Giant’s Causeway ou Calçada dos Gigantes é o ponto turístico mais conhecido da Irlanda do Norte e fica exatamente na costa norte do país. A Giant’s Causeway na verdade é um conjunto de mais de 40.000 colunas de basalto encaixadas lado a lado como se fosse uma calçada. As colunas tem até seis metros de altura, mesmo que a maioria tenha seis lados, existem variações de 4 até 9 lados. A largura das pedras varias entre 38 e 51 cm. O local foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1986.

As colunas se formaram graças a atividade vulcânica da região há 60 milhões de anos atrás. A rocha derretida a 1000°C resfriou em contato com a superfície e a medida que o magma se encolhia com o resfriamento, fendas eram formadas dando origem aos desenhos hexagonais das rochas.

Já segundo a lenda irlandesa, um gigante irlandês (Finn MacCool) queria enfrentar um gigantes escocês (Benandonner) e a calçada foi criada pois não existia uma embarcação em que Finn poderia viajar. Benandonner era muito maior que Finn, descobrindo isso o irlandês desistiu da luta. Entretanto escocês foi até a casa de Finn com o desafio aceito, esposa de Finn teve a ideia de fingir que o marido não estava em casa e o vestiu como um bebê. Assustado com o tamanho do possível filho de Finn, Benandounner saiu correndo para a Escócia, destruindo a calçada atrás dele. A parte que sobrou e pode ser visitada seria o que restou da Giant’s Causeway.

A Giant’s Causeway fica a 96 km de Belfast, a capital da Irlanda do Norte e a 250 km de Dublin, a capital da Irlanda. O melhor é alugar um carro em Belfast e dirigir até a atração, com paradas Carrick-a-Rede Rope Bridge e Dunluce Castle. Existem muitas excursões saindo de Dublin, que podem caber em orçamentos mais apertados.

Existe um novo centro para os visitantes desde 2012, lembrando que o antigo pegou fogo e levou mais de 10 anos para construírem um novo. O ingresso online custa 11 libras e dá direito a estacionamento e audio guide(disponível em nove línguas). A distância do centro de informações até a atração é de um quilômetro, existe um ônibus realizando o trajeto mas aproveite a paisagem e vá caminhando.

A Calçada dos Gigantes abre as 9 da manhã e fecha conforme o período de luz solar, no inverno as 17 e no verão as 21 horas. Os principais pontos da Giant’s Causeway são:

- Grand Causeway:É a parte principal, onde tem o maior grupo de rochas que forma a Calçada dos Gigantes.
- Wishing Chair: É um trono naturalmente formado pelas rochas e um dos pontos preferidos dos turistas.
- Giant’s Boot:Diz a lenda que seria a bota do gigante Finn que foi perdida enquanto fugia de Benandonner.
- The Camel:o Camelo de Finn McCool, é na verdade um dique que formou com o resfriamento de lava.
- Sheperd’s Steps:são 167 degraus mais facilmente vencidos na descida do que na subida.

Carrick-a-Rede Rope Bridge
Apenas 20 minutos de Giant’s Causeway fica a ponte mais famosa da Irlanda do Norte. Carrick-a-rede é uma ponte de corda com 20 metros de extensão e que fica a 30 metros de altura em uma paisagem pitoresca. Pescadores construíram a primeira ponte há 350 anos, e usavam a ilha para pescar salmões. Até 1970 a ponte tinha somente um corrimão, a ponte atual apesar de ter sofrido vandalismo em 2017, aguenta em torno de 10 toneladas. Passando pela ponte até a ilha de Carrick pare alguns segundos pra ver a água verde-azulada e as ondas castigando a costa.

A maior atração da Irlanda do Norte é uma beleza natural, se você não for um fã de castelos e do Titanic talvez o país não tenha muito mais a oferecer à você. Para quem vai a Belfast de qualquer forma a Giant’s Causeway é o passeio obrigatório, mesmo que seja o único que você vá fazer.
Verdades:
- Vá com blusa e de preferência impermeável, pois a chuva é comum e o vento com chuva pode estragar seu passeio.
- Bate-e-volta é a melhor opção pra conhecer Giant’s Causeway, porém partindo de Dublin é muito cansativo.
- Em dias de tempo bom é possível ver a Escócia a partir de Carrick-a-Rede.
- Pra quem tem medo de altura Carrick –a-Rede pode ser um desafio, mas fique tranquilo que a ponte é bem segura.

Extras:
- Dunluce Castle e Londonderry podem ser incluídos no seu passeio pela costa norte da Irlanda do Norte.
- Para fãs de Game of Thrones a Irlanda do Norte foi um cenário frequente na série, estando seu estúdio localizado em Belfast.

Um comentário