Arredores de Baku – Azerbaijão

Baku é a capital e maior atração do Azerbaijão, já contamos tudo dessa moderna cidade nesse post aqui. Hoje vamos explorar atrações fora de Baku, mas que são perto o suficiente para um bate-e-volta. 

Primeiramente, como se deslocar fora de Baku? Existem várias empresas turísticas que oferecem diferentes passeios fora de Baku, as atrações mencionadas abaixo podem ser vistas em apenas um dia. O jeito mais fácil é pegando um passeio guiado, aqueles com guia e van, os maiores problemas são entender o sotaque do guia e comer em algum lugar escolhido por eles, de resto tudo é bem tranquilo.

Gobustan

Também é possível “fechar um pacote” com algum taxista, alguns deles até fazem uma espécie de passeio guiado. Outra forma é alugar um carro, mas sinceramente não parece ser a opção que mais vale a pena, até porque as atrações ficam relativamente bem perto da capital. Vamos às atrações:

Instrumento para gerar som, há milhares de anos

Gobustan (Qobustan National Park)

Gobustan ou Qobustan é o parque nacional famoso por ter mais de 6000 Obras de Arte Rupestre com idade entra 5.000 e 20.000 anos, distribuídos em 537 hectares.  Essa importância histórica e cultura levaram o parque a ser intitulado como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2007. 

Arte Rupestre

O Parque fica localizado cerca de 60 quilômetros do centro de Baku e é possível ir até ele por transporte público. Por 10 manats você tem acesso ao parque e ao museu, que de dará uma noção melhor do que você vai encontrar por lá, principalmente se você estiver sem um guia.

Arte Rupestre

Mud Vulcanoes (Vulcões de Lama)

Esse local também fica no Parque Nacional de Gobustan, porém nele não é possível chegar de transporte público, você vai precisar no mínimo de um taxi do Museu Gobustan até os vulcões. Os vulcões realmente borbulham lama, fique tranquilo que eles não são quentes. Você pode chegar tão perto deles quanto quiser, infelizmente o local não é devidamente vigiado e cuidado.

Explicações sobre os Vulcões

Os vulcões em si não são nada impressionantes, um fato importante pra se saber é que quase metade dos Vulcões de Lama do mundo ficam no Azerbaijão, então se for pra conhecer um, esse é o melhor lugar. Talvez o que mais vale na visita é a paisagem, o terreno é bem parecido com Marte pelo que diz a NASA.

Vulcão de Lama

Yanar Dag (Burning Mountain)

O Azerbaijão é tão rico em gás natural que alguns lugares tem “vazamentos naturais” de gases por muitos anos. Yanar Dag é um local como esse, porém com o gás está queimando há mais de mil anos. Mas não se iluda, a famosa montanha da chama eterna mais parece uma fogueira mal feita na base de uma pequena colina. 

Yanar Dag

Atashgah Fire Templo (Templo do Fogo)

Para quem gosta de diferentes crenças e religiões o templo é um passeio indispensável. Esse templo era usado para celebrações do Zoroastrismo e sua estrutura pentagonal era usada por monges hindus. A chama natural do templo queimou até 1969, quando o gás se esgotou devido a sua exploração industrial na região. Hoje em dia uma nova chama com gás canalizado queima continuamente.

Atashgah Fire Temple

As duas primeiras atrações ficam à oeste de Baku, 50-60 quilômetros, já as duas ultimas ficam à leste, cerca de 20 quilômetros. Se não for ver tudo no mesmo dia compensa separar em duas partes.

Fogo Sagrado

Se for ficar mais de dois dias em Baku, você deve pensar  em passear fora da cidade no terceiro dia. Porém se tiver que escolher não troque as atrações da cidade por nenhuma dessas quatro que listamos. E se tiver que escolher apenas uma delas, escolha Gobustan. 

Mud Volcanoes

Verdades:

  • Leve sua comida e sua própria água, a estrutura perto dessas atrações é praticamente inexistente.
  • Você vai notar facilmente que nada fora de Baku (mesmo que não muito longe) chega perto do desenvolvimento da capital.
  • Cobras são muito comuns no Gobustan National Park, preste muita atenção por onde anda e senta, esses animais tem ótimas técnicas de camuflagem.
  • Não perca seu tempo com as Burning Mountain, você vai ou se decepcionar ou se arrepender, quem sabe as duas coisas juntas.
  • O templo do Fogo é um lugar bacana, mas procure visitar com um guia que te explique e até faça algumas demonstrações dos rituais zoroastristas.
Gobustan

Extras:

  • Para saber tudo sobre Baku clique aqui
  • Se estiver indo para o Azerbaijão, estenda sua viagem até a Geórgia, veja algumas atrações clicando aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.