Torre Eiffel – França

A Torre Eiffel provavelmente dispense introduções, conhecida mundialmente como o maior símbolo francês, é o monumento (pago) mais visitado no mundo. Essa torre de treliça de ferro levou dois anos para ser construída, entra 1887 e 1889, completando 130 anos desde sua inauguração no dia 31 de março. Tem seu nome como uma homenagem à Gustave Eiffel, engenheiro e seu projetista, que construiu sua obra-prima como um arco de entrada para a Exposição Universal de 1889. 

Arco de entrada da Exposição Universal

Com 324 metros de altura, a torre ocupou o posto de maior construção do mundo por 41 anos, sendo superada pela Chrysler Building em Nova Iorque no ano de 1930. O plano inicial era a torre ocupar o panorama de Paris por 20 anos e depois ser destruída, o que ficou fora de cogitação após seu grande sucesso, além de se tornar uma necessidade para comunicações via rádio na época da Primeira Guerra Mundial.

Champ de Mars

A estrutura foi construída no parque chamado Champ de Mars, uma grande área verde em uma região central da capital francesa, sendo o acesso extremamente fácil por metro ou a pé. Como falamos repetidamente no blog, a dica para evitar filas é comprar o ingresso antecipadamente pelo site oficial.

Tour Eiffel

Comprando antecipado você pegará uma fila a menos, pois com tantos turistas, mesmo na entrada para portadores de ingressos a fila é grande. Os valores para adultos ficam entre 10,20 euros até 25,50 euros, dependendo de qual piso pretende visitar e se for de escada ou elevador.

Torre Eiffel

A torre é dividida em 3 pisos, o primeiro era um dos menos visitados até ser inaugurado um piso transparente com 57 metros altura em relação a rua. Neste piso é possível ver uma escada em espiral que Gustave Eiffel pretendia usar até o topo da torre. Algumas lojas de souvenires também ficam neste piso.

Um dos pés da torre

No segundo piso é o melhor para tirar fotos, não apenas pela altitude como também por não ter tanto vento e o ótimo panorama 360°. Algumas lojas de souvenires também encontram-se neste piso. No terceiro andar é possível observar Paris através de mapas panorâmicos e com a ajuda de telescópios. Esse piso possui uma área externa e outra interna, podendo estar fechado em dias com muito vento.

No meio da Torre Eiffel

Existe varias opções de restaurantes distribuídos nos três pisos da Torre Eiffel. No primeiro andar existe um restaurante todo em vidro, com vista para o Trocadero, é o 58 Tour Eiffel. No segundo andar existem dois restaurantes: um buffet e o outro é o renomado Les Jules Verne, que conta ainda com uma vista espetacular. Já no terceiro andar fica o Champagne Bar, para quem sonha tomar uma taça com a vista de Paris. O valor da taça fica entre 10 e 21 euros.

Olhando para cima desde o segundo piso

Durantes os meses de verão (junho a setembro) a torre abre das 9:00 até as 0:45, com última ascensão as 0:00 no segundo andar e as 23:00 para o terceiro piso. Com mesmo horário para elevadores e escadas (pela escada só é possível ir até o segundo piso). No resto do ano a torre abre das 9:30 até as 23:45, com últimas subidas as 22:30 para o topo e 23:00 ao segundo andar. Pela escada o acesso fecha as 18:30, sendo a última subida as 18:00.

Luzes acendendo em Paris

A Torre Eiffel é o maior símbolo de Paris e da França, tornando-se obrigatória uma visita. Sendo uma das poucas construções altas de Paris, a vista é incrível. Infelizmente não tivemos a oportunidade de ir até o terceiro piso, pois estava fechado na época dos atentados terroristas em 2015, mas mesmo a visita ao segundo andar foi bem bacana e menos frustrante do que parecia ser.

Champ de Mars

Verdades:

  • Como toda loja oficial de souvenires a da torre é bem cara, a grande diferença para outros lugares é que em Paris você pode achar todos os tipos de Torre Eiffel que imagina a cada esquina, pode economizar à vontade.
  • Se tiver medo de altura ou vertigem, o terceiro andar não é o lugar para você, em dias com vento a torre oscila de 6 a 7 centímetros, que podem facilmente ser percebidos lá de cima.
  • Mesmo dois dias após os atentados, a segurança para subir na torre nos pareceu bem falha, não nos sentimos seguros com a revista realizada, apenas com um detector de metais manual.
  • A Torre e arredores tem uma concentração de turistas gigantesca.
Sacré-Coeur ao fundo

Extras:

  • Devido à dilatação térmica a Torre Eiffel fica 15 centímetros mais alta no verão.
  • O melhor horário para subir na torre é próximo ao pôr-do-sol, mesmo que em dias nublados, ver as luzes da cidade luz se acendendo é uma bela experiência. Veja os horários do pôr-do-sol aqui.
  • Se for até o terceiro piso da torre, não perca a réplica do escritório de Gustave Eiffel, muitos turistas nem sabem da sua existência.
  • Uma forma de “furar” fila é ter uma reserva para os restaurantes 50 Tour Eiffel ou Les Jules Verne. A reserva te dá acesso ao piso do restaurante, mas é possível comprar ingressos complementares para subir aos outros níveis.
Rio Sena

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.