Pisa – Itália

Pisa é uma cidade com menos de 100 mil habitantes, próxima da costa oeste na região da Toscana, conhecida em todos os cantos do mundo pela famosa Torre Inclinada. A Torre fica na praça da catedral, assim como os outros importantes pontos turísticos: o Batistério, o Cemitério e Igreja do Duomo. Esse complexo com as quatro estruturas foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1987.

Praça da Catedral

O ideal para fazer um passeio bate-e-volta até Pisa é estar alojado em Florença, com 1 hora de viagem com o trem local você chega até a cidade e o valor do trecho custa menos de 10 euros. Da estação central de Pisa até a Praça dos Milagres são dois quilômetros, aproveite e faça o trajeto a pé curtindo a pequena cidade. Alugar um carro pode te dar mais opções, porém não é necessário. 

A Torre Pendente

Torre Pendente (Torre Inclinada)

Esse é o ponto mundialmente conhecido, o mais importante de Pisa e um dos mais visitados na Itália. A Torre de Pisa levou 177 anos para ser construída e já começou a inclinar-se alguns anos após o início de sua construção em 1173, pois suas fundações não foram adequadamente realizadas.  Durante anos a torre se inclinou para sudoeste, até que em 1990 foi fechada para visitação e uma obra para reduzir sua inclinação foi iniciada (após quase 20 anos de estudos sobre o assunto).

Dentro da Torre

Em 2001 a torre foi reaberta ao público sendo declarada estável e retornando a inclinação que ocupava em 1838. Em 2008 foi o primeiro ano em que a torre parou de se mover, com expectativa de estabilidade por 200 anos.

Sinos do Alto da Torre

A Torre pendente pesa em torno de 15 toneladas, tem 55 metros de altura divididos em oito níveis. A torre tem acesso liberado para turistas com seus devidos tickets e é possível subir até o oitavo (último) andar. Os tickets para a Torre custam 18 euros, estando aberta para visitação das 9:00 às 19:00 no verão e das 9:30 às 17:00 no período do inverno.

Catedral vista do alto da Torre Inclinada

Catedral de Santa Maria Assunta

A catedral idealizada por Buscheto, teve suas obras iniciadas em 1064. Por si só a catedral já seria um belo ponto turístico, mas acaba sendo um extraordinário complemento para quem vai visitar a torre.

Catedral de Santa Maria Assunta

A entrada na catedral é gratuita, estando aberta das 8:00 às 20:00 no verão, das 10:00 as 12:45 e 15:00 às 16:45 no inverno, durante os finais de semana de inverno a catedral só abre no período da tarde. 

Dentro da Igreja

Batistério

Nessa construção o arquiteto foi Diotisalvi, o mesmo que projetou a Torre, a partir de 1153. É o maior batistério da Itália, e devido à falta de verba os materiais do projeto foram alterados por diversas vezes.

O Batistério

O ingresso para o batistério custa 5 euros e dá acesso ao museu dell’Opera del Duomo, os horários de abertura são: das 10:00 às 16:45 (inverno) e das 9:00 às 18:30 (verão).

Por dentro do Batistério

Camposanto Monumentale

Cemitério onde foram enterrados pessoas ilustres da cidade, e abriga inúmeras obras de arte de séculos passados. O mármore de toda a sua fachada impressiona como os demais monumentos da Praça dos Milagres. A torre passou ilesa pela Segunda Guerra Mundial, mas o cemitério não, obras de restauro são feitas até hoje. 

Camposanto Monumentale

Outros pontos para se conhecer em Pisa, principalmente para quem tem mais de meio dia na cidade:

– Palazzo di Cavalieri

– Museo Nazionale di San Matteo

– Jardim Botânico (Orto Botanico dell’Università di Pisa)

– Rio Arno

– Capela Santa Maria della Spina (famosa por abrigar o suposto espinho da coroa de Jesus)

Batistério e Catedral

Pisa conseguiu unir uma bela arquitetura histórica com a juventude de um polo universitário (são três das mais importantes da Europa), se tornando um passeio em que ninguém se arrepende de fazer. Com meio dia a partir de Florença é possível conhecer as principais atrações da cidade, se estiver com o tempo muito apertado uma opção é não subir na Torre, pois a vista não é tão imperdível assim. Entretanto, para muitos, subir uma das torres mais emblemáticas do mundo é algo memorável. 

Vista verdadeira do alto da Torre Inclinada

Verdades:

  • A Torre é tão inclinada quanto parece.
  • Pisa não é só a Torre, mas Pisa sem a Torre provavelmente não seria nada.
  • Se seu sonho é tirar uma foto em perspectiva, tenha paciência. É tanta gente fazendo o mesmo que é bem provável que mais umas 5 pessoas saiam na sua foto.
  • São quase 300 degraus até o topo da torre, esteja com o treino aeróbico em dia.
  • Na Capela de Nossa Senhora della Spina não é possível ver o famoso espinho da coroa de Jesus Cristo.
Cuidado com o angulo, você pode perder a inclinação

Extras:

  • Programe-se para ir bem cedo ou no final da tarde, durante a maior parte do dia inúmeros ônibus com turistas desembarcam na cidade.
  • Compre o ingresso para a torre antecipadamente no site oficial e otimize seu tempo.
  • É possível e fácil combinar Pisa com Lucca ou Cinque Terre, partindo de Florença.
Cidade de Pisa

Outros Posts sobre a Itália clique aqui.

Torre de Pisa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.