Westminster Dog Show – New York City (Estados Unidos)

A exposição de cães de Westminster é um dos maiores eventos desse tipo no mundo e ocorre anualmente em Nova Iorque desde 1977. Westminster é a segunda competição esportiva mais antiga que acontece interruptamente nos Estados Unidos, perdendo apenas para o Kentucky Derby, que teve inicio dois anos antes, em 1975. O nome Westminster Kennel Club surgiu porque os primeiros competidores, caçadores que criavam Setters e Pointers, se encontravam regularmente no Hotel Westminster em Nova Iorque. Essa herança não ficou apenas no nome e também no símbolo do Kennel Club que é cão da raça Pointer.

Entrando no píer 94

O Westminster Dog Show mantem seu sucesso desde a primeira exposição, quando atraiu 1200 cães e aconteceu durante 4 dias (estavam agendados apenas 3). Fato importante é que desde o princípio os organizadores tentam reverter recursos para benefícios para os cães. A renda do dia extra daquela primeira exposição foram doados para a criação de um abrigo para cachorros abandonados ou doentes.

Píer 94

Para entender um pouco como funciona o Westminster Dog Show:

– Os cães são separados em 7 grupos pela classificação americana (Sporting, Hound, Working, Terrier, Toy, Non-Sporting e Herding).

– Cada raça desses grupos são julgadas separadamente por um juiz capacitado.

– É definido cada cão melhor de sua raça e posteriormente todos os melhores de raça de cada grupo competem pelo grupo.

– Para finalizar o “Best in Show’ é definido entre julgamento dos sete cães (cada um melhor do seu grupo).

Melhor da raça

Westminster dura um total de 4 dias, a competição inicia no sábado com a categoria agility, que premia o melhor cão a realizar um circuito que exige uma boa competência física. No domingo acontece a competição de obediência e “freestyle”, além de se iniciar a competição de beleza com os grupos Hounds e Herding Dogs. Na segunda são julgados os grupos Terrier, Toy e Non-Sporting, durante a noite os melhores de cada grupo já julgado são escolhidos no Madison Square Garden. Na terça-feira ocorre o término da competição de raças com os grupos Working e Sporting, sendo julgados cada grupo durante a noite no Madison Square, assim como o Best in Show.

Schnauzers na pista

A competição de raças ocorrem no píer 94 às margens do rio Hudson, o Madison Square Garden é utilizado apenas nas duas últimas noites. No píer 94 é possível a dar na área onde os cachorros e seus handlers aguardam. Para conseguir tickets é sempre importante comprar com antecedência no site do Ticketmaster.

Se você é um cinófilo, Westminster é imperdível, uma das maiores e talvez a mais famosa exposição de cães do mundo não ganha esse título por acaso. Sem contar que você vai estar em New York City e vai ter a oportunidade de entrar conhecer o Madison Square Garden, a arena de esportes mais famosa do mundo.

Verdades:

– Por quê Westminster e outras exposições de cães só tem cães de raça? Essa afirmação não é totalmente verdadeira. Primeiro na competição de beleza não teria como avaliar os cães sem raça, pois eles não tem um padrão, então seria muito subjetiva a avaliação. Segundo, os cães sem raça estão presentes na competição de Agility, lá eles são chamados de All American Dog.

– Afinal o que é Kennel Club? Kennel Club é uma organização de criadores para tratar de assuntos caninos como exposições, registes e criação de cães de raça.

– O que é cinofilia? Cinofilia é o amor aos cães, e está relacionado ao estudo e criação de cães. Pessoas envolvidos com essential caninos como Kennel Clubes são chamados de cinófilos.

Madison Square Garden

Extras:

– Para quem não entende ou dúvida de como os cães são tratados nessas competições vale a pena assistir o episódio sobre o Westminster Dog Show na série de documentários 7 days out, disponível no Netflix.

Best in show

Para mais posts sobre New York City, clique aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.