Montreal – Canadá (Parte 2)

Continuando o post sobre Montreal, se você ainda não leu a primeira parte clique aqui.

Oratório

Oratório Saint Joseph

Ainda no Mont Royal, porém “do outro lado”, encontra-se essa igreja que tem uma das maiores cúpulas do mundo. Veja mais no post sobre as Igrejas de Montreal.

Estádio Olímpico

Complexo Olímpico

Montreal foi sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 1976, e um legado de construções ficaram na cidade (além das dívidas).  A principal atração é a maior torre inclinada do mundo, com 165 metros e uma inclinação de 45 graus. A subida é feita por um bondinho, no alto a vista fica por conta das construções adjacentes, já que o parque fica no subúrbio de Montreal e não no centro. Na torre saem os cabos de sustentação para o teto do Estádio Olímpico, é impossível não se impressionar com essa obra que já tem mais de 40 anos de idade.

Biodôme

Logo ao lado do Estádio Olímpico fica uma construção em forma de capacete de ciclista (já que abrigou o velódromo nas olimpíadas), nela fica o Biodôme. O Biodôme é um espaço fechado que reproduz quadro biossistemas diferentes das américas, com sua flora e fauna, um ótimo passeio para quem nunca viu florestas tropicais. Um prédio bem mais recente que foi inaugurado é o Planetário, apesar bem mais novo que os demais, já se tornou uma das atrações mais legais do Parque Olímpico.

Planetário

Jardim Botânico

Ao lado do Parque Olímpico fica o não menos importante Jardim Botânico de Montreal. Um dos maiores do Canadá, tem mais de 30 jardins além de uma dezena de estufas. O Jardim Botânico também é conhecido por receber diferentes exposições. Juntando as quatro atrações acima é possível ficar um dia inteiro na região do Complexo Olímpico.

Jardim Botânico

Parc Jean Drapeau

Se o Parque do Mont Royal é o mais bonito, o Jean Drapeau com certeza é o que tem mais atrações. Formado por duas ilhas a Île Saint-Hélène e a Île Notre-Dame, foram palco da Expo 67, ganhando a Bioesfera como presente para cidade. Hoje essa construção abriga um museu ecológico. Outras atrações do Jean Drapeau são parque de diversões La Ronde, com inúmeras montanhas-russas, o Cassino de Montreal, o único da cidade, e o Circuito Gilles Villeneuve, que recebe corridas de Fórmula 1 anualmente.

Raia Olímpica

Cidade Subterrânea

Montreal tem uma das maiores cidades subterrâneas do mundo, com mais de 32 quilômetros em túneis que ligam vários prédios comerciais, shoppings e estações de metrô.  A RÉSO, como a cidade subterrânea  é chamada, começou a ser construída em 1962 e estima-se que mais de meio milhão de pessoas utilizem a rede diariamente, sendo o coração de Montreal durante os longos meses de inverno.

Biosfera

Outras atrações que merecem destaque:

Museum of Fine Arts: O maior e um dos mais importantes museus do Canadá, tem um acervo com mais de 43 mil obras.

Place dês Arts:complexo com teatros, museus e galerias. Casa da principal companhia de balé da cidade, Les Grands Ballets Canadiens de Montréal.  

Mercado Jean Tallon:É o mercado municipal de Montreal, com produtos frescos e pequenos restaurantes. Ótimo lugar para comer comidas típicas e provas o Maple Sirup. O maior inconveniente é que o mercado fica um pouco afastado do centro.

Plateau Mont Royal:Bairro em alta na cidade, com suas casinhas quase cinematográficas e murais grafitados, junto com restaurantes e cafeterias fez o bairro conquistar moradores e turistas.

Place dês Arts

Montreal é uma das cidades mais turísticas do Canadá, sendo essencial para qualquer passeio pela região leste do país. Se você gosta um pouco do idioma francês, é provável que não queira mais ir embora de lá. Vale a pena incluir nos seus planos mesmo que só esteja pensando em ir até o Nordeste dos Estados Unidos.

Autódromo no Jean Drapeau

Verdades:

  • Os nativos do Quebec, ou quebecoises, não gostam muito de falar outra língua além do inglês, apesar de na maioria das vezes também falarem inglês. Então não se assuste se você tiver dificuldades para conseguir informações em alguns lugares.
  • O francês do Quebec não é exatamente igual o da França, se você fala francês talvez estranhe o sotaque e não entenda muitas palavras, mais ou menos como nosso português brasileiro em semelhança ao de Portugal.
  • Montreal e o Québec são bem diferentes das cidade anglo-fonas  no Canadá.
Jardim Botânico

Extras:

  • Para comprar souvenirs, ande pela Rue Saint Paul na cidade antiga, não se esqueça de negociar, você sempre vai conseguir um desconto.
  • Não esqueça de provar o Poutine, comida típica de Montreal, além de tudo o que tiver Maple Sirup e o Famoso Rabo de Castor.
  • Uma das melhores experiências que se pode ter em Montreal é assistir um jogo de Hóquei no Gelo no Centre Bell.
Centre Bell
  • Para ver o post sobre as Igrejas de Montreal clique aqui.
  • Para ver o post sobre o Carnaval em Quebéc City clique aqui.
  • Para mais posts sobre o Canadá clique aqui.

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.