Voo de Balão na Capadócia – Turquia

A Capadócia é uma região com formações geológicas ímpares, resultado de atividade vulcânica intensa e posterior anos de erosão. Essa região que se limita a 15000 km2do atual leste da Turquia, muitas vezes não é mencionada em mapas já que não corresponde a nenhuma demarcação política. Inúmeras cavernas escavadas, muitas formando cidades subterrâneas formidáveis , criando uma peculiar paisagem com os afrescos moldados pelo tempo. Em 1985 o Parque Nacional de Goreme foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Balão na Capadócia

A cena clássica quando se pensa em Capadócia é aquela bela paisagem de moradias nas cavernas com os balões de ar quente no céu em uma bela manhã com o céu nascendo. Essa cena não é ficção, na verdade ela acontece praticamente todos os dias na Capadócia e voar de balão se tornou o passeio mais realizado e praticamente obrigatório na Turquia.

O balão pode subir mais de 500 metros

Primeiro, são dezenas de empresas que realizam os voos de balão e já surge a primeira dúvida, qual é a melhor? Essa pergunta é impossível de responder. Não escolha somente pelo preço, o melhor a fazer é pesquisar comentários relacionados com a empresa e escolher o melhor custo-benefício cobrindo suas exigências.

Butterly Balloons

Nós voamos com a Butterfly Balloons, não temos críticas mas também nenhum elogio em especial, foi apenas uma empresa que realizou tudo o que prometeu porém sem superar expectativas.

O balão poderia ser mais bonito

O voo depende quase que exclusivamente das condições climáticas para ocorrer, o céu tem que estar com poucas nuvens e o vento não pode estar nem um pouco forte. Por isso é importante que você sempre faça a sua reserva para a primeira manhã que estiver na região, deixando sempre pelo menos uma manhã extra para reagendar o voo.

Muitos balões subindo ao mesmo tempo

Algumas vezes pode ocorrer de ter uma fila grande para o reagendamento e um segundo dia extra seria o ideal. Nós tivemos o voo cancelado no primeiro dia por causa dos ventos, conseguimos reagendar para o segundo dia no chamado segundo horário, que ocorre 30-60 minutos após o primeiro horário.

Dependendo da época do ano o nascer-do-sol ocorre entras as 5 e 7 horas da manhã. O shuttle da sua empresa sempre vai te buscar no mínimo uma hora antes do sol nascer. A maioria das empresas oferecem café-da-manhã, com a grande demanda de pessoas a maioria dos cafés não são de grande qualidade.

No mesmo reboque que chega também vai embora

O tamanho dos balões varia geralmente entre 12 a 24 pessoas, quanto mais pessoas, maior o balão. Existem voos privados porém o preço será tão grande quanto sua privacidade, deixe para fazer voos privados apenas se o dinheiro for o último dos seus problemas.

Enchendo o balão

O voo inicia logo após o balão ser inflado, primeiro com ventiladores e depois com a chama gerando ar quente. Todos sobem e se estiver tudo correto o balão logo saí do chão. A maioria dos voos duram em torno de uma hora, com o sobe e desce suave você nem vai perceber o tempo passar.

Começando a subir

No final o balão aterrissa exatamente encima de um reboque engatado em uma camionete. Todos descem do balão e participam do brinde em comemoração ao voo, além de receber um certificado de voo. Depois, cada um é deixado em seu hotel e fim do passeio.

Pouso sobre o reboque

Apesar de não ter sido a primeira vez a voar de balão para nós, é injusto comparar o voo realizado na Capadócia com qualquer outra experiência. Com certeza é tudo o que você vai estar esperando e talvez até um pouco mais.

Verdades:

  • Apesar de ser a principal atividade da Capadócia os voos com balão ainda são um tanto quanto caros (em torno de 160 euros por pessoa o voo convencional).
  • No verão os voos podem estar bem cheios, reserve com antecedência de pelo menos um mês.
  • Apesar dos pilotos serem certificados, nos sentimos mais seguros com os pilotos em Bagan.
  • O voo é tão cedo que você pode agendar qualquer passeio para a manhã do mesmo dia, sem se preocupar com o horário.
  • Até se você tiver medo de altura o voo com balão não esboça a mínima noção de insegurança.
  • Mais de 100 balões costumam voar por dia no verão turco.
Paisagens pitorescas

Extras:

  • A maioria das empresas oferecem ao menos 10 euros de desconto para pagamento em espécie.
  • Se você for realizar o voo ou não, do solo também vale a pena ver os balões passando por cima das esculturas pitorescas. Acorde cedo e você não irá se arrepender.
  • Uma dica útil é entrar por último no cesto, já que quem está dentro vai sendo empurrado para o meio. Os cantos do cesto são os melhores lugares, principalmente se você estiver em 1-2 pessoas.
o sol vai subindo

Para mais posts sobre a Turquia clique aqui.

Para saber sobre voo de balão em Bagan ( Myanmar) clique aqui.

Os pilotos são arrojados

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.