Highlands – Escócia

A Escócia é dividida em duas grandes regiões Lowlands e Highlands. A primeira fica a sudeste, e é onde estão as grandes cidades como Edimburgo e Glasgow. Já as Highlands, ou terras altas, é a região montanhosa a noroeste onde ficam as mais belas paisagens da Escócia e do Reino Unido. Essa parte do país era densamente povoada até a Revolução Industrial no século XIX, hoje as Highlands Escocesas sofrem com uma grande escassez de habitantes. 

Rio Ness – Inverness

O jeito mais fácil para conhecer as Highlands é alugando um carro e fazendo o trajeto de Inverness até as Lowlands ou ao contrário. O trajeto de Inverness até Edimburgo dura 3 horas de carro, porém com as atrações das Terras Altas, se prepare para levar mais que o dobro para chegar de uma cidade a outra. Também é possível contratar tours de um ou mais dias saindo de Glasgow, Edimburgo ou Inverness.

Catedral de Inverness

Inverness

O centro financeiro e administrativo das Highlands é Inverness. Esta cidade de pouco mais de 60.000 habitantes é a maior das Terras Altas. Seu nome vem o gaélico e quer dizer “boca do Rio Ness”. A pequena cidade é extremamente simpática e não deve passar despercebida, suas principais atrações são a Catedral Church of Saint Andrew, o Inverness Castle e o Rio Ness.

Castelo de Inverness

Urquhart Castle

Esse é o melhor ponto de vista para o Lago Ness, esse já foi o maior castelo da Escócia, porém hoje só restaram ruinas. Por muito tempo esse castelo foi disputado entre ingleses e escoceses.

Urquhart Castle – Loch Ness

Loch Ness

Loch Ness ou Lago Ness, é o maior lago do Reino Unido em volume de água. A água do lago é bem escura e ele é bastante profundo, chegando a 255 metros de profundidade. O Loch Ness é mesmo famoso pela lenda do Monstro do Lago Ness, carinhosamente chamado de Nessie pelos habitantes locais.

Loch Ness

O monstro alegadamente visto parece ser uma espécie de serpente ou réptil marítimo, semelhante ao plesiossauro, uma espécie de dinossauro. Existem histórias desde o século VI, porém avistamentos tem sido relatados desde 1880, nos anos 30 uma foto chegou a ser forjada e vendida para um jornal local.

Loch Ness

Fort William

Esta é a cidade para quem quer se aventurar e subir o monte Ben Nevis, maior montanha do Reino Unido. Mas para os turistas no geral essa cidade ficou conhecido por ter o “Expresso de Hogwarts”, locomotiva que inspirou as cenas nos filmes de Harry Potter.

Kilt Rock

Ilha de Skye

Apesar de bem fora do trajeto entre Inverness e Edimburgo, essa é uma das maiores atrações da Escócia. Nessa ilha é onde fica a famosa Kilt Rock (Rochedo em forma de Kilt Escocês) , e sua famosa catarata de 60 metros de altura para o mar e Old Man of Storr, a famosa rocha que forma a face de um homem idoso. A capital da ilha é Portree, uma pequena cidade com casas coloridas que pode ser uma ótima parada para fazer uma refeição.

Isle of Skye

Vale Glencoe

O vale mais famoso das Highlands, ficou ainda mais famoso por ter sido cenário do filme 007 – Operação Skyfall. O vale tem inúmeras rotas de trilha que podem ser feitas a pé ou de mountain bike.

Glencoe

Loch Lomond e Parque The Trossachs

O Loch Lomond é o maior lago da grã-bretanha (não em volume de água), tendo 20 ilhas dentro de sua extensão. The Trossachs é o ponto de transição das planícies para as montanhas, formando uma paisagem incrível. Essa região é bastante frequentada por quem gosta de acampar.

Gaita Escocesa

Uma viagem para as Highlands é obrigatória para qualquer um que queira conhecer a Escócia, e deve ser considerada até por aqueles que vão até a Inglaterra apenas. Nós ficamos um dia e meio por lá e o único arrependimento é de não ter planejado para ficar mais.

Dentro do Urquhart Castle – Vista para o Loch Ness

Verdades:

  • Na Escócia e principalmente nas Highlands é comum chover quase todo dia, aproveite os raios de sol quando aparecerem mas não esqueça da capa de chuva.
  • Algumas estradas podem fechar por segurança durante o inverno, por isso a melhor época para ir é no verão.
  • A tomada do Reino Unido é mais bizarra do que nossa odiada tomada de três pinos. Leve um adaptador universal, apesar que grande parte dos hotéis emprestam adaptadores conforme demanda.
  • Prove as comidas escocesas, mas fique sabendo que elas são bem pesadas. Se tiver problemas com elas, recorra ao famoso Fish & Chips.
Loch Ness

Extras:

  • Indo para a Ilha de Skye, pouco antes da ponte que liga a ilha, está o Eilean Donan Castle. Apesar de ser uma reconstrução feita no século XX é um dos castelos mais visitados das Highlands.
  • Se tiver tempo de ir até o extremo oeste da Isle of Skye, conheça o Neist Point Lighthouse, uma das mais icônicas paisagens da Escócia.
Isle Of Skye

Indo para o Reuno Unido? Confira nossos posts sobre Londres.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.