O Hermitage é um dos maiores museus do mundo e fica localizado em São Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia. Seu acervo possui mais de 3 milhões de peças (somente um quinto fica exposto), que começaram a ser colecionadas em 1764 pela Imperatriz Catarina II. O museu é composto de 10 prédios prédios pela cidade, sendo que 7 deles estão na Praça do Palácio. O principal e mais famoso é o Palácio de Inverno que por si só já é uma das grandes atrações de São Petersburgo.

O Palácio de Inverno foi construído no reinado de Elizabeth Petrovna, que tinha a intenção de ofuscar todos os outros palácios da europa. Posteriormente com Catarina II, foi adotado o estilo neoclássico nos edifícios adjacentes ao Palácio de Inverno como: Pequeno Hermitage, Grande Hermitage e Teatro Hermitage. Em 1852 foi inaugurado o Novo Hermitage, primeiro espaço construído exclusivamente para obras de arte, surgindo o nome Museu Imperial Hermitage.
Em 1904 o Palácio de Inverno deixou de ser residência da realeza, sendo usado até mesmo como hospital no período da Primeira Guerra Mundial. Durante a Segunda Guerra Mundial, com o cerco a São Petersburgo, o Hermitage teve seu acervo heroicamente protegido e nenhum dano maior foi sofrido.
O Museu abre de terça a domingo, das 10 às 18 horas e as quartas-feiras até as 21 horas. Compre o ingresso online para evitar filas, reserve no mínimo 4 horas para visitar os principais pontos do museu. Para ver tudo com calma seriam necessários pelo menos dois dias.

Prédios do Hermitage:
– Palácio de Inverno: o edifício verde e mais famoso de São Petersburgo. Nele ficam as principais obras do museu.
– Pequeno Hermitage: foi nesse espaço criado por Catarina II, que a mesma começou o seu acervo. Nele se encontram as obras da europa ocidental.
– Grande Hermitage: essa expansão tem uma arquitetura menos rebuscada e é onde ficam as obras renascentistas.
– Novo Hermitage: esse sim foi o primeiro espaço exclusivo para obras do museu. Pinturas europeias e arte antiga enchem o prédio.
– Teatro Hemitage: também construído por Catarina II, não é passível de visita mas ainda é utilizado para apresentações.
– Edifício do Estado Maior: esse prédio que fica do outro lado da praça, já foi sede de diversos ministérios. Foi construído entre 1820 e 1830, sendo incorporado ao Hermitage nos últimos anos. Nesse local fica a coleção de arte moderna do acervo.
Outros prédios que não estão na praça:
– Palácio de Inverno de Pedro, o Grande: fica próximo ao Palácio de inverno, logo após o Canal de Inverno.

Ainda em São Petersburgo:
– Menshikov Palace: um dos primeiros prédios da cidade, de 1710.
– Museu de Porcelana e Centro de restauração Staraya Derevnya.
Fora esses, ainda existem salas de exposição do Hermitage fora da Rússia, como em Londres, Amsterdã e Las Vegas.

Peças imperdíveis do Museu:
- Escadaria Jordan: já na entrada do museu essa escadaria é herança do barroco de Rastrelli. Ela impressiona ainda mais com as pinturas no teto, que representam os deuses do Olimpo.
- Relógio do Pavão: na verdade o relógio é constituído, além do imenso pavão, por uma coruja e um galo, todos de ouro e pedras preciosas. O relógio vai fazendo movimentos harmônicos com o passar das horas.
- Pavillion Hall: Fica no Pequeno Hermitage, tem uma bela vista externa, além de imensos lustres e um piso impecável.
- Galeria Militar: é uma salão com o retrato de 332 generais da guerra de 1812, vitoriosos contra Napoleão.
- Vaso gigante de Jade: o Vaso de Kolyvan, foi entalhado em uma única pedra de jade, pesa 19 toneladas, foi transportado em 1843 com ajuda de 154 cavalos por 5 mil quilômetros de distancia até o museu.
- Escritórios de Nicolau: essa biblioteca é um dos únicos cômodos que ainda permanecem intactos no museu.
- Quadros famosos:
- Madona e a Criança, Da Vinci (Sala 214)
- O Retorno do Filho Pródigo, Rembrandt (Sala 254)
- A Tocadora de Alaúde, de Caravaggio (Sala 237)
- A Ponte Waterloo, de Monet (Sala 319)

Além de todas as obras e monumentos, os tetos e pisos do Hermitage são atrações que não podem ser esquecidas.
O Hermitage, apesar de ser muitas vezes esquecido, é um dos melhores museus do mundo e uma das maiores atrações de toda a Rússia. Se você vai até Moscou e cidades como Helsinque (Finlândia) ou Tallin (Estônia), São Petersburgo tem que estrar no seu roteiro e o Hermitage deve ser colocado no topo da sua lista.

Verdades:
- Você paga uma taxa para poder tirar fotos dentro do museu.
- Se você levar um minuto vendo cada obra, vai demorar 11 anos para visitar o museu inteiro.
- A coluna de Alexandre, no meio da praça, é um obelisco para comemorar a vitória russa sobre os exércitos napoleônicos.

Extras:
- Passeie pela Praça do Palácio durante a noite, os prédios iluminados são imperdíveis.
- Na primeira quinta-feira do mês a entrada no Museu é gratuita.

Para mais posts sobre a Rússia, clique aqui.
Um comentário