Angkor –Camboja

Angkor é a região mais famosa do Camboja, recebendo mais de dois milhões de turistas do mundo inteiro anualmente. Sua tradução literal significa cidade, sendo essa a sede do Império Khmer entre os séculos IX e XII. Na região de Angkor foram encontradas mais de mil ruínas de templos, algumas achadas em escombros e outras altamente conservadas como Angkor Wat, levando a região a ganhar o título de patrimônio mundial da UNESCO. Angkor é a maior estrutura religiosa existente no mundo.

Chegando em Angkor Wat

Quem deseja conhecer Angkor, o caminho é Siem Reap, existem vários voos de diferentes países no sudeste asiático. Siem Reap é onde ficam hotéis, restaurantes e é uma cidade com uma infraestrutura razoável para os padrões do sudeste asiático. Angkor fica há 8 km de Siem Reap, é impossível conhecer tudo a pé, você vai precisar no mínimo de uma bicicleta. Inúmeros tuk-tuk lhe oferecerão serviço de transporte e guia, que em geral é bem barato. Nós optamos por um carro, por conta do calor e garoa intermitente. 

Angkor Wat é gigantesco

Os ingressos para o complexo do templo de Angkor são vendidos na bilheteria do Angkor Park. Você terá que escolher entre ingressos para 1, 3 ou 7 dias, com os preços de 37, 62 e 72 dólares. Pode parecer um pouco caro, mas isso é explicado pelo turismo ser uma das principais atividades econômicas do país e Angkor ser seu principal destino turístico.  

Paredes de Angkor Wat

A melhor época para ir ao Camboja é entre novembro e março, pois é quando chove menos e as temperatura são mais amenas. Obviamente que nesta época é que se encontra a maior concentração de turistas. Em outros meses seu maior problema serão as incessantes chuvas, porém o país fica bem mais deserto. Uma boa escolha é o começo de novembro ou final de março, onde o tempo ainda é mais agradável e tem um numero moderado de pessoas. Alguns dos templos mais importantes:

Angkor Wat

Angkor Wat

O principal templo de Angkor, também o maior e mais preservado. Esse templo é tão importante para o Camboja que esta até em sua bandeira. Angkor Wat foi construído no século XII dedicado ao deus hindu Vixnu e abrigava 20 mil pessoas. S

Torres de Angkor Wat

ua arquitetura tem inspiração no lendário Monte Meru, a montanha cósmica segundo acreditam os hindus, suas cinco torres tem formato de flor de lótus. Você irá se surpreender com cada canto de Angkor Wat, com cada parede gravada ou escadaria até o alto de uma torre.

Força da natureza em Ta Prohm

Ta Prohm

Conhecido atualmente como Templo da Lara Croft, até mesmo pelos locais, dada a importante visibilidade mundial que o filme com Angelina Jolie deu ao templo. Esse templo foi deixado como a natureza quis e nenhuma obra de restauro foi feita até 2010, imensas árvores cresceram em meio às ruínas.

Muitas áreas do Ta Prohm estão interditadas atualmente pelo risco de desabamento. Em outras passarelas foram colocadas para uma visitação mais segura dos turistas.

Mil faces de Bayon

Bayon

Um dos maiores templos de Angkor, mais conhecido como templo das mil faces, pelos seus 54 pilares com rostos esculpidos em suas 4 faces (216 faces no total). É também o templo central de Angkor Thom, foi construído 100 anos após Angkor Wat.

As faces

Outra característica impressionante de Bayon é o seu muro que forma um quadrado com diversas gravuras sobre guerras e o cotidiano da época.

Baphuon

Baphuon

Baphuon foi em grande parte restaurada, esse imenso quebra cabeça com 300.000 pedras tiveram que ser colocadas em seus lugares. Apesar de originalmente hindu, tem um enorme buda reclinado em seu interior. 

Vista do alto

Existem outras templos também importantes como: 

  • Ta Som que tem o mesmo estilo do seu “irmão” Ta Prohm e seu cartão postal é a enorme árvore que cresceu sobre a entrada leste. 
  • Preah Khan: acredita-se que aqui era uma universidade budista, porém nenhum restauro ainda foi realizado nessas ruínas.
  • Ta Keo
  • Banteya Kdei
  • Prea Khon
  • Neak Pean
  • Pre Rup
Colunas em Angkor Wat

Dois dias para conhecer os templos são suficientes, em um dia fica um pouco corrido mas é possível. A diferença entre a escolha de um ou dois dias será uma escolha entre os roteiros Small Circuit (Angkor Wat, Bayon, Ta Keo, Ta Prohm e Banteya Kdei) e Grand Circuit (Angkor Wat, Bayon, Ta Keo, Ta Prohm, Banteya Kdei, Preah Khon, Ta Som, Neak Pean e Pre Rup), o primeiro totaliza 17 km e é feito em 6 horas, o segundo totaliza 26 km sendo percorridos em 8 horas. Mais que dois ou três dias é para quem tem um maior interesse pela história local e quer observar detalhes de cada templo, mas se for ficar mais que dois dias no Camboja considere conhecer outras regiões do país.

Ta Prohm

Angkor é muito mais do que apenas Angkor Wat, existem muitos templos que não devem ser esquecido além do maior deles. Se você tinha dúvida se vale a pena colocar o Camboja em seu roteiro pelo sudeste asiático, essa dúvida não deve existir mais.

Ta Prohm

Verdades:

  • Por mais estranho que pareça, nós brasileiros precisamos de visto para visitar o Camboja, o processo é feito online e o visto é enviado para o seu email.
  • Angkor Wat não é uma das sete maravilhas do mundo moderno como comumente é intitulada. A lista consiste em: Cristo Redentor, Coliseu, Pirâmides de Gizé (como remanescente das 7 maravilhas do mundo antigo), Taj Mahal, Machu Picchu, Grande Muralha da China, Chichén Itzá e Petra.
  • Não de dinheiro para as crianças que ficam pedindo em torno dos templos, historicamente essas crianças são exploradas por grupos criminosos. Se quiser ajudar a população local existem diversas ONGs para tal fim.
  • É obrigatório cobrir joelhos e ombros para entrar nos templos.
  • Tome cuidado onde come, existem muitas barraquinhas duvidosas em torno dos templos, prefira restaurantes um pouco maiores.
Detalhes em todo o canto

Extras:

  • Compre ingresso após as 17h do dia anterior a sua visita, basicamente no dia em que você chegar em Siam Reap. Além de te dar direito a entrada no dia seguinte, as filas são bem menores do que pela manhã.
  • Uma das vistas mais impressionantes do mundo é o nascer do sol em Angkor Wat, verifique a previsão do tempo e acorde cedo.
Angkor Wat

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.