San Francisco – Estados Unidos (Parte 1)

San Francisco é a cidade mais famosa do norte da Califórnia, sendo centro financeiro e cultural dessa região. Está localizada no norte da Península de San Francisco na região da “Bay Area”. San Francisco tem quase 900 mil habitantes em uma área com um pouco mais de 120 quilômetros quadrados, formando a região mais densamente povoada fora de New York.

Frisco foi fundada em 1776 por colonizadores espanhóis e cresceu rapidamente durante a corrida do ouro, tendo seu pico de crescimento no final da do século XIX. Em 1906 um grande terremoto atingiu a cidade, onde muitas construções foram destruídas. O maior problema, durante o terremoro, foi a ruptura das linhas de gás que acabaram por iniciar um incêndio que queimou a cidade por dias. Nessa catástrofe, três quartos da cidade foram destruídos. Porém uma rápida reconstrução aconteceu, inclusive com as pontes símbolo da cidade (Golden Gate e Bay Bridge) tendo sido construídas durante a grande depressão.

Famosos habitantes do Fisherman’s Warf

A melhor época para San Francisco é entre abril e início de novembro, nos outros meses o clima é bem instável e o frio é agravado pelo vento. Procure se hospedar aos arredores da Union Square ou, melhor ainda, próximo do Fisherman’s Warf.

Para chegar na cidade você pode vir de carro a partir do sul da Califórnia ou voando até o grande aeroporto de San Francisco, que fica a 20 quilômetros da cidade. Alugar um carro pode ser muito útil, já que existem lugares distantes dentro da cidade a serem visitados, além de todas outras atrações da Califórnia.

Exploratorium

Em uma missão bem difícil, vamos tentar listar as principais atrações de SF, como elas são muitas dividiremos em dois posts. 

Fisherman’s Warf

Apesar de ser uma das regiões mais turísticas de SF, também é um dos lugares mais legais. Aqui ficam a maior parte dos restaurantes  e lojas famosas, sendo a principal atração o  Pier 39 com seus preguiçosos leões-marinhos. No Pier também existem um aquário e um museu de cera.

Pier 39

Outra atração que merece destaque é o Museu Marítimo, com o navio Balclutha e o submarino USS Pampanito como destaques. É possível fotografa-los por fora sem ter que pagar a entrada, mas você também perderá de conhecer toda a história deles.

USS Pampanito

Golden Gate

O cartão postal de San Francisco, a ponte tem quase 3 quilometros de extensão e 220 metros de altura, Apesar do nome ela não é nem um pouco dourada, o nome ficou por conta da California ser conhecida como “The Golden State”, a ponte pênsil tem uma pintura vermelha que ficou mundialmente famosa. 

Passando pela Golden Gate Bridge

É possível conhecer e passar pela ponte, a pé, de carro ou de bicicleta. O mais fácil ir de carro, passar nos mirantes e atravessar a ponte até Sausalito. O jeito mais famoso e romântico é alugar uma bicicleta e ir parando nos mirantes. Existem uns 10 bons pontos para tirar fotos da ponte, o mais fácil é no próprio Welcome Center e no Fort Point. Uma das melhores vistas é em Marin Headlands, onde a vista é de cima para baixo porém um pouco mais longe.

Alcatraz ao fundo

Alcatraz

O tour mais legal de San Francisco mereceu um post só pra ele, clique aqui para ver.

Ferry Building, conhecido agora como MarketPlace

San Francisco Ferry Building

Esse antigo terminal ferroviário foi revitalizado e hoje é o mais famoso mercado de San Francisco. Seu preços acessíveis fizeram com que o mercado virasse um ponto importante na vida dos moradores da cidade e não somente dos turistas.

Exploratorium

Museus

San Francisco tem dezenas de museus, aqui estão alguns dos mais interessantes:

  • Exploratorium: um dos museus mais recentes e mais legais da cidade. Quase todas atrações são interativas e fazem crianças e adultos entenderem um pouco mais sobre ciências.
  • California Academy of Science: fica no Golden Gate Park e é um dos 10 maiores museus de história natural do mundo. Outra atração bacana para fazer com a família.
  • Memorial M. H de Young: fica em frente ao museu de história natural, também no Golden Gate Park, porém esse museu é de artes plásticas com exibição de obras norte-americanas.
  • San Francisco Museum of Modern Art: museu pioneiro em arte moderna na costa oeste americana, passou por reforma em 2016 deixando seu conteúdo ainda mais interessante.
Museu de Young

Lombard Street

A Rua mais famosa da cidade e mais tortusa do mundo foi construída em 1922. Apesar de muitas lendas, ela foi feita com 8 curvas devido ao alto grau de inclinação que teria a rua se fosse uma reta. Dos dois lados existem escadarias com 250 degraus para os pedestres.

Lombard Street

Para continuar com a segunda parte do post clique aqui.

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.