Florença é a maior cidade da região da Toscana, com mais de um milhão de habitantes junto com sua região metropolitana. Considerada o berço do Renascimento Italiano, foi cenário para obras de Michelangelo, da Vinci, Botticelli, Rafael e Donatelo. Além de ter sido a cidade natal de Dante Alighieri e inúmeros papas.

Firenze, como dizem os italianos, foi fundada em 59 a.C. e hoje abriga cerca de 30% dos tesouros artísticos da humanidade segundo a UNESCO. Isso graças a Anna Maria Luisa de Médici, que assinou o “Pacto de Família” enquanto governava. Essa “lei” irrevogável garane que todos as relíquias artísticas fiquem na cidade ou no Estado da Toscana.

O jeito mais fácil de chegar em Florença com certeza é de trem, sua estação fica numa região muito central, o que facilita muito sua vida. De qualquer forma se for ficar em um hotel longe da estação, pense em pegar um taxi, já que carregar malas pelas calçadas da cidade pode ser algo não muito prazeroso.

Obviamente que um clima ameno ajuda muito, mas as atrações de Florença são passíveis de uma boa visita durante todo o ano. Vejamos as principais:

Catedral de Santa Maria del Fiore
Cartão-postal de Florença por causa de seu Duomo, tamanha beleza levou 140 anos para ser concluída. A riqueza da arquitetura da Catedral com seu Duomo representam também o poder da cidade nos séculos XIII e XIV. Na frente da Igreja fica o Batistério, com suas famosas portas de bronze onde são reproduzidas cenas da vida de São João Batista e da Bíblia.

Para subir na cúpula é necessário reservar horário, lembre-se que são 463 degraus e a última parte pode não ser agradável aos claustrofóbicos. É possível também subir o campanário, com 414 degraus. O ingresso para igreja custa 15 euros e pode ser combinado com acesso a cripta, batistério, campanário e cúpula.

Ponte Vecchio
Um dos pontos mais fotografados em Florença, a Ponte Vecchio é uma ponte em arco medieval sobre o Rio Arno que foi construída originalmente em 972. Antigamente açougues funcionavam ao longo da ponte, em 1593, com todas as carcaças de animais sendo dispensadas no Rio, os açougues deram lugar as joalherias que estão lá até hoje.

Palazzo Vecchio
O Palazzo Vecchio fica na Piazza de la Signoria e abriga a prefeitura e câmara municipal de Fiorentina. O palácio tem como atrações um museu e a Torre de Arnolfo, com seus 94 metros acessíveis por sua escada de pedra.

Galeria Uffizi
Sem pensar muito é um dos melhores museus do mundo e indiscutivelmente o melhor de Florença. Seu prédio data de 1580 sendo cenário ideal para conter obras de Michelangelo, da Vinci, Caravaggio e Botticelli. O museu pode ser facilmente visitado em duas horas ou em duas semanas, as filas são sempre grandes, compensando comprar antecipado pelo site.

Galeria Della’Academia
Um dos melhores museus da Europa junto com o Uffizi, nesse prédio funcionou a primeira academia de Arte da Europa e foi transformado em museu em 1873. A grande atração do museu é o David de Michelangelo, esse sim o original, na cidade estão espalhadas diversas réplicas.

Palazzo Pitti
Foi construída pela família Pitti como a residência mais impressionante da Itália, posteriormente tendo sido adquirida pela família Médici como casa de veraneio. Hoje funciona como um grande museu.

Piazzale Michelangelo
Fica na parte mais alta da cidade é a atração preferida pelos turistas durante o por do sol. É possível ver a toda a parte da cidade cortada pelo Rio Arno, além da Catedral de Santa Maria del Fiore e o Palazzo Cecchio.

É possível conhecer Firenze em dois dias, sendo três o ideal. É tanta arte para ser visto que em um roteiro mais aperto talvez você deixe passar muita coisa. Florença não deve ser subestimada nos seus planos, se tiver que escolher uma única cidade na Itália, além de Roma, a escolha deve ser Florença.

Verdades:
- A fachada de mármore da Catedral Santa Maria del Fiore é impressionante.
- Se tiver que escolher entre subir o Campanário ou a Cúpula, o campanário é mais fácil e te dá a Cúpula como plano de fundo. Já no Duomo é possível ver as pinturas do afresco do alto.
- A maioria dos museus tem arte renascentista em seu acervo, o que pode fazer você pensar que é um pouco repetitivo, é importante intercalar alguns dias com atrações diferentes como conhecer vinícolas para você poder ver os museus com a cabeça mais “limpa”.
- Se tiver que escolher um único museu em Florença, escolha o Uffizi.

Extras:
- O quadro mais famoso de Botticelli, o Nascimento de Vênus, está na Galeria Uffizi.
- Um dos melhores lugares para comer e comprar produtos é o Mercado Centrale. Considere visitar no seu primeiro dia e provavelmente você vai voltar em todos os outros.
- Se for ficar 3 dias ou mais na cidade considere visitar Pisa, saiba mais aqui.
Para mais posts sobre a Itália, clique aqui.