Yangon é a maior cidade de Myanmar (antiga Birmânia) com mais de 5 milhões de habitantes e foi capital do país até 2005. Yangon significa cidade sem inimigos, mas apesar do nome sua história é repleta de guerras, invasões e destruição por desastres.

O turismo em Myanmar é uma das principais atividades econômicas, embora em um nível bem menor do que os países vizinhos. Um dos principais pontos turísticos do país é a Shwedagon Pagoda ou Pagode de Shwedagon.

O Pagode de Shwedagon é um monumento construído no topo da Serra de Singutarra em Yangon. Pagode ou estupa são torres geralmente cônicas e circundados por uma abóboda, construídas sobre restos mortais de uma figura importante para a religião budista. O de Shwedagon é o primeiro centro religioso de Myanmar e diz a lenda que contem relíquias dos quatro antigos budas, incluindo 8 fios de cabelo do Buda mais famoso, Siddhartha Gautama.

A Serra de Singutarra, fica a dois quilômetros do centro de Yangon e o pagode tem uma base de mármore de 5,6 mil hectares no topo da colina. O monumento de 98 metros, pode ser visto em grande parte da cidade. A base da estupa é feita com tijolos cobertos com milhares de placas de ouro.

Existem quatro acessos para subir no pagode, um em cada ponto cardeal, com diferentes escadas e elevadores. A entrada custa 8 dólares e dá direito a usar o elevador para facilitar a subida, mas o legal mesmo é subir as escadas.

No final da escadaria você estará no terraço principal (que é o intermediário), onde fica a estupa principal e outros pagodes importantes. O terraço inferior circunda o templo e o superior não é acessível para estrangeiros (é o mais sagrado). O pagode fica aberto todos os dias da 4 da manhã até as 10 da noite.

Uma das tradições é reverenciar os nove locais sagrados, para ser agraciado com a realização dos seus desejos. Outra tradição é lavar o Buda correspondente ao dia da semana que você nasceu. Se engana quem acha que só existe o templo principal, pois rodeando esse templo existem 72 outros pagodes, monumentos e outras construções religiosas.

O Pagode de Shwedagon é um ponto imperdível no Sudeste asiático, nós tínhamos uma conexão de 5 horas no aeroporto de Yangon e foi perfeito para conhecer o Pagode, uma pena não ter conhecido o resto da cidade. Myanmar é muitas vezes um país subestimado nessa parte do mundo, mas inclua no seu roteiro e você vai se surpreender com a beleza do país, a simpatia do povo e ainda mais com preço baixo das estadias e alimentação.

Verdades:
- O Pagode de Shwedagon é um dos templos budistas mais impressionantes que você vai conhecer no mundo.
- Para entrar em templos budistas como esse você deve estar descalço, cobrir os ombros e usar roupas abaixo do joelho (inclusive homens).
- Yangon tem uma ótima estrutura como cidade.
Extras:

- Se não quiser passar pelas lojinhas de souvenires enquanto sobe a escadaria, então escolha a escadaria Oeste.
- Se for possível assista o pôr do sol, ver a estupa dourada com o céu cor de rosa é uma atração procurada por todos.

Mais posts sobre Myanmar clique aqui.