Istambul – Turquia

Istambul é a maior cidade da Turquia e quarta maior cidade do mundo. Com dois mil e setecentos anos de história, dificilmente você vai achar uma cidade que se compare com Istambul, pois ela já foi dominada pelos gregos, romanos e otomanos. Sendo conhecida como Constantinopla, quando foi a capital do Império Romano do Oriente (Império Bizantino) e do Império Otomano. A cidade também tem uma importância geográfica incalculável pois ocupa as duas margens do Estreito de Bósforo que separa a Europa da Ásia, sendo a única cidade no mundo a ocupar esses dois continentes simultaneamente.

Se hospede em Sultanahmet para ficar mais fácil de conhecer as principais atrações, apesar de ser mais caro, é a melhor opção. Existem outras opções em bons pontos como próximo da praça Taksim, com opções um pouco mais em conta.

Apesar do clima mais ameno que a maioria das cidades da Europa, Istambul tem as quatro estações bem definidas, com um verão bem quente e um inverno frio e chuvoso. Mas a visita nas principais atrações da cidade podem ser feitas durante o ano todo. Como já fizemos um post dedicado apenas à região de Sultanahmet (para ver clique aqui), neste post falaremos sobre atrações fora dessa região. 

Galata Tower

Um dos maiores símbolos de Istambul (fora de Sultanahmet), a torre fica há 140 metros do nível do mar, no alto de uma colina. A torre foi construída para a defesa da cidade, por isso, subindo ela você avistará toda a baía de Istambul. Além disso, também foi usada como prisão e observatório astronômico.

Galata Tower

Praça Taksim

A praça é o centro da Istambul moderna, historicamente importante por ter sido o ponto de distribuição de água da então Constantinopla. 

Grand Bazaar

O Grand Bazaar foi criado no século 15 e até hoje é um dos melhores lugares para compras em Istambul. O mercado tem mais de 5 mil lojas e 60 corredores, além de todas as lojas próximas que não ficam exatamente dentro do Grand Bazaar. Mesmo que você não estiver afim de fazer comprar vale a pena conhecer o histórico mercado, além do mais ele conta também com vários restaurantes e cafés.

Região do Grand Bazar

Mesquita Suleymaniye

Menos famosa e menos frequentada do que a Mesquita azul, mas com certeza não menos bonita. Suas cúpulas com a baía de Istambul ao fundo podem se revelar um dos melhores locais para fotos na cidade.

Mercado Egípcio 

Conhecido como Mercado das Especiarias, é um ótimo local para conhecer temperos exóticos e comidas típicas turcas. Bem mais “organizado” que o Grand Bazaar, suas lojas são padronizadas em dois grandes corredores. 

Estreito de Bósforo

Estreito de Bósforo

O estreito de Bósforo separa os continentes da Europa e da Ásia e une o Mar Negro ao Mar Mediterrâneo. Se quiser pisar em dois continentes numa fração de segundos atravesse a Ponte de Bósforo, mas se quiser um passeio mais demorado faça um cruzeiro pelo canal. Existem cruzeiros de todos os tipos e para todos os bolsos, desde pequenos passeio até passeio com almoço ou durante a noite.

Ponte de Bósforo

Parte Asiática

Pouco explorada pela maioria dos turistas, a parte asiática da cidade mostra uma Istambul diferente. Restaurantes e lojas mais voltadas para o mercado local, além de muitas casas e um apelo turístico bem menor. Para quem tem mais dias na cidade, considere atravessar o Estreito e conhecer o outro lado da cidade.

A cidade de Istambul é tão rica e com tanta história, porém muitas vezes é menosprezada perante outras capitais europeias. Se for ficar menos de dois dias concentre seus esforços em Sultahnamet, mas se sobrar qualquer tempo tente conhecer essas outras atrações da cidade.

Verdades:

  • Istambul não é só Sultanahmet, mas se ainda for sua primeira visita conheça lá primeiro.
  • Pechinche, principalmente se tiver no Grand Bazaar, os turcos são acostumados e gostam disso.
  • Istambul é uma cidade bem mais segura do que você imagina.
  • Não esqueça do Estreito de Bósforo.

Extras:

  • Lembre-se do código de vestuário para entrar nas mesquitas, calças que não sejam apertadas, saias abaixo do joelho, todos devem estar com ombros cobertos e as mulheres devem cobrir os cabelos.
  • Para saber sobre a região de Sultanahmet, clique aqui.
  • Para mais posts sobre a Turquia, clique aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.