Sochi – Rússia

Sochi é uma cidade russa na costa do Mar Negro, próximo da divisa com a Geórgia. Essa região é conhecida como Riviera Russa e é uma das raras regiões com clima subtropical no país. Sochi ficou famosa em 2014, quando sediou os Jogos Olímpicos de Inverno. Não saiu de cena porque anualmente ainda sedia um Grande Prêmio de Fórmula 1 e em 2018 foi uma das sedes da Copa do Mundo da Rússia, recebendo jogos até a fase de quartas-de-final.

A área da grande Sochi engloba diversas cidades e cerca de 150 km de costa para o Mar Negro.  Sua temperatura no verão fica entre 20°e 30°, já no inverno entre -2°e 12°, fazendo desta a cidade mais quente da Rússia. Se você está se perguntando como que Sochi recebeu os jogos de inverno a resposta é simples, uma grande estação de Ski fica a mesmo de 50 km do parque Olímpico e foi onde muitas da competições aconteceram, nas montanhas do Cáucaso. 

Parque Olímpico

A maior atração de Sochi hoje em dia é o Parque Olímpico, na verdade o Parque Olímpico fica em Adler, cidade adjacente ao sul de Sochi. O imponente Estádio Olímpico Fisht tem capacidade para mais de 40.000 pessoas, recebeu as cerimonias de abertura e encerramento das Olímpiadas de inverno, além de seis jogos durante a Copa do Mundo de 2018.  Seu nome quer dizer cabeça branca e esta relacionado com a posição no Parque Olímpico, com vista para as montanhas da  Clareira Vermelha e do Mar Negro. Sua forma em concha faz alusão aos ovos Fabergé. 

Cobertura do Fish Stadium

O Parque Olímpico ainda conta com diversas arenas: Domo de Gelo Bolshoi  e Arena Shayba (sediaram jogos de hóquei), Centro de Curling Cubo de Gelo (hoje funciona como uma arena multiuso), Palácio de Patinação Iceberg e Arena Adler (recebeu patinação de velocidade). Além das arenas, um dos locais mais bonitos do parque é a Praça das Medalhas, onde fica a Pira Olímpica.

Praça das Medalhas

No Parque Olímpico também está o circuito do GP de Sochi de Fórmula 1, com sua famosa curva “infinita” contornando a Praça das Medalhas. Outra atração que faz muito sucesso entre os russos é o parque de diversões conhecido como a “Disneylândia Russa”.

Há vários Resorts em Sochi

Outras atrações de Sochi:

  • Casa de Veraneio de Stalin – Essa grande e simples casa funciona como museu, uma imersão na vida de Stalin e na União Soviétiva.
  • Museu de Arte de Sochi – seu acervo conta com 6000 obras soviéticas e do leste europeu.
  • Riviera Dolphinarium – exploração de animais que você deve evitar.
  • Arboretum Jardim Botânico – criado em 1892, conta com mais de 1800 espécies.
  • 33 Cachoeiras – uma rota a 53km da cidade percorre diversas cachoeiras e lagos, mas fique atento que somente 17 das 33 são de fácil acesso.
  • Oceanário – mais de 100 espécies marinhas estão nesse complexo de 6000 metros quadrados.
  • Catedral do Arcanjo Miguel – igreja ortodoxa mais antiga da região do Mar Negro.
Dia de Jogo

Sochi é uma típica cidade onde a fama é bem maior que a verdade. Ficou conhecida mundialmente por seus eventos esportivos, porém hoje em dia só tem um final de semana no ano com evento de importância global. Portanto se não tiver participando de um grande evento, nada justifica uma visita à esta cidade de difícil acesso para quem não mora no leste europeu.

Verdades:

  • A Riviera Russa mais está no nível dos balneários mais feios e sem estrutura do Brasil, se você está indo para lá para “pegar praia”, não perca seu tempo.
  • A maioria dos nativos dessa região não são acostumados com turistas estrangeiros, apesar dos eventos nos últimos 5 anos, não fazendo questão nenhuma de tentar se comunicar ou falar outra língua diferente do russo.
  • No aeroporto existem muitos táxis não oficiais que acabam cobrando o dobro ou triplo dos turistas.
Mar Negro

Extras:

  • Se for para algum evento esportivo no Parque Olímpico, compensa ficar hospedado em Adler, a cidade é mais próxima do aeroporto e é possível ir a pé até a maioria dos hotéis. A distância de Sochi para Adler é de 30 quilômetros.
  • A melhor forma para chegar em Sochi partindo do Brasil é fazendo escala em Istambul. 

Quer saber mais sobre a Rússia? Veja esse post sobre a Red Square em Moscou.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.