio Moskva

Rio Moskva

Como na maioria das grandes cidades europeias, Moscou também tem passeios de barco que cortam a cidade e passam ao lado de muitas das principais atrações, como o Kremlin, a Catedral de São Basílio e alguns outros. As opções são variadas, das mais simples até luxuosas com restaurantes. O melhor horário para fazer o passeio é no final da tarde, quando as luzes de Moscou começam a acender.

Stálin

Moscou pode não ser tão simpática numa primeira impressão, principalmente para quem está acostumado com as grandes cidades ocidentais. Mas a cidade tem tanta história e é tão cheia de atrações, que o difícil é arranjar tempo para ver tudo com calma. O ideal seriam ficar uns 5 dias por lá, porém com 3 dias já é possível conhecer bastante coisa. 

Verdades:

– Os russos não falam inglês direito, mas quanto a isso eles não estão nem aí, boa sorte!

– Se tiver tempo para ir em apenas uma atração fora da Red Square, escolha o Bunker 42. 

– O ingresso para o Balé Bolshoi é bem caro.

– Tradutor na mão sempre, pois muitos lugares só tem indicações no alfabeto cirílico.

Extras:

– Não esqueça de conhecer a culinária russa, você não pode sair do país sem ter comido um típico strogonoff.

– Se você acha que Moscou é apenas prédios da época da união soviética, está muito enganado. A cidade tem mais de 100 parques e tem uma área verde que ocupa 40% do seu território.

Para mais posts sobre a Rússia, clique aqui.

Para ver o post sobre a Red Square em Moscou, clique aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.