Vancouver é uma cidade na costa oeste do Canadá, que com sua região metropolitana formam a terceira região mais populosa do país. Vancouver fica na província da Columbia Britânica, a oeste das Montanhas Rochosas Canadenses e destaca-se por ter o porto mais movimentado do Canadá.

Diversidade é o ponto forte de Vancouver, 52% da população tem uma língua nativa que não é o inglês. Esse atrativo por estrangeiros se explica pela cidade sempre figurar entre as 10 melhores em listas como: melhores cidades do mundo para se viver, cidades mais bem sucedidas, entre outras. Um fator a mais para chamar a atenção do mundo são os inúmeros eventos que a cidade sediou na ultima década, como os Jogos Olímpicos de Inverno em 2009.

Por ser uma cidade litorânea, não costuma nevar em Vancouver, mas as temperaturas chegam em gélidos -10°C no inverno, e giram em torno de 25°C no verão. A melhor época para visitar a região é entre maio e agosto quando as temperaturas são amenas, porém para quem quer praticar esportes de inverno terá que escolher os outros meses.

O ideal para conhecer a cidade são 3 a 5 dias, dependendo de quais lugares próximos de Vancouver você colocar no seu roteiro. Vamos ver as principais atrações da cidade e ajudar você a escolher o seu roteiro:

Canada Place
Melhor lugar para começar a explorar a cidade, essa construção fica ao lado do porto de Vancouver e lembra um imenso barco a velas, mas na verdade é um píer com uma bela vista para a baía de Vancouver. Dentro do Canada Place fica a atração FlyOver Canada, que é um cinema em realidade virtual para dar a sensação que estamos voando sobre as belezas do país.

Stanley Park
Esse parque é o cartão postal de Vancouver, é o maior parque urbano do Canadá, e também é maior que o Central Park em NY. Ele é tão grande que abriga 3 praias, um aquário, diversos restaurantes e quadras poliesportivas. Ir para Vancouver e não conhecer o Stanley Park seria como não conhecer a cidade.

Capilano Bridge
Esse parque é tão fascinante que temos um post só dele aqui.

Vancouver Lookout
Esse aqui é para quem gosta de observatórios e vistas 360°. A subida até dos 168 metros é feita em um elevador panorâmico e dura 40 segundos. De resto é só curtir a vista.

Grouse Mountain
Também um dos pontos turísticos mais visitados de Vancouver essa montanha fica a 15 minutos da região central da cidade. É possível subir no seu topo (1230 metros) por uma trilha não muito difícil de 3km ou pelo bondinho. A Montanha tem uma bela vista da cidade já que ficam bem próximas e também é proxima do parque da Ponte Capilano. Durante o inverno a montanha tem mais de 20 pistas para prática de Ski e Snowboarding.

Grandville Island
Grandville Island na verdade não é uma ilha e sim uma península. Muitos chamam de ilha pois o seu acesso mais fácil se dá pelo Ferries de False Creek, parecendo que você esta se deslocando para uma ilha. Essa área já foi bem decadente e abandonada, hoje em dia abriga um dos melhores mercados da cidade, ideal para compras e refeições. O Public Market não é só preferência dos turistas, muitos locais também adoram fazer compras lá.

Gastown
Lugar preferidos dos turistas que querem fazer compras, um bairro muito charmoso por sua arquitetura e cafés com mesas pela calçada. Um dos pontos altos do bairro é o relógio à vapor construído em 1875 e que ainda marca as horas precisamente.

Vancouver Aquarium
Fica dentro do gigantesco Stanley Park, se destaca por ter animais não tão comuns como pinguins e baleias. A visita só vale porque o Aquário também é um centro de pesquisas especializado em reabilitação e recuperação de animais.

Vancouver é tudo o que falam e muito mais, está sempre entre as mais queridas cidades canadenses pelos turistas por conta de todas as suas atrações relacionadas com natureza e por ter um clima bem mais ameno que a maioria das outras cidades. Você nunca mais vai esquecer do oeste canadense depois que conhecer Vancouver.

Verdades:
- Não esqueça de tirar seu visto para entrar no Canadá, se for entrar no país por via aérea o visto é online e relativamente fácil no site do eTA.
- O dólar no Canadá é o dólar canadense, não passe vergonha levando dólar americano. Inclusive o cambio do dólar canadense é um pouco mais amigável.
- Junto com Toronto e Montreal, Vancouver forma a trinca de cidades imperdíveis no Canadá.
- Gorjeta não é lei mas é praticamente obrigatória no Canadá, 15-20% em restaurantes e bares, 10-20% em táxis.
- Raincouver não tem esse apelido à toa, chove muito na cidade o ano todo.

Extras:
- Para os amantes de esportes na neve, próximo a Vancouver fica a estação de Ski de Whistler, famosa por ter sediado os esportes de montanha nas Olimpíadas de Inverno de 2019.
- Estique sua viagem até a Icefields Parkway e você não vai se arrepender.

Mais sobre o Canadá, clique aqui.