Great Ocean Road – Austrália

Great Ocean Road é uma estrada no sudeste australiano,  com 243 quilometros de extensão entre as cidades de Torquay e Allansford. Essa rodovia foi construída entra 1919 e 1932 como uma homenagem aos soldados australianos que morreram na Primeira Guerra Mundial. A Great Ocean Road está na lista de Patrimônios Nacionais da Austrália desde 2011.

London Arch

Essa estrada cênica é uma das grandes atrações turísticas da Austrália e fica numa das regiões conhecida como Surf Coast. O ideal para conhecer a rota com calma são pelo menos dois dias, a distância não é tão grande porém em muitos trechos há limitações de velocidade, o que acaba ficando cansativo para ser feito em um dia. Existem muitos passeios guiados saindo de Melbourne (cerca de 100km de Torquay), mas o ideal é alugar um carro e ter o tempo que você quiser em cada uma das atrações e cidades do percurso.

London Arch

Como já mencionado a rota vai de Torquay até Allansford mas na pratica o trajeto é feito de Torquay até Port Campbell, o que diminui uns 50 km do percurso. Você  também pode optar por fazer o percurso ao contrário ou ir e voltar pela mesma estrada. Nós optamos por uma via mais rápida até próximo de Allansford e voltar pela Great Ocean Road, o planejamento vai ficar mais dependente de onde você vai passar a noite. As opções de estadia não são tão fartas mas existem inúmeros B&B nas proximidades da estrada, além dos hotéis em cidades um pouco maiores.

Principais Pontos de Port Campbell até Torquay:

London Arch

Previamente chamada de London Bridge, até um de seus arcos caírem em 1990, o London Arch é uma das maiores formações da Great Ocean Road. Antes da queda era possível andar por cima do arco. Outras atrações pertinho do London Arch que merecem destaque:

Grotto
  • The Grotto: Uma gruta com uma ótima vista para o mar, desça uma escada de madeira para tirar as melhores fotos.
  • The Arch: Um arco perfeito de 8 metros de altura esculpido pelas ondas, a cor do mar nesse ponto impressiona.
  • Thunder Cave: Uma “caverna” esculpida pela força do mar.
Grotto

Loch Ard Gorge

Se engana quem parte direto pro Twelve Apostles, essa parada tem algumas trilhas que descem até uma surpreendente praia entre os paredões das falésias. Se tiver a sorte de estar em um dia (ou melhor, em um horário) de sol, essa é uma das paisagens mais paradisíacas da Great Ocean Road. Segundo a história, Loch Ard era um navio que naufragou nessa região em 1878 e na praia foram arrastados os dois únicos sobreviventes entre 54 passageiros.

Loch Ard Gorge

Twelve Apostles

Certamente a parte mais famosa de toda Great Ocean Road e um dos cartões postais da Austrália são os Doze Apóstolos. Os apóstolos são formações de calcário, que  foram esculpidas pela erosão do mar e do vento, as mesmas que foram responsáveis por derrubar quatro deles, restando apenas oito até o momento. Mesmo em menor número as formações ainda impressionam, sendo que as maiores delas atingem até 50 metros de altura.

Twelve Apostles ou Eight Apostles?

Atualmente não é possível andar pela praia e entre os Twelve Apostles, foi construída uma passarela onde é possível vê-los de uma distância razoável. Durante o final da tarde as passarelas ficam lotadas de turistas, se só tiver uma oportunidade, tente ir mais cedo. Se tiver com o orçamento em dia, pense em fazer o passeio de helicóptero que chegam bem mais perto e de outros ângulos que as passarelas não podem proporcionar.

Gibson Steps

Gibson Steps

Gibson Steps fica há um quilômetro de caminhada do estacionamento de Twelve Apostles. Existe um pequeno estacionamento muito concorrido e não é possível parar na estrada. Uma escadaria te leva há uma bela praia, que infelizmente estava fechada no horário que fomos, por conta da maré. Essa praia fica bem próxima de Twelve Apostles, do lado onde é possível ver as torres Gog e Magog.

Gog e Magog

Apollo Bay

Apollo Bay é uma pequena cidade muito simpática e ponto de parada de muitos turistas que buscam uma refeição, sua praia não é tão simpática quanto a cidade porém pode ser frequentada. Se tiver com tempo sobrando, suba até o Marriners Lookout e tenha uma bela imagem do porto e da praia.

Praia em Apollo Bay

Kennet River

Pare no estacionamento do Kafe Koala e aproveite para comprar alguma coisa se precisar, porém o Café não é motivo da parada e sim os Coalas em seu habitat natural nas árvores. Olhe para as árvores e logo você vai avistar alguns deles, a parada é bem valida para quem não viu coalas ou quem quer vê-los fora de um zoológico. 

Teddy’s Lookout

É um dos melhores mirantes da Great Ocean Road, onde é possível ver a estrada na beira do mar. Ele fica na cidade de Lorne, que é mais uma opção para fazer uma parada. Para quem gosta de praia, em Lorne você encontrará uma bem tranquila e bonita. Vale lembrar que cangurus são frequentes na região.

Teddy’s Lookout – um dos melhores mirantes da Great Ocean Road

Bells Beach

Uma das praias mais famosas da Austrália, nela é realizada anualmente uma etapa da World Surf League. Apesar de famosa a praia não é das melhores se você não for um surfista, o vento é forte e a faixa de areia não tão convidativa, mas as ondas compensam o resto. Para visitar a praia você terá que descer varias escadarias a partir do estacionamento. No final fica apenas a experiência de ter visto um dos lugares onde os melhores surfistas do mundo competem.

Surfistas em Bells Beach

Torquay

O ponto de partida para a maioria (para nós foi o de chegada), em Torquay fica o interessante Museu do Surf, além de ser um ponto de abastecimento de mantimentos para sua viagem. Também em Torquay ficam vários outlets de marcas famosas entre os surfistas.

A Great Ocean Road é um dos vários pontos imperdíveis da Austrália, não deixe de programar sua visita à Melbourne sem incluir essa rota. Se você já conhece algumas outras rotas cênicas talvez não se impressione tanto assim com a estrada, mas é impossível não achar os pontos de parada incríveis.

Verdades:

  • Na Austrália sempre fique atento para os animais que cruzam a pista, evite dirigir a noite.
  • Não achamos uma explicação, mas existem muitas moscas na região de Twelve Apostles.
  • O trajeto contrário tem bem menos transito que o convencional.
  • Vá ou volte por uma estrada alternativa pelo interior, além de tempo você vai economizar sua energia para o que importa.
Twelve Apostles Sunset

Extras: 

  • Vale a pena pernoitar próximo de Twelve Apostles, e visitá-los no pôr-do-sol e durante o dia.
  • A melhor experiência que você pode ter é ficar em um dos B&B da Great Ocean Road, os anfitriões são muito receptivos e a experiência é melhor que ficar em um hotel.

Para outros posts sobre a Austrália, clique aqui.

Outras estradas cênicas para você conhecer: Big Sur, Icefields Parkway.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.