Preikestolen (Pulpit Rock) – Noruega

Preikestolen ou Prekestolen é uma falésia de 604 metros de desnível no Fiorde de Lyse, na Noruega. A tradução literal de Preikestolen é Púlpito do Pregador ou Púlpito de Rocha, essa incomum formação rochosa plana forma um quadrado de mais ou menos 25 por 25 metros em seu topo. 

A formação não usual dessa falésia foi herança da Era do Gelo, há aproximadamente 10.000 anos, com quebras geométricas como a Rocha do Púlpito ocorrendo com o desgelo. Apesar de ainda existir uma extensa rachadura no platô, estudos geológicos mostram que a rocha não irá quebrar num furuto próximo. 

Uma das rachaduras antes de Pulpit Rock

Por ser a atração dessa região dos fiordes que fica mais próxima de Stavanger (quarta maior cidade da Noruega), a Pulpit Rock recebe facilmente mais de 200.000 visitantes ao ano. Dado esse apelo turístico autoridades norueguesas tentam deixar a trilha cada vez mais acessível. 

Preikestolen vista do fiorde

Então se você pretende visitar Preikestolen o modo mais fácil é partir de Stavanger, que por sua vez conta com vôos diários de Oslo e outras cidades da Europa. Também é possível viajar a partir de Bergen, mas essa cidade fica há de cinco horas de Pulpit Rock, sendo mais viável para quem vai fazer Trolltunga antes de Preikestolen.

Inicio de Preikestolen

A melhor época para realizar a trilha é de Abril a Setembro, quando a temperatura é um pouco mais alta e riscos de nevascas ou chuvas são menores. De qualquer forma o microclima dos fiordes pode ser bem instável e úmido. Apesar do parque estar aberto durante todo o ano, deixe os períodos do inverno para quem tiver bastante experiência ou for profissional.

O tempo é bem instável no fiorde

A trilha tem 3,8 quilômetros cada trecho de ida ou volta. Com certeza é uma das mais fáceis dos fiordes mas isso não quer dizer que qualquer um consegue fazer. É recomendado que se tenha um bom condicionamento físico, alguma experiência em trilhas e equipamentos como: botas, capa de chuva, cantil para água.

Desnível da trilha e outras informações

A previsão é que você leve 4-5 horas para ir e voltar até a Pedra do Púlpito, dependendo basicamente do seu ritmo e tempo que ficará apreciando a Pedra. A elevação da trilha é de 350 metros nos seus quase 4 quilômetros. 

Começa bem fácil

A trilha começa com uma passarela de madeira, dando a falsa impressão que será bem fácil, mas mais adiante a elevação começa e a paisagem rochosa aparece. Apesar disso a trilha é bem marcada com placas e na maioria das vezes com um “T” pintado em vermelho em algumas pedras, devido a isso não há a necessidade de guia.

Se ficar muito tempo sem ver um “T” vermelho, volte

Chegando no final da trilha ela fica bem mais plana, quando você começar a ter belas vistas do Lyse fiorde quer dizer que está chegando no seu objetivo. Chegando na Preikestolen você vai perceber que a melhor vista não é exatamente encima da pedra, na verdade existem duas vistas famosas uma é antes, para tirar a famosa foto de perfil da pedra e a outra é acima, para conseguir ver a formação plana e quadrada. Para avistar o púlpito de cima você terá que escalar alguns metros de rocha, nada muito difícil, porém se tiver medo de altura pode não ser a melhor das sensações.

O fiorde de Lyse

Preikestolen é a trilha mais acessível das famosas trilhas dos fiordes da Noruega e com certeza a trilha que qualquer um (minimamente em forma) tem que pensar em fazer. Se você vai para essa região da Noruega e não gosta de passeios de aventura ou contato com a natureza, talvez seja hora de repensar seu roteiro. Já para os que gostam, fique sabendo que vai faltar dias pro seu roteiro.

Pulpit Rock

Verdades:

  • A entrada no parque é gratuita.
  • Apesar de ser movimentado não existem banheiros ou lanchonetes na trilha, vá preparado.
  • Durante o verão, do meio da manhã até mais para o final da tarde espere encontrar muita gente na trilha e no púlpito. 
  • Essa é a trilha mais fácil que você pode fazer das famosas trilhas dos fiordes.
  • Fácil não quer dizer que você não vai cansar, ainda mais se tiver fazendo trilhas em dias seguidos.
Descer é mais fácil porém sempre mais perigoso

Extras:

  • Verifique o tempo antes de ir, o tempo no parque pode ser diferente do tempo da região e em poucos minutos o que estava nublado vira um dia ensolarado ou vice-e-versa.
  • Pulpit Rock já apareceu na série “Vikings” e no filme Missão Impossível: Efeito Fallout.

  • Vai para a região dos Fiordes na Noruega? Então não perca de conhecer tudo sobre Trolltunga, clicando aqui.
  • Mais posts sobre a Noruega clique aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.