Cristo Redentor e Pão de Açúcar – Rio de Janeiro

Rio de Janeiro ou simplesmente Rio, é o maior destino turístico no hemisfério sul e a sexta maior cidade da América Latina. O nome Rio de Janeiro foi escolhido porque acreditava-se que a baía de Guanabara seria a foz de um rio. Quinhentos anos mais tarde, parte da cidade virou Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2012 e em 2019 virou a primeira cidade eleita como Capital Mundial da Arquitetura, também pela UNESCO.

No alto do Corcovado

Além de sua importância turística, o Rio tem um papel econômico e administrativo muito importante para o Brasil, tendo sido capital do país até 1960. Nos últimos anos o Rio de Janeiro se destacou por receber as Olimpíadas em 2016 e a Final da Copa do Munda da FIFA, pela segunda vez, em 2014.

Vista do Alto do Corcovado

O jeito mais fácil de chegar no Rio é por via aérea, as estradas até a cidade podem não ser tão seguras. Entre os dois aeroportos, Galeão e Santos Dumont,  o segundo é mais central, mas o primeiro fica bem mais perto do que a maioria dos grandes aeroportos de outras grandes cidades. A Baía de Guanabara tem um tempo relativamente bom durante o ano inteiro, o verão é a época que chove mais e as temperaturas chegam facilmente em 30°Celsius. O inverno do Rio pode ser convidativo pois dificilmente a temperatura cai abaixo dos 18° e o sol é uma constante durante o ano inteiro.

O Pão de Açúcar

A cidade maravilhosa é conhecida pelos seus inúmeros pontos turísticos como Maracanã, Copacabana e Sambódromo, hoje falaremos dos mais famosos deles: o Cristo Redentor e o Pão de Açucar.

Praia Vermelha e Pão de Açúcar

Cristo Redentor

O símbolo não só do Rio mas também do Brasil, essa estátua de pedra-sabão tem 38 metros e fica no topo do Morro Corcovado (710 metros). Ela levou 9 anos para ser construída a partir de 1922. O Cristo virou uma das 7 maravilhas do mundo moderno em 2007 dando ainda mais visibilidade à atração.

O Cristo Redentor

A forma mais comum, segura e também turística para chegar ao topo do corcovado é pelo trem, o preço fica entre 67 e 82 reais (dependendo da época do ano). É importante comprar os ingressos com antecedência para não correr o risco de ficar sem, outra coisa importante é que você vai ter que chegar no bairro Cosme Velho (onde fica a estação de saída do trem) por meios próprios. 

Multidão no Cristo

Também é possível ir até o alto do Corcovado com as Vans autorizadas, que partem de diversas partes da cidade, com preço variando entre 28 a 103 reais. Se você gosta de se exercitar também existe a maneira menos segura e mais aventureira: a trilha do Parque Lage. Essa trilha está longe de ser fácil e é feita em uma média de 3 horas de pura subida. Mesmo caminhando você vai ter que pagar ingresso para acessar o monumento.

Vista para a Lagoa

Pão de Açúcar

Cartão postal quase como um irmão do Corcovado é o Pão de Açúcar, com seus 396 metros de altura e vista para a Baía de Guanabara, Leblon, Ipanema e Pedra da Gávea. O Bondinho do Pão de Açúcar existe desde 1912, já levou milhões de pessoas e inclusive foi cenário de filme do 007.

O Bondinho

Na verdade, o Bondinho consiste em dois trechos que ligam três pontos. O primeiro a Praia Vermelha ao Morro da Urca, com extensão de 528 metros e depois o Morro da Urca ao Morro do Pão de Açúcar com 750 metros de extensão. Cada bondinho tem capacidade para 65 pessoas e o teleférico pode transportar até 1200 passageiros por hora. É importante comprar ingressos com antecedência pelo site, eles custam 104 reais, mas mesmo assim as filas são enormes.

Bondinhos com Urca e Pão de Açúcar ao fundo

Saindo da Praia Vermelha em 3 minutos o bondinho chega ao Morro da Urca (220 metros). Na primeira parada a estrutura para turistas é boa e é bem mais fácil tirar fotos pois a circulação de pessoas é menos intensa. Nessa parada existe bondinhos históricos de 1912 e 1972 para serem observados. Com mais 3 minutos no bondinho você chega no Pão de Açúcar, a melhor vista é ver a Urca, o Aterro, Aeroporto Santos Dumont e o Centro com o Cristo Redentor ao fundo.

Subindo até o Morro da Urca

Também é possível subir o morro fazendo uma trilha com escalada, mas isso exige certa experiência e apesar de mais baixo, não é tão simples quanto o Corcovado.

Rumo ao Pão de Açúcar

Quem foi ao Rio e não conhece essas duas atrações já pode começar a se arrepender. Apesar de tantos outros pontos turísticos, o Cristo e o Pão de Açúcar devem estar no topo da sua lista, reserve um período para cada um deles e em um dia você consegue ver as duas maravilhas do Rio.

Pôr do Sol

Verdades:

  • A estátua tem 28 metros de envergadura.
  • Tente visitar o Cristo e o Pão de Açúcar em dias ensolarados, que são comuns no Rio.
  • O Cristo Chega a receber cerca 10.000 pessoas por dia, o nível de paciência tem que estar elevado para aguentar a multidão.
  • Se você tem medo de altura você vai achar que o bondinho do Pão de Açúcar vai cair a qualquer momento, mas é só impressão.
  • Não vá de carro para nenhuma das duas atrações, não existe nem estacionamento e nem a menor possibilidade de você subir com seu carro.
  • O Rio não é seguro apesar de muitas vezes você vai ler coisas falando o contrário, tome medidas práticas como: evite andar com correntes ou brincos grandes, evite expor seu celular e muito menos câmeras, evite bolsas ou mochilas. Apesar de todos os cuidados, tente não ficar paranóico e curtir seu passeio na medida do possível.
Anoitecendo no Rio

Extras:

  • O Rio é um ótimo destino para feriados, pois a cidade fica mais vazia com a saída dos moradores para destinos próximos.
  • Quem compra os ingressos pelo app do trem do Cristo Redentor tem embarque prioritário.
  • Se o tempo é curto e orçamento não é o problema é possível comprar ingresso com embarque prioritário para o Pão de Açúcar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.