Madrid – Espanha

Madrid é a maior cidade da Espanha, e a segunda maior cidade da União Européia. Com mais de 6,5 milhões de habitantes (juntando a região metropolitana), sua ocupação data desde a pré-história. A cidade virou capital da Espanha 1561, sob comando de Filipe II.

Parque del Retiro

Madrid apesar de conservar muito de sua história é uma cidade bem moderna com um ótimo sistema de transporte público. Pegar metro é a melhor forma para se locomover em grandes distância, mas se preferir caminhar, a melhor forma é ficar na região Central, entre a Gran Vía e o Palácio Real, região com a maior concentração de atrações. 

Palácio Real

A melhor época para conhecer Madrid são nos meses de Primavera e Outono, (abril-maio e outubro-novembro). O inverno é ameno para os padrões europeus e o verão muito quente, com as temperaturas ultrapassando os 30˚C. Vamos listar as principais atrações com breves comentários.

Palácio Real

Oficialmente a residência do Rei da Espanha, porém hoje em dia usada apenas em ocasiões oficias. A maior parte do ano o Palácio abre como um belo museu.  A fila geralmente é bem grande para entrar, são beneficiados os que compram ingressos antecipados. A troca da guarda é realizada ao meio dia da primeira quarta-feira do mês. É proibido fotografar o interior do Palácio.

Catedral de La Almudena

Catedral de La Almudena

A igreja mais famosa de Madrid e talvez também a mais bela, fica exatamente em frente ao Palácio Real. É possível visitar a cúpula da igreja e inclusive tirar belas fotos do Palácio Real.

Plaza Mayor

Plaza Mayor

Essa praça retangular envolta de construções é um dos pontos de partida para qualquer turista, pois é aqui que fica a Oficina de Turismo da cidade de Madrid. Um dos pontos mais famosos da cidade, infelizmente quando fomos a praça estava em obras para receber uma feira natalina.

Urso símbolo de Madrid

Puerta del Sol

Outra famosa praça de Madrid e onde fica o marco zero da Espanha. O número de pessoas é imenso nessa praça em forma de semicírculo, ela fica bem no centro da cidade e com varias interseções. Grandes lojas em todo o seu redor e o famoso símbolo da cidade estão localizados aqui.

Museu del Prado

Museo del Prado

Comemorando 200 anos esse museu abriga uma das maiores pinacotecas do mundo. No fim da tarde a entrada é gratuita, porém as longas filas não compensam muito.

Museo de La Reina Sofia

Museo de La Reina Sofia

Um dos museus de arte contemporânea mais importantes do mundo. Não tem como ficar de fora do seu roteiro, a estrela do museu é Guernica de Picasso. Assim como o Museo del Prado a entrada é gratuita no fim da tarde e também aos domingo das 13:30-19:00. Fique atento que o Museu fecha às terças-feiras.

Museo Thyssen-Bornemisza

Museo Thyssen-Bornemisza

Na sombra dos outros dois mas não menos importante, aqui estão alojadas obras de Caravaggio, Rembrandt, Picasso, entre outros. A entrada nesse museu é gratuita nas segundas-feiras a tarde (12:00-16:00).

Gran Vía

Gran Vía

A principal avenida de Madrid, o que não faltam aqui são hotéis, lojas e restaurantes. Um dos melhores lugares para ficar hospedado.

Palácio de Cristal

Parque del Retiro

O parque mais bonito da cidade, com belos jardins,  um lago com barquinhos ao estilo Central Park (NYC) e ainda o belíssimo Palácio de Cristal. Esse é o parque imperdível em Madrid.

Palácio de Cristal

Puerta de Alcalá

Em 1778 o Rei Carlos III ordenou a construção do que seria a Porta da Cidade, a Puerta de Alcalá. Esse monumento fica bem na entrada do Parque del Retiro, na Praça da Independência. 

Puerta de Alcalá

Real Jardim Botânico

Entre o Museu do Prado e o Parque del Retiro está o Jardim Botânico. É uma visita bem dispensável apesar da entrada ser apenas 4 euros,. Na maior parte do ano o jardim não tem flores.

Mercado de San Miguel

Uma das melhores coisas de Madrid, esse mercado está sempre cheio. É possível apreciar os mais variados vinhos, comer vários tapas a preços justos e qualidade inquestionável. Fica próximo a Plaza Mayor.

Templo Debod

Templo egípcio do século II a.C., esse é o local para quem gosta de pôr-do-sol. Ao anoitecer o reflexo do monumento no lago são imperdíveis. Próximos do Templo ainda ficam o antigo teleférico para a Casa de Campo e Parque La Rosaleda.

Las Ventas

Las Ventas é o maior Plaza de Toros da Europa com capacidade para mais de 23 mil espectadores. O prédio é imponente porém já passou da hora de virar museu e acabar com esse legado cultural de agressão animal.

Estádio Santiago Bernabéu

Esse é o estádio do Real Madrid, o time que ganhou a Copa dos Campeões da Europa por mais vezes. Para os amantes do futebol, em dias que o time não joga existe um tour guiado que dá acesso ao gramado e vestiários.

Palácio Real visto da Catedral de Almudena

É possível conhecer razoavelmente bem a cidade em 3 dias, para quem tem menos tempo em dois dias é possível ver as principais atrações. Madrid é uma das cidades mais subestimadas da Europa, você vai se surpreender com a capital da Espanha.

Parque del Retiro

Verdades:

  • As filas nas grandes atrações são bem grandes.
  • A Espanha é um país seguro, porém furtos são comuns, fique atento em regiões com grande concentração de pessoas como na Puerta del Sol.
  • Não vá em touradas, apesar de serem das raízes culturais espanholas, elas ainda existem pelo imenso apelo turístico.
Palácio Real

Extras:

  • É possível entrar gratuitamente no Palácio Real. De segunda a quinta das 16:00 às 18:00 ( outubro-março) e das 18:00 às 20:00 (abril-setembro).
  • Atrás do Palácio Real existe um belo jardim com entrada gratuita, o Jardim de Sabatini. Vale a visita.
  • O MadridCard pode ser uma ótima opção para “furar filas” dos museus e outras atrações.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.