Museu Egípcio – Cairo (Egito)

O Cairo é uma das piores grandes cidades que você pode visitar, o trânsito é caótico e desorganizado, a cidade é suja e fica mais suja a cada quadra que você conhece. Mas inevitavelmente você vai visita-la, nem que seja somente pelas pirâmides. Então se você já viu as pirâmides e cansou de andar de camelo, deixe a preguiça de lado e vá direto para o Museu do Egito. O Museu existe desde 1835, estando no atual prédio desde 1902 e guarda mais de 120.000 itens em seu acervo. O prédio fica bem no centro da cidade, de frente para a famosa praça Tahrir.

A abertura habitual do museu é das 9:00 às 19:00, o ingresso custa cerca de 30 reais, sendo o dobro se você deseja entrar na sala das múmias (você vai querer entrar). Se você estiver visitando a cidade no verão, se prepare para derreter dentro do museu, pois a maior parte dele não tem ar condicionado.

Se programe para passar pelo menos duas horas no museu, apesar de muitos falarem que preferem visitar o museu sem guia, aqui nós discordamos. Muitas das peças não tem sequer identificação, então ou você vai passar batido em objetos relevantes ou você vai perder muitas vezes o dobro do tempo para conhecer o que deseja, isso se estiver com acesso à internet. Com um guia ele vai te mostrar as principais peças do acervo e mais o que você quiser. Além do mais estará ajudando uma família egípcia que depende tanto do turismo.

Principais pontos do Museu:

Fachada do Museu

O prédio onde fica o museu é do período colonial e guarda toda sua beleza desde essa época. Em 2011 durante a primavera árabe o prédio foi saqueado e vários objetos nunca mais foram achados.

Salão Principal

Apesar de obsoleto e com muitos objetos sem identificação, essa é uma das partes mais bonitas dentro do Museu. Provavelmente você ficará tempo apreciando a estátua do casal sentado (Amenhotep III e Tiy).

Tesouros de Tutankhamon

No primeiro andar ficam as relíquias encontradas na tumba desse famoso Faraó. A máscara com o qual foi sepultado é uma das peças mais procuradas no acervo, não é a toa pois ela tem 11 quilos de ouro maciço. Só não espere ver a múmia de Tutankhamon, pois essa fica em Luxor.

Sala das Múmias

Ainda no primeiro andar fica essa galeria que é a preferida por muitos. Essa é uma das únicas partes do museu com ar condicionado e para entrar você deve pagar o ingresso para esse setor. Nessas salas não é permitido fotografar, então você vai ter que guardar as múmias na sua memória e olha que muitas delas estão em ótimo estado de conservação.

O Museu Egípcio do Cairo, como todo mundo já sabe está obsoleto, ainda mais se contarmos com a importância do seu acervo. Com essa situação cada vez piorando, foi dado inicio a construção do Grande Museu Egípcio, que tinha previsão de ser aberto em 2020 (prorrogado devido a pandemia). Esse novo museu vai ficar pertinho das pirâmides de Gizá, o que turisticamente e politicamente é bem interessante, mas a cidade do Cairo pode acabar perdendo bastante do seu movimento turístico que na sua grande maioria vai se encaminhar direto do aeroporto para Gizá.

Antes ficávamos tristes de ver coisas egípcias em museus na Europa e nos Estados Unidos, mas depois de conhecer o Museu Egípcio começamos a pensar um pouco diferente. Esperamos que com a inauguração do Grande Museu o Egito tenha condição de cuidar melhor da sua história. De qualquer forma, enquanto o novo museu não abre, não tem como não ir até o antigo e ver as Relíquias de Tutankhamon e as Múmias.

Verdades:

– O Cairo é mais seguro do que parece.

– O Museu é mais bonito por fora do que por dentro. 

– Na verdade, por dentro ele está caindo aos pedaços. 

– A organização do museu está defasada pelo menos uns 50 anos e limpeza parece que foi feita uma última vez na sua inauguração em 1902.

– O calor dentro do museu é menor do que fora, mas ainda é muito quente.

Extras:

– Se você ainda está pensando em ir para o Cairo, veja nosso post sobre as Pirâmides de Gizá (lá das primeiras semanas do blog), clicando aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.