O Museu do Louvre é o maior museu de arte do mundo e sabidamente o mais conhecido também. O museu fica no Palácio com o mesmo nome, construído entre os séculos XII e XIII para servir como fortaleza. Com o crescimento da cidade a sua função principal deixou de ser útil e acabou virando a residência dos reis franceses até a realeza mudar de endereço para o Palácio de Versalhes em 1682.

O museu foi oficialmente inaugurado em 1793, tendo sua última grande mudança em 1988, quando a pirâmide de vidro foi inaugurada. Não é a toa que o Louvre recebe mais de 10 milhões de visitantes todo ano, o museu conta com uma exposição de mais de 38.000 peças, fora as guardadas em seu acervo.

Como já falamos algumas vezes aqui, uma das grandes dicas para pegar uma fila menor ou as vezes até pular uma fila é comprar os ingressos online. O ingresso custa 15 euros (17 pela internet), ou gratuita para menores de 18 anos ou menores de 25 anos moradores da União Europeia. O horário de funcionamento é das 9:00 às 18:00, sendo terça-feira o único dia da semana que o museu não abre. Quartas e sextas-feiras o fechamento é as 21:45.

O Louvre exigiria facilmente pelo menos um dia inteiro para ver as principais obras, para ver tudo com calma exigiria uma semana pois são 14,5 quilometros de corredores entre 403 salas de exposição. Mas se o tempo é curto, é possível fazer um roteiro somente com as principais obras em um período do dia, com a ajuda do mapa impresso ou do aplicativo do museu.

O Museu tem 5 pisos, tendo exposição em todos eles com exceção ao Hall que é o piso mais inferior. O Mezanino seria o subsolo, seguido de Térreo, Primeiro e Segundo andares. Para os que tem mais tempo alugar um audio guide pode ser uma boa opção para explorar as obras mais a fundo.
Para te ajudar a explorar o Museu do Louvre vamos listar as principais obras de cada ala e andar:

Ala Sully:
Mezanino:
- Louvre Medieval
- Esfinge de Tânis
Térreo:
- Vênus de Milo
- Diana de Versalhes
- Hermes atando as Sandálias
- Tesouros de Tutankamon
- Caminho das Esfinges
- Estátua de Ramsés II
- Frisos do Palácio de Dario I
Primeiro Andar:
- Escriba sentado
- Busto de Akhenaton
- Pequenas Estátuas de Akhenaton e da Rainha Nefertiti

Ala Denon:
Mezanino:
- Santa Maria Madalena, Gregor Erhart
Térreo:
- O Escravo Moribundo e o Escravo Rebelde, Michelangelo
- Psiqué Reanimada pelo beijo de Eros, Canova
- Guerreiro Combatente
Primeiro Andar:
- Victória de Samotrácia
- A Madona das Rochas, Leonardo Da Vinci
- Mona Lisa, Leonardo Da Vinci
- As Bodas de Canaã, Veronèse
- A Liberdade guiando o Povo, Delacroix
- O Coracão de Napoleão, Jacques Louis David

Ala Richelieu:
Mezanino:
- Pátio Puget: Milo de Crotone e Four Captives
- Pátio Marly: Os Cavalos de Marly
Térreo:
- Código de Hamurabi
- Touro Alado
- Tumba de Filipe Pot
- São Jorge combatendo o Dragão
Primeiro Andar:
- Apartamentos de Napoleão III
Segundo Andar:
- A Rendeira, Vermeer

Essas lista é bem injusta com dezenas de obras, porém serve de roteiro para quem tem poucas horas para visitar o museu. Se tiver tempo de apreciar a maioria das obras você poderá fazer uma lista pessoal que talvez seja bem diferente desta. Por muitas vezes não só as obras são encantadoras como também as salas de exposição e galerias.

O Louvre com certeza é o melhor museu do mundo, a importância das suas obras são imensuráveis. Tantas obras importantes para história da humanidade estão muito bem preservadas no museu, mas ao mesmo tempo muitas das obras não deveriam estar lá e sim no seu país de origem. Esperamos que um dia essas injustiças sejam sanadas, mas por enquanto teremos que continuar visitando o museu do Louvre.

Verdades:
- A fila pode estar tão grande que você pode não conseguir entrar no Museu.
- A Mona Lisa é bem menor do que você imagina e você não vai chegar menos que 3 metros perto dela.
- Prepare-se para muita falta de educação quando estiver vendo as principais obras, especialmente a Mona Lisa.
- As bodas de Canaã, a maior tela do museu e uma das mais belas obras do Louvre fica em frente a Mona Lisa e quase ninguém repara.
- Vá descansado, o lugar é gigante.

Extras:
- A fila pela entrada do Carrousel du Louvre é bem menor do que a da entrada principal. Nos dias em que o museu fecha mais tarde também costuma ter menos fila.
- A entrada é gratuita no final do dia do primeiro domingo do mês e no dia 14 de julho.

Mais posts sobre a França clique aqui.

Um comentário