Intrepid Museum – New York City

O museu Intrepid na realidade se chama Intrepid Sea, Air & Space Museum e fica no bairro de West Side, em Nova Iorque, mais especificamente na região conhecida como Hell’s Kitchen. Se você nunca ouviu falar desse museu, mesmo assim é fácil se interessar, pois o museu é o Porta-aviões Intrepid. Esse Porta-aviões foi construído durante a Segunda Guerra Mundial, entre as 24 embarcações do mesmo tipo pela Marinha Norte Americana. 

Correntes das ancoras do Intrepid

A embarcação foi comissionada em agosto de 1943, participando de várias missões no Pacífico, entre elas a provável maior batalha naval da história, a Batalha do Golfo de Leyte. Participou também da Guerra do Vietnam e entre outros feitos notáveis recuperou as cápsulas das missões espaciais Mercury e Gemini. Ficou conhecido pelo apelido de “I” lutador, mas sua história não teve só glórias, o Intrepid foi atingido por quatro kamikazes e outra vez foi alvo de um torpedo, levando o navio a ficar muito tempo nas docas para reparos.

Manhattan ao fundo

Em 1974 o Intrepid foi decomissionado e virou museu oficialmente em 1982, por décadas o Museu Intrepid arrecadou fundos para realizar um restauro no navio e na doca em que estava atracado, que aconteceu finalmente em 2006, sendo reinaugurado em 2008. O Intrepid apareceu em alguns filmes e séries nos últimos 15 anos e serviu como centro de operações do FBI durante os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Growler

O museu fica no píer 86, as margens do Rio Hudson, na direção da rua 46th. É uma boa caminhada da região da Times Square e pode ser que você não se sinta tão seguro pelo caminho. O museu fica aberto durante o ano todo, mas sempre cheque para datas especiais já que o Intrepid é ponto de encontro frequente de veteranos de Guerra.

Hangar dos mísseis no Growler

Vamos à um resumo dos principais pontos do Intrepid:

Submarino Growler

Ainda antes de entrar no porta-aviões, você pode entrar no submarino que fica no lado na outra lateral do píer. O submarino é bem apertado (não poderia ser diferente), mas o fato dele ser o único submarino nuclear aberto para visitação no mundo pode fazer você ter mais vontade de entrar nele. A fila pode ser grande já que é permitida a visita de apenas vinte pessoas simultaneamente.

Concorde

Concorde

Não é todo dia que você pode conhecer o único avião supersônico comercial do mundo. Foram produzidos somente 20 desses aviões europeus, que não chegaram a operar nem por 30 anos. O último vôo do Concorde foi em 2003, encerrando a era dos aviões supersônicos na aviação comercial. Hoje em dia a maioria dos 20 aviões encontram-se em museus, no Intrepid você pode visitar um deles com pintura da British Airways. O Concorde fica no píer e não no navio.

Space Shuttle Pavillion

Enterprise

O ônibus espacial Enterprise está no Museu desde 2011, quando foi inaugurado o Space Shuttle Pavillion. Além do Enterprise, no pavilhão ficam artefatos da corrida espacial e o protótipo da primeira cápsula espacial da NASA. O pavilhão fica no Flight Deck do Intrepid.

Enterprise

Flight Deck

Na parte aberta do museu, onde ficava a plataforma de lançamento do porta-aviões, estão expostos mais de 20 aviões e helicópteros históricos, entre eles:

– MiG-17

– F-8 Crusader

– MiG-21

– F-4 Phantom

– Lockheed A-12

– AV-8C Harrier

– F-14 Tomcat

– F-16 Falcon

Nesse deck ainda fica o hangar da restauração, que atualmente restaura qualquer dos aviões do acervo. Além de todas essas atrações do Flight Deck, olhando ao redor, você tem uma vista incrível da torre do Intrepid e da ilha de Manhattan. 

Lockheed

Outros Decks

No Gallery Deck, ficam as salas de reunião antes das missões e centro de informações do navio. O Hangar Deck é o mais interativo, onde existem vários vídeos, maquetes e simuladores. Já no Third Deck você vai passar por onde habitavam a tripulação e ver como o Intrepid na verdade era uma cidade flutuante.

Dentro do Intrepid

O Intrepid é daqueles museus diferentes que vale a pena a gente conhecer pelo menos uma vez na vida, afinal quem nunca se impressionou com um porta-aviões? Talvez você tenha alguma dificuldade em encaixar no seu roteiro por Nova Iorque, porém com umas 2-3 horas do seu dia você pode visitar o museu e dificilmente se arrependerá.

Hangar Deck

Verdades:

– O Growler tem escotilhas um tanto quanto apertadas para passar de um compartimento ao outro. Outro fator é o cheiro do ambiente não é dos melhores e você acaba ficando “preso” na fila.

– O Concorde é bem legal observar por fora, já por dentro a vista é bem restrita.

– Não se perca e não entre em lugares não autorizados dentro do Intrepid.

– Não visite o museu se estiver em um dia chuvoso, metade dele é ao ar livre.

– O Intrepid não é o único porta-aviões museu do mundo, só nos Estados Unidos existem pelo menos cinco deles, provavelmente ele seja apenas o mais famoso.

Escotilhas do Growler

Extras:

– Se você quiser saber mais sobre Intrepid, converse com os solícitos veteranos que ficam pelo museu. O maior prazer deles é contar histórias.

– Não vá visitar o Intrepid diretamente pela rua 46th, desça umas quadras para ter uma vista lateral do navio e ver sua grandiosidade.

Contadores de histórias

-Para mais posts sobre New York clique aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.