Hobbiton – Nova Zelândia

Hobbiton é um local no centro-norte da Ilha Norte da Nova Zelândia que ficou conhecido a partir dos anos 2000 por ter sido um dos cenários mais carismáticos da Trilogia de filmes “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, baseados nos livros de J.R.R. Tolkien. 

Para quem não faz idéia do que é um Hobbit, eles são seres criados pela mente de J.R.R. Tolkien, que entre tantos outros habitariam o mundo imaginário da “Terra Média”. Eles seriam, segundo Tolkien, bem parecidos com humanos porém com estatura reduzida, não muito mais que 1,20 metro. Eles viveriam em buracos, nas colinas da região do Condado no oeste da “Middle Earth”.

Em 1998, quando o diretor dos filmes Peter Jackson começou a sobrevoar de helicóptero partes da Nova Zelândia, ele conseguiu imaginar “O Condado” nas colinas da fazenda Alexander. Em março de 1999, com a ajuda do exército do país, uma estrada de 1,5 quilômetros foi construída e toda a obra para a construção de Hobbiton começou. 

Apesar de todo o trabalho, Hobbiton ficou desativada após a filmagem da primeira trilogia, sendo reconstruída em 2010 para a filmagem da segunda trilogia. Mas desta vez o set de filmagem foi construído com materiais com duração prolongada e não apenas temporária como da primeira vez. Então “a terra dos Hobbits” virou uma das principais atrações turísticas da Nova Zelândia, com centenas de pessoas visitando diariamente.

É possível chegar à Hobbiton a partir de Auckland (que fica há duas horas), Rotorua (uma hora) ou Wellington (6 horas). Porém a melhor opção é ficar em Matamata ou pernoitar em alguma fazenda familiar nos arredores da atração. O centro da cidade de Matamata fica há 15 quilômetros ou 15 minutos de Hobbiton.

Bolsão

Você não consegue chegar sozinho em Hobbiton, na verdade o ponto de encontro é no “The Shire’s Rest”, de onde partem os ônibus até Hobbiton propriamente dita. Não se preocupe que a viagem de ônibus não dura mais que 10 minutos. No Shire’s Rest fica a bilheteria, além da loja de souvenires e uma lanchonete. Lembre-se que não existe opções de passeias que não sejam guiados em Hobbiton, você pode escolher entre três opções. A primeira é o tour guiado normal, a segunda é a opção com jantar e a terceira seria um tour privativo. 

Não tem como não reconhecer

No tour guiado, chamado de Hobbiton Movie Set Tour, você tem o passeio completo por boa parte dos doze acres do Condado em duas horas, com explicações sobre cada ponto relevante e principalmente pontos com cenas marcantes nos filmes. No final do passeio você conhecerá o Green Dragon Inn, o pub mais movimentado da Nova Zelândia e poderá provar a cerveja dos hobbits. Apesar das saídas serem até de 15 em 15 minutos, é recomendado reservar com antecedência, lembrando que esse passeio custa em média 89 dólares neozelandeses. 

No campo da festa

A opção mais completa, é o Evening Banquet Tour, que inclui um passeio de mais ou menos duas horas por Hobbiton como na outra opção e acaba com um belo banquete ao melhor estilo Hobbit que você pode imaginar. Esse passeio ocorre somente no final da tarde, não ocorre todos os dias e é quase que essencial reservar com antecedência. Depois de comer por mais de uma hora, com sobremesas incluídas, a despedida se dá à luz de lanternas até a entrada do set de filmagens. Esse tour custa na faixa de 199 dólares neozelandeses.

A Árvore da Festa

A opção de tour privativo, custa em torno de 1000 dolares neozelandeses para 6 pessoas e deve ser obrigatoriamente agendado com antecedência. Outra opção para quem habita a região é a de alugar o local para eventos que vão de casamentos até festas corporativas. Existem também festivais durante o ano, sempre verifique o site oficial, assim como, agende seu tour nele.

O Moinho

No passeio em Hobbiton, você caminha pelas trilhas entre os buracos dos Hobbits, no total são 44. Não se anime em entrar em todos eles, pois a maioria nem a porta abre e os que abrem tem no máximo um recinto sem acabamento por detrás da porta. De qualquer forma você pode ver Bag End (Bolsão), a Árvore da festa, o Moinho e é claro o Green Dragon Inn.

Evening Banquet – isso não é nem metade

Hobbiton pode parecer mais um daqueles passeios turísticos que todo mundo faz porque é famoso, mas com certeza não é. Hobbiton é um dos melhores passeios que fizemos na vida e não é exagero. Mesmo que você não seja o maior fã dos Hobbits, não tem como não se encantar com esse local. E se puder, vá no Evening Banquet Tour, além do clima imperdível do jantar, a comida é deliciosa.

Verdades:

– Um terço das pessoas que vão até Hobbiton nunca assistiram os filmes.

– A maioria das tocas dos Hobbits nem abrem a porta e as que abrem não tem mais que um cômodo, as filmagens internas foram realizadas em Wellington.

– Existem diferentes tamanhos  de buracos de Hobbits, para perspectivas e escalas diferentes nas filmagens.

– É difícil arranjar defeitos em Hobbiton.

O Carvalho

Extras:

– O Carvalho que fica acima de Bolsão na verdade é artificial e tem 200.000 folhas pintadas à mão.

– Como o Evening Banquet é o último tour a acontecer no dia, Hobbiton fica “exclusiva” para as pessoas desse passeio. Não esqueça de apreciar o céu estrelado do Condado.     

Pôr do Sol

Para mais posts sobre a Nova Zelândia, clique aqui.     

Um comentário

  1. Victor e Taiana, descobri agora mesmo o vosso site e estou encantado com as vossas viagens e aventuras 🙂 Vou ficar a seguir-vos. Apesar de não ser um fã do universo criativo de Tolkien, a Nova Zelândia é um dos países que mais gostaria de visitar e este sítio em particular, mesmo entrando neste universo criativo, parece ser surreal!
    Um abraço de Portugal!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.