Positano – Costa Amalfitana (Itália)

Positano é uma pequena comuna (município), na região da Costa Amalfitana no sudoeste da Itália. A pequena vila tem cerca de 4 mil habitantes e uma área de 8 quilômetros quadrados. A origem de Positano se deu no século IX, entre inúmeras invasões, saques e maremotos, a comuna atingiu seu esplendor no século XVIII, por causa do seu porto.

Vista de Positano

No século seguinte entrou em decadência pois metade da sua população emigrou para a América, se tornando uma pequena vila de pescadores. A partir da década de 50 começou a virar atração turística, sendo atualmente um dos destinos mais procurados na Itália.

Chegando em Positano

O jeito mais fácil de chegar em Positano é alugando um carro a partir de Nápoles. Para chegar em Nápoles é bem fácil, pois esta cidade é destino de vários trens de todas as partes da Itália, além de diversos voos. Pela rodovia, Positano fica a uma hora de Nápoles. Mas tome cuidado, pois a medida que se aproxima da Costa Amalfitana as estradas vão ficando cade vez mais estreitas. Também é possível chegar de barco, saindo de Sorrento, entretanto a viagem é mais cara.

Mar Mediterrâneo

A melhor época na região é de março a outubro, sendo julho e agosto os meses mais quentes e mais cheios. Junho é um bom mês para conhecer Positano, já está quente porém não está tão lotado. Novembro a fevereiro o clima frio afasta os turistas, muitas lojas, restaurantes e até mesmo hotéis fecham.

Positano

A Praia Grande é a principal praia da comuna, tem uma extensão de 300 metros, que são densamente ocupados por cadeiras e guarda-sóis durante o verão. Sua praia de pedras contrasta com a água clara do mar mediterrâneo. Se preferir uma praia menos badalada existe a Praia de Fornillo, que pode ser acessada por uma trilha contornando a Praia Grande e as torres de vigília sarracenas.

Praia Grande

Uma das melhores coisas de Positano é se perder nas vielas e escadarias que descem até a praia, descobrindo pequenas galerias e cafés ou até mesmo desbravando minusculas lojas de souvenires. Restaurantes costumam ser um pouco maiores, porém a culinária é bem mais caseira do que industrial. Invariavelmente você vai cansar de subir as escadas no final do dia, mas essa é a parte que deixa a vila tão exclusiva.

Positano – Itália

O principal ponto turístico de Positano é a Igreja de Santa Maria Assunta, sua cúpula pode ser vista de qualquer ponto da cidade, porém é por dentro que ela impressiona. O altar é cheio de detalhes e sua Cripta esconde mistérios da época dos romanos. A primeira Igreja foi construída no século X e depois abandonada no século XV. Uma reforma foi feita no século XVIII sendo em grande parte conservada até hoje.

Santa Maria Assunta

A praia de Positano está longe se ser paradisíaca, entretanto é a imagem pitoresca da vila encrostada na rocha, quase se atirando no mar, que torna a cidade tão bela e inesquecível. A Costa Amalfitana há muito tempo pode fazer parte do seu roteiro, e sem fazer extravagancias. Existem passeios ida-e-volta diariamente a partir de Nápoles, e se você quiser ficar hospedado por lá, não precisa ter uma piscina no quarto, uma pequena varanda já pode ser o suficiente.

A estrada é bem estreita.

Verdades:

– Alugue um carro pequeno, pequeno mesmo, ou senão você terá grandes dificuldades para transitar e principalmente estacionar em Positano.

– Positano vista do mar parece uma concha.

– Esqueça areia fofa, na Costa Amalfitana as praias são de pedra.

– Se seu Hotel for perto da praia você perderá uma vista incrível, e se for no alto do morro perderá muitas calorias subindo as escadarias.

– Não deixe nada dentro do carro, o sul da Itália não é o lugar mais seguro da Europa.

Vagas para estacionar

Extras:

– Não saia de Positano sem provar sua bebida típica: o Limoncello.

– Um dos melhores passeios a serem feitos a partir de Positano é visitar a ilha de Capri, postaremos sobre Capri em breve.

– Se vier de Nápoles, não esqueça de conhecer o Vesúvio e Pompéia, mais informações clique aqui.

Positano

Para mais posts sobre a Itália, clique aqui.

Por-do-sol em Positano.

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.