World Trade Center – New York City

O World Trade Center é um complexo de edifícios na região sul de Manhattan, no centro financeiro da cidade. Infelizmente o World Trade Center original, com as famosas Torres Gêmeas, foi destruído nos ataque terroristas de 11 de setembro de 2001. O complexo original tinha sido inaugurado em 1973 com os dois prédios mais altos do mundo na época (as torres gêmeas). Praticamente nada sobrou,  as torres desmoronaram e os outros prédios que foram atingidos tiveram que ser demolidos. Após os ataques a limpeza dos escombros levaram 8 meses para ser concluída.

One World Trade Center

Uma década e muitas polemicas depois foi inaugurado o memorial 11/9 e o museu, sendo os 7 prédios do complexo concluídos nos anos seguintes. Aqui comentaremos sobre os dois principais pontos turísticos do World Trade Center, o Memorial do Onze de Setembro e o One World Trade Center.

Memorial

Memorial e Museu 11/9

O Memorial foi inaugurado exatamente 10 anos após os atentados e o Museu foi aberto somente em maio de 2014. Anteriormente o museu funcionava em um espaço provisório.  A parte externa, o Memorial propriamente dito, foi uma das mais belas homenagens já pensadas.

Ground Zero

Duas piscina negras com o nome de todas as vítimas gravadas em suas bordas estão exatamento no lugar onde ficavam as Torres Gêmeas, aqui é o famoso “Ground Zero”. As piscinas também são chamadas de “Reflecting Absence”, como a tradução já diz, um local para refletirmos aquela imensa ausência.

O Memorial completo tem o tamanho de 8 hectares, e é repleto quase exclusivamente por carvalhos. Uma única árvore é diferente, a famosa árvore sobrevivente, uma pereira. Ela foi encontrada 20 dias após os atentados, no meio dos entulhos. Foi recuperada pelo Departamento de Parques de NY e replantada em 2010, virando um símbolo da resistência pós atentados. A entrada do Museu é paga (24 dólares), porém a do Memorial é gratuita.

Final das Obras na Freedom Tower

One World Trade Center (Freedom Tower)

O mais famoso dos prédios é o One World Trade Center, que inicialmente ficou conhecido como Freedom  Tower. Sua construção foi iniciada em 2006 , tendo sua conclusão somente em 2014. Com 541 metros de altura, ou simbolicamente 1776 pés (para lembrar o ano da independência americana), é o edifício mais alto do hemisfério ocidental. 

Os ingressos para o prédio devem ser adquiridos online no site oficial, sempre com a possibilidade de escolher um dia com tempo ruim (faz parte para evitar filas). Ao entrar  você terá que passar na rigorosa revista e logo após estará no Global Welcome Center. Esse local contabiliza o numero de visitante e sua procedência em tempo real. Como todo grande prédio construído, a próxima parte é onde se conta a história da construção, com relatos de engenheiros e outros envolvidos, no WTC se chama Projeto Voices. 

Sky Pod

O elevador do One World Trade Center é o Sky Pod. São cinco elevadores que te levam ao 102° andar em 60 segundos. Esse minuto não é nem um pouco desperdiçado, já que as paredes do elevador são telas de LED que mostram um timelapse da formação da famosa Manhattan Skyline. Após a saída do elevador, vem a melhor parte (alerta de spoiler), é o See Forever Theater. Uma pequena sala com mais telas em LED, onde você assiste um curto vídeo sobre a correria na Capital do Mundo. Quando o vídeo acaba “as cortinas” se abrem e você tem a tão esperada vista de New York.

Tem bastante espaço

Calma que o observatório principal ainda não chegou, descendo no 101° andar, existem três restaurantes: One Café para Snacks, One Mix para lanches e o One Dine para jantares mais luxuosos. Descendo mais um andar e chegando no 100°, você entra no One World Observatory, com um panorama 360°.

Midtown

É possível ver a cidade toda a partir de Lower Manhattan, você pode perder horas observando cada prédio e cada detalhe da cidade. No observatório, ipads estão disponíveis para aluguel, esses tablets tem um software que identifica os principais prédios e te conta um pouco sobre cada um deles.

A Estátua da Liberdade

Além da vista, outras atrações estão presentes no 100° andar,  como o Sky Portal, uma simulação de chão de vidro com imagens captadas ao vivo. Já o City Pulse é um portal interativo onde um guia local conta alguma história da cidade. E como não poderia faltar, lojas de souvenires também estão presentes.

East River

O World Trade Center é um lugar onde você pode ter diferentes experiências em poucas horas de intervalo. Ficar triste no museu, refletir sobre a vida no memorial e ficar extasiado no observatório. Depois de muitos anos de construção, o World Trade Center virou mais um dos pontos de visita obrigatórios de New York City.

Oculus, Museu e Memorial

Verdades:

  • O Museu é um dos lugares mais tristes que já conhecemos, o memorial apesar de também ser triste dá uma enorme sensação de paz.
  • Como já mencionado, o Memorial é um local de homenagem e reflexão, muitos turistas esquecem disso. O memorial foi criado para nunca esquecermos o que aconteceu lá.
  • O observatório do One World Trade Center é bem mais moderno do que outros da cidade, como o do Empire State ou Top of The Rock.
  • Como todas as atrações de NYC, o número de pessoas podem atrapalhar sua visita, tenha paciência.
May We Never Forget

Extras: 

  • Se você estiver indo no inverno esse O One World Observatory é o mais indicado, pois é totalmente fechado.
  • Outra construção que merece destaque e uma visita é o Oculus, a nova estação de trem e mêtro do World Trade Center, uma obra prima de Santiago Calatrava.
  • Muitos não sabem mas o Memorial do WTC não homenageia somente as vitimas do atentado de 2001, mas também as do atentado a bomba em 1993.
  • Visite a St. Paul’s Chapel, capela próxima ao WTC que serviu como centro de emergência durante os atentados de 11/9.

Indo para New York City? Veja outros post sobre a cidade:

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.