A exposição de cães de Westminster é um dos maiores eventos desse tipo no mundo e ocorre anualmente em Nova Iorque desde 1977. Westminster é a segunda competição esportiva mais antiga que acontece interruptamente nos Estados Unidos, perdendo apenas para o Kentucky Derby, que teve inicio dois anos antes, em 1975. O nome Westminster Kennel Club surgiu porque os primeiros competidores, caçadores que criavam Setters e Pointers, se encontravam regularmente no Hotel Westminster em Nova Iorque. Essa herança não ficou apenas no nome e também no símbolo do Kennel Club que é cão da raça Pointer.

O Westminster Dog Show mantem seu sucesso desde a primeira exposição, quando atraiu 1200 cães e aconteceu durante 4 dias (estavam agendados apenas 3). Fato importante é que desde o princípio os organizadores tentam reverter recursos para benefícios para os cães. A renda do dia extra daquela primeira exposição foram doados para a criação de um abrigo para cachorros abandonados ou doentes.

Para entender um pouco como funciona o Westminster Dog Show:
– Os cães são separados em 7 grupos pela classificação americana (Sporting, Hound, Working, Terrier, Toy, Non-Sporting e Herding).
– Cada raça desses grupos são julgadas separadamente por um juiz capacitado.
– É definido cada cão melhor de sua raça e posteriormente todos os melhores de raça de cada grupo competem pelo grupo.
– Para finalizar o “Best in Show’ é definido entre julgamento dos sete cães (cada um melhor do seu grupo).
Westminster dura um total de 4 dias, a competição inicia no sábado com a categoria agility, que premia o melhor cão a realizar um circuito que exige uma boa competência física. No domingo acontece a competição de obediência e “freestyle”, além de se iniciar a competição de beleza com os grupos Hounds e Herding Dogs. Na segunda são julgados os grupos Terrier, Toy e Non-Sporting, durante a noite os melhores de cada grupo já julgado são escolhidos no Madison Square Garden. Na terça-feira ocorre o término da competição de raças com os grupos Working e Sporting, sendo julgados cada grupo durante a noite no Madison Square, assim como o Best in Show.

A competição de raças ocorrem no píer 94 às margens do rio Hudson, o Madison Square Garden é utilizado apenas nas duas últimas noites. No píer 94 é possível a dar na área onde os cachorros e seus handlers aguardam. Para conseguir tickets é sempre importante comprar com antecedência no site do Ticketmaster.
Se você é um cinófilo, Westminster é imperdível, uma das maiores e talvez a mais famosa exposição de cães do mundo não ganha esse título por acaso. Sem contar que você vai estar em New York City e vai ter a oportunidade de entrar conhecer o Madison Square Garden, a arena de esportes mais famosa do mundo.

Verdades:
– Por quê Westminster e outras exposições de cães só tem cães de raça? Essa afirmação não é totalmente verdadeira. Primeiro na competição de beleza não teria como avaliar os cães sem raça, pois eles não tem um padrão, então seria muito subjetiva a avaliação. Segundo, os cães sem raça estão presentes na competição de Agility, lá eles são chamados de All American Dog.
– Afinal o que é Kennel Club? Kennel Club é uma organização de criadores para tratar de assuntos caninos como exposições, registes e criação de cães de raça.
– O que é cinofilia? Cinofilia é o amor aos cães, e está relacionado ao estudo e criação de cães. Pessoas envolvidos com essential caninos como Kennel Clubes são chamados de cinófilos.
Extras:
– Para quem não entende ou dúvida de como os cães são tratados nessas competições vale a pena assistir o episódio sobre o Westminster Dog Show na série de documentários 7 days out, disponível no Netflix.
Para mais posts sobre New York City, clique aqui.