St. Malo – França

Saint-Malo é uma pequena cidade francesa na região da Bretanha, com cerca de 50.000 habitantes, chegando a 135.000 com os subúrbios. A cidade data do século I a.C, posteriormente pertenceu ao império romano, mas ganhou muros apenas no século XII por ordem do Bispo Jean de Châtillon. Durante a segunda guerra mundial a cidade foi destruída por bombardeios dos aliados e levou pelo menos 12 anos para ser reconstruída. Desde então o número de turistas só aumenta na região, chegando a uma população de 200.000 habitantes no verão europeu.

Estacione fora dos muros

Como não há aeroportos com aviação comercial perto de St. Malo, a melhor forma de conhecer a cidade é de trem ou carro. Nós optamos por ir de Paris até St. Malo de trem, e voltamos de carro parando nos pontos programados pela Bretanha. Se você estiver de carro, estacione fora da cidade murada, pois dentro os lugares são bem restritos.

Um dia de sol sempre ajuda

St. Malo (e a Bretanha no geral) é ótima para ser visitada nas estações médias (outono e primavera), pois no verão o número de turistas é muito alto o que deixam os preços mais caros, e no inverno o vento frio da região pode atrapalhar muito sua viagem. Apesar das praias, essa não é a maior atração da região, então você não perderá muito senão estiver quente o suficiente.

A Cidade Murada

Apesar da cidade já ser bem maior do que as muralhas abrigam, as atrações ainda ficam por conta do conteúdo intra-muros. Principais atrações:

  • O Muro: se você só tiver tempo para fazer uma coisa em St. Malo, então ande sobre os muros da cidade, é possível contornar a cidade inteira com ótimas vistas para dentro e para fora. É possível ver o Canal da Mancha, o porto e o iate clube. 
  • As Marés: se tiver bastante tempo, reserve para ver a diferença entre as marés, elas podem variar até 12 metros.
  • Forte Nacional: é bem próximo de St. Malo, porém somente na maré baixa. O forte só abre suas portas aos turistas no meses entre junho e setembro.
  • Catedral: a principal igreja da cidade, Catedral de São Vicente de Zaragoza de São Malo, construída em estilo gótico e ainda preserva grande parte de sua construção original.
Forte Nacional em Maré Alta
  • Praça Chateaubriand:principal ponto da cidade, fica logo após a entrada principal e abriga restaurantes, hotéis e fica lotada de artistas de rua. 
  • Museu da História da Cidade: para entender o progresso da cidade e suas diferentes fases.
  • Étoile du Roy: uma réplica dos corsários usados no século XVIII não poderia faltar na cidade dos corsários.
  • Fora das muralhas: vale destacar o aquário da cidade que é uma das maiores atrações da Bretanha.
Casas pitorescas

Saint-Malo precisa estar no seu roteiro pela Bretanha ou mesmo Normandia, a cidade murada fica apenas a 37 km de Mont Saint-Michel e 3 horas de trem de Paris. A possibilidade de conhecer a cidade apenas em um período do dia facilita muito os seus planos, além de ser um ótimo local para fazer refeições. Se tiver mais tempo e orçamento a possibilidade de se hospedar dentro dos muros pode ser uma experiência única.

Ande Pelas Muralhas

Verdades:

  • St. Malo é muitas vezes ofuscada e outras esquecida por causa de Mont Saint-Michel.
  • A água do Canal da Mancha é bem fria, se for pegar praia, fique na faixa de areia.
  • Não fique andando pelas ilhas que avistar sem saber informações sobre as marés.
Entre a praia e os muros

Extras:

  • Jacques Cartier, explorador conhecido por suas viagens ao Canadá, nasceu em St. Malo e sua tumba fica da Catedral dentro da cidade murada.
  • Se fizer questão em ir até a praia a melhor é a Praia de Bon Secours que fica próxima da muralha e inclusive tem uma piscina que abriga a água do mar para os banhistas durante a maré baixa.
Não se perca pelas ruelas

Mais posts sobre a França clique aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.