Zaanse Schans – Holanda

Zaanse Schans é um bairro em Zaandam, cidade próxima de Amsterdã, conhecido pelos seus históricos Moinhos de Vento. Na verdade, esses moinhos não foram originalmente construídos nesse local, na década de 60 eles foram trazidos de diferentes regiões para remontar uma vila típica holandesa do século 18 e 19. Assim Zaanse Schans se tornou um museu a céu aberto e um dos pontos turísticos mais visitados da Holanda.

De cima do Moinho

Para chegar em Zaanse Schans é bem simples pois fica apenas a 22 quilômetros de Amsterdã. Existem duas formas com transporte público, a primeira é ir de trem, partindo de Uitgeest e descendo em Zaanse Schans ( forma mais barata e rápida) ou indo de ônibus com a linha 391 Zaandam Zaanse Schans, descendo no último ponto depois de uns 40 minutos (forma mais fácil). Para os que gostam de pedalar, é possível fazer o trajeto após pegar a balsa para o norte de Amsterdã. Existem excursões guiadas, mas isso acaba com a grande vantagem de passeio, rapidez e flexibilidade para adaptar no seu roteiro.

Moinho sob o sol

Esse “museu a céu aberto” fica aberto durante o ano todo, justamente por ser a céu aberto, o melhor é ir em um dia ensolarado. A maioria das atrações funcionam das 9 da manhã às 5 da tarde.

Tipicamente Holandês

E o que ver em Zaanse Schans? 

Museus:

Albert Heijin Museum:Local onde funcionou a primeira Mercearia Albert Heijin, que acabou se tornando a rede de supermercados mais famosa da Holanda.

Zaans Museum:Museu que conta a história de Zaanse Schans.

Outros Museus:Ainda existem os interessantes museu sobre a história da fabricação de relógios na Holanda e o museu do Pão.

Lojas e Restaurantes

Lojas:

Catharina Hoeve:Famosa loja de queijo, tem demonstrações de como os queijos são fabricados e diversas degustações. Você não vai sair de lá sem levar um.

CocoaLab:Nessa loja também há demonstrações, mas de como é feito chocolate. O cheiro de cacau é cativante.

Fábrica de Tamancos:Impossível não visitar e aprender como são feitos esses símbolos holandeses. Além de tudo é um ótimo lugar pra levar um típico souvenir.

Moinho de Óleo

Os moinhos:

De Huisman ( O Houseman): Esse moinho de temperos foi construído em 1786 e levado até Zaanse em 1955, atualmente não fabrica temperos da forma tradicional.

De Gekroonde Poelenburg (O Coroado Poelenburg): Construído em 1733 e sendo mudado em 1963, esse moinho funciona como serraria e abre esporadicamente ao público.

De Kat (O Gato): Esse é o único moinho de vento que ainda fabrica tinta no mundo. Construído em 1646 como moinho de óleo, foi destruído no século XX, e posteriormente remontado encima do depósito De Kat.

Het Jonge Schaap (A Jovem Ovelha): Originalmente era uma serraria construída em 1680, foi demolido em 1942 e o que é visto hoje na verdade é apenas uma réplica.

De Ss (o Ox): Esse moinho para fabricação de óleo data de 1663 e é um dos mais antigos de Zaanse Schans, porém está desativado. O moinho perdeu suas asas e tem sido restaurado nos últimos anos.

De Zoeker (O Buscador): Moinho de óleo, que basicamente espreme sementes para virar óleo vegetal. É o único desse tipo que ainda funciona na região, foi construído em 1672 e foi transportado em 1968.

Het Klaverblad (A Folha de Trevo): Esse moinho para serrar madeiras teve suas velas ligadas pela primeira vez em 2005.

De Bonte Hen ( A Galinha Manchada): Moinho de óleo construído em 1693, ainda abriga as adegas originais para o armazenamento de óleo.

Serraria

A grande vantagem de Zaanse Schans é a proximidade com a capital, em apenas uma tarde você pode conhecer diferentes moinhos e se sentir numa vila há 200 anos. Várias outras regiões exigiriam uma viagem mais longa para ter esse tipo de experiência. Confessamos que no início ficamos em dúvida se valeria a pena ir até lá, mas com certeza valeu e você deve considerar fazer no mínimo um rápido bate-e-volta de Amsterdã.

Verdades:

  • São 11 moinhos e é possível entrar em 6, pagando 4 dólares em cada um deles.
  • Não tem graça tirar foto nos tamancos gigantes.
  • Entre em pelo menos um moinho, se tiver que escolher apenas um, escolha o de óleo. Se for entrar em todos o passeio pode ficar um pouco repetitivo.
  • Não saia de Zaanse Schans sme provar seus queijos e chocolates.
Rio Zaan

Extras:

  • Baixe o aplicativo de Zaanse Schans para ter um guia turístico na sua mão.
  • O passeio de barco pelo rio Zaan custa apenas 6 euros e você poderá ver os moinhos por outro ângulo em 45 minutos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.