Helsinque – Finlândia

Helsinque, ou Helsínquia, é a capital da Finlândia e conhecida por ser uma das capitais mais desenvolvidas do mundo. A cidade foi fundada em 1550, e foi escolhida a sede do governo da Finlândia quando o país teve sua independência da Rússia proclamada em 1917. Helsinque tem uma população de mais de 600 mil habitantes, e já foi sede dos jogos olímpicos de verão em 1952.

A melhor época para visitar a Finlândia é no verão, onde os dias são longos e atividades diversas ocorrem no país. Porém se você pretende ver a Aurora Boreal no norte do país obrigatoriamente você terá que ir no inverno. Apesar da Finlândia ser um país com baixíssimas temperaturas no inverno, Helsinque tem uma média de temperatura de -5°C, atingindo temperatura de -20°C, comum no resto do país, apenas uma ou duas semanas. Essa temperatura mais amena é pela proximidade com o Mar Báltico.

Helsinque é uma cidade relativamente pequena, sendo possível conhecer suas principais atrações em um ou dois dias. É possível chegar na cidade de avião, com vôos partindo das principais cidade da Europa e América do Norte, de trem a partir de São Petersburgo ou Moscou, de ônibus vindo também de São Petersburgo ou ainda de balsa a partir de Tallinn ou até mesmo de Estocolmo.

Praça do Senado

Esse é o melhor ponto de partida para conhecer a cidade,  principalmente se for ficar apenas algumas horas em Helsinque. Ao leste da praça fica o Palácio do Conselho do Estado, construído em 1822 e sede do senado finlandês até 1907. No oeste está o Edifício Central da Universidade de Helsínquia, datado de 1832. E ao norte fica a Catedral de Helsinque.

Catedral de Helsinque

Catedral de Helsinque (Tuomiokirkko)

No alto da cidade, essa igreja Luterana foi construída entre 1830 e 1852. É possível subir na torre e observar a cidade toda lá do alto. Do alto de sua escadaria e com as suas cinco cúpulas verdes, a igreja é a principal atração da Praça do Senado, recebendo 300 mil visitantes por ano.

Catedral de Uspenski

Catedral de Uspenski

Essa catedral ortodoxa é herança da dominação russa sobre o território predominantemente protestante, foi construída em 1868. A igreja se destaca desde o porto pois fica no alto de uma pequena colina. Sua sobriedade externa com tijolos vermelhos e cúpulas verdes é contrastante com a ostentação interna e muitas imagens.

Kiasma Museu de Arte Contemporânea

Museu de Arte Contemporânea Kiasma

Fundado em 1990, com o objetivo de dar mais espaço a arte contemporânea na Finlândia. Seu acervo inclui obras de mais de 4 mil artistas e seu prédio com arquitetura moderna foi escolhido mediante um concurso.

Kiasma Museum

Praça do Mercado (Kauppatori)

Uma das principais atrações da cidade, a praça abriga o mercado, além do Palácio Presidencial e a Câmara Municipal de Helsinque. Da primavera até o outono se enche de barraquinhas que vendem comida e artesanato, sendo um ponto obrigatório de visitação.       

Museu Nacional da Finlândia

Museu Nacional da Finlândia

Esse museu mostra a história finlandesa desde a idade da pedra até os dias atuais. Exposições temporárias são frequentes nesse museu.

Temppeliaukio Kirkko

Temppeliaukio Kirkko

Essa igreja é a mais peculiar da Finlândia, fundada em 1969, ela foi construída diretamente em rocha e é iluminada por luz solar que atravessam suas claraboias. Concertos são frequentes nessa igreja pela espetacular acústica proveniente das paredes de pedra.

Temppeliaukio Kirkko

Parque Esplanadi

Um recanto verde no meio da cidade, um dos pontos preferidos dos finlandeses. Nesse parque está um dos restaurantes mais antigos da Finlândia, o Café Kappeli, aberto em 1867. Além da estátua de Havis Amanda que simboliza o renascimento de Helsinque.

Museu de Arte Ateneum

Neste museu você vai encontrar muitas obras de artistas finlandeses do século 19 e 20. Algumas obras de artistas importantes como Picasso e Le Corbusier também estão expostas.

Capela do Silêncio

A capela do silêncio é uma capela ecumênica, independente de religião, todos são bem vindos. O objetivo é ter um momento de paz numa das regiões mais movimentadas de toda a cidade. Seu design inovador tomou conta da cidade em 2012.

Entre outros pontos a serem visitados em um dia em Helsinque estão: o Parlamento Finlandês, a Estação Central, o Teatro Nacional Finlandês e o Museu do Banco da Finlândia.

Parlamento

Helsinque é uma das capitais mais desenvolvidas que já conhecemos, mas atipicamente do que se espera de uma grande cidade, essa é bem pacata e tranquila. Mesmo nas principais atrações da cidade no alto verão europeu, não pegamos nenhuma fila, o que ajuda muito se você fugir um pouco da loucura das grandes cidades. Helsinque é um belo passeio de um dia para quem está em Tallin ou mesmo São Petersburgo, porém calibre suas expectativas com o que a cidade pode te oferecer.

Verdades: 

  • Apesar de Helsinque ter um excelente sistema de transporte público a melhor forma de explorar a cidade é a pé, o centro é relativamente pequeno e a cidade plana o suficiente.
  • No inverno o dia é muito curto e você não vai conseguir visitar todas essas atrações. 
  • Não perca a hora no verão pois muitos restaurantes não ficam abertos até tarde e as opções para jantar podem ficar escassas.

Extras:

  • Se tiver mais de um dia em Helsinque você terá que escolher entre conhecer a fortaleza de Suomenlinna, Patrimônio Mundial da UNESCO ou fazer um bate-e-volta até Tallinn (falaremos em um post futuro).
  • Uma experiência tipicamente finlandesa é assistir um jogo de hóquei no gelo na Helsinki Ice Hall.
  • Para os fãs de Rock, em Helsinque existe a “Biblioteca do Rock”, chamada de Kirjasto 10. Acervo de milhares de vinis, cds, revistas e livros a disposição, muitos deles são tão raros que não são passíveis de empréstimo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.