Barcelona – Espanha

Barcelona é a segunda maior cidade do Reino da Espanha (atrás de Madri) e a Capital da Comunidade Autônoma da Catalunha, tem uma população de mais de 5 milhões de habitantes, contando com a região metropolitana. A cidade foi fundada como uma cidade da Roma Antiga, mas há vestígios de assentamentos na região desde 2000 a.C.. Barcelona fica numa planície limitada pelo Mar Mediterrâneo e a Cordilheira de Collserola. 

O clima mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos amenos e úmidos, acabam por agraciar os turistas durante o ano inteiro. O que espanta um pouco os turistas são os movimentos separatistas que por vezes tem representantes radicais, gerando algum tumulto e manifestações. 

Teleférico em Barcelona

O turismo com certeza é uma das partes mais fortes da economia barcelonesa, sendo a quinta cidade da Europa mais visitada por turistas estrangeiros. Esse número é explicado pela Arquitetura da Cidade, que tem em seu acervo a céu aberto espetaculares obras de Gaudí, Puig e Montaner. 

E o que ver em Barcelona?

Sagrada Família

Sagrada Família

O maior ponto turístico de Barcelona e talvez de toda a Espanha. É tanta informação sobre essa obra de Gaudí que ela acabou ganhando um post só pra ela, clique aqui.

Parque Guell

Parque Guell

Se a Sagrada Família não existisse esse parque seria a maior obra prima de Gaudí. O parque foi encomendado por Eusebi Güell, construído no início do século XIX, sendo um fracasso comercial a ponto de ter sido vendido para o Município de Barcelona em 1922. Em 1984 chegou a sua completa redenção, quando virou Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

A Sala das 100 Colunas

O parque fica um pouco afastado do centro, mas várias linhas de ônibus chegam próximas dele. Seu horário de funcionamento é das 8 às 21 horas durante o verão e das 8:20 as 17:30 no inverno. Principais pontos dentro do parque:

  • Caminho do Rosário: Trilha principal do parque, esferas ao lado da trilha simbolizam as contas de um rosário.
  • Casa-Museu Gaudí: Casa onde Gaudí viveu por 20 anos fica no Caminho do Rosário. Um dos locais não gratuitos no parque.
  • Calvário das Três Cruzes: Trilha íngreme que dá acesso a uma espetacular vista da cidade. Um dos melhores lugares para ver o pôr-do-sol em Barcelona.
  • Sala Hipòstila: A Sala das 100 colunas (que na verdade são 86), um dos locais mais visitados do parque, seria o mercado no projeto original de Gaudí.
  • Escadaria Monumental: Em frente a Sala Hipòstila fica a escadaria com sua incrível arquitetura. El Drac, um dos símbolos de Barcelona fica na escadaria.  
La Barceloneta

Barceloneta

A praia mais famosa da região, as pessoas frequentam e se exercitam mesmo no inverno. Vale uma conferida mesmo que não de pra dar um mergulho.

La Rambla

Las Ramblas

Na verdade a quinta avenida de Barcelona se chama La Rambla, mas junto com as ruas adjacentes formam a vida pulsante da cidade, que acaba sendo chamada de Las Ramblas. Nessa região, que vai da Plaça Catalunya até a Estátua de Cristóvão  Colombo, é onde ficam a maioria das lojas e restaurantes, além de pessoas para todos os lados. 

Dentro do Forte Montjuic

Montjuic

No alto desse morro é onde fica o Castelo de Montjuic, as fontes e o famoso teleférico. O castelo é uma fortaleza de 1640, porém sua estrutura atual remete ao castelo de 1799. Saindo do Castelo, você pode ir com o teleférico até Barceloneta ou descer de funicular até o Museu Nacional.

Museu Nacional

Museu Nacional de Arte da Catalunha

O prédio é herança da feira mundial de 1929 e o acervo não deixa a desejar, com obras de Goya e Picasso. A entradas no primeiro domingo do mês e em todos os sábados após as 15 horas são gratuitas. Aproveite a visita ao Museu e vá até a Plaza España ver Arte Catalã sendo feita ao vivo.

Casa Millá

La Pedrera (Casa Milá)

Construída por Antoni Gaudí, entre 1905 e 1907, perfeitamente para todos os cômodos receberem luz solar durante o dia todo. Ganhou o nome de Pedrera pois muitos habitantes na época que foi construída achavam a construção feia. Não saia de Barcelona sem dar uma olhada nesse edifício. 

Casa Batlló

Casa Batlló

Mais uma obra de Gaudí, o prédio foi construída entre 1875 e 1877, e totalmente reformulado pelo Catalão em 1900. Difícil é achar uma linha reta na fachada repleta de mosaicos. 

Estádio Olímpico

Camp Nou e Estádio Olímpico

O Camp Nou é a casa do Barcelona FC, um dos mais famosos times de futebol do mundo e que sempre tem várias estrelas em seu elenco. É fácil conseguir um ingresso para assistir uma partida ou conhecer o estádio, já que as entradas são vendidas em diversos pontos pela cidade e o estádio tem capacidade para quase 100.000 pessoas. Já o estádio Olímpico foi construído na região de Montjuic em 1989 para o jogos olímpicos de 1992. Se você é fã das olimpíadas, vale dar uma olhada.

Catedral Santa Eulália

Outras Atrações:

  • Arco do Triunfo de Barcelona
  • Museu Picasso
  • Bairro Gótico e Catedral de La Santa Cruz e Santa Eulalia
  • Porto de Barcelona
Porto de Barcelona

Barcelona não é só mais uma grande cidade europeia, é uma das únicas grandes cidades que você vai sentir o calor latino na Europa. Você vai precisar de no mínimo uns 3 dias para ver as melhores partes da cidade, com 4 ou 5 talvez você não queira mais voltar.

Verdades: 

  • Os pickpockets (batedores de carteira) são uma realidade em Barcelona.
  • Ir e voltar até o Parque Guell pode fazer você perder bastante tempo, leve em conta isso na sua programação.
  • Se você se incomoda com topless, não vá na Barceloneta.
  • Muitas lojas fecham depois do almoço, é a famosa siesta.
Plaza España ao fundo

Extras:

  • O melhor lugar para provar a culinária catalã é o Mercado de La Boquería.
  • Veja o pôr-do-sol mais bonito de Barcelona, no alto do Montjuic.
  • Vai até Barcelona? Aproveite e conheça Madri, a capital da Espanhã, saiba mais sobre a cidade aqui

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.